Designers de interiores e decoradores - Florianópolis: Encontre os profissionais ideais | homify

10 Designers de interiores e decoradores em Florianópolis

Tudo que você precisa saber antes de contratar designers de interiores ou decoradores em Florianópolis

Ilha da magia e terra dos manézinhos, Florianópolis é uma cidade de beleza surpreendente. Seus coloridos prédios históricos são uma amostra da influência açoriana, que também está presente nos costumes e no sotaque local. Porém, seu encanto não se limita a construções. Um dos maiores atrativos da ilha é justamente a natureza. São 60 praias para todos os gostos, algumas mais agitadas, outras mais apropriadas para quem quer apenas descansar sentindo a brisa do mar. Há espaços mais preservados em que ainda é possível ver um pouco da vegetação nativa, que complementa o cenário da ilha.

O clima de praia faz todo o sentido para quem visita Florianópolis nos fins de semana. A realidade dos dias úteis é bem diferente. A vida é agitada, corrida, com moradores de toda a região vindo à cidade para trabalhar. Por ser um polo de tecnologia de informação, a Ilha de Santa Catarina atrai trabalhadores de todos os cantos do Brasil. Eles buscam por oportunidades de emprego, que se tornam ainda mais atraentes com a qualidade de vida que só a capital catarinese oferece.

Quem mora em Florianópolis tem a oportunidade de trazer um pouco desta energia para dentro de casa. A mistura urbana e praieira é interessante, rendendo boas referências para qualquer tipo de projetos de interiores. Seja a vida da cidade sua inspiração ou não, é importante contar com um profissional especializado no momento de planejar sua casa ou apartamento dos sonhos. Este é um trabalho que pode ser feito por um arquiteto de interiores, um designer de interiores ou um decorador, tudo vai depender das suas necessidades.

Designer de interior ou decorador em Florianópolis – qual escolher?

Se você ainda tem dúvida de qual profissional escolher, reflita sobre o trabalho que precisa ser feito. Ele é apenas decorativo ou envolve alterações superficiais do ambiente? Se você tem o segundo caso, é preciso chamar o designer de interiores. O trabalho deste profissional é o de ambientação e otimização. Ou seja, trabalhos internos que trazem melhorias para o lar, sem que se mexa na estrutura do lugar. Entre estes serviços estão incluídos: adaptação do local às necessidades do cliente, iluminação, melhoria da parte acústica e garantia de funcionalidade. Ou seja, o designer de interiores pode projetar móveis, dar ideias de integração de ambientes, propor alterações da iluminação da casa para valorizar seu projeto, entre outras tarefas.

Já o decorador, como já diz o nome, cuida da decoração do ambiente. Ele não irá projetar móveis, mas pode encontrar peças prontas em lojas que estejam de acordo com o ambiente que você quer criar. Trata-se de um profissional que precisa estar sempre ligado às tendências do mercado e ter uma grande bagagem de referências estéticas. A ideia de estilo que você quer para a casa é o que guia o trabalho do decorador. Ele aplicará o conhecimento que adquiriu para decidir quais são as melhores cores, design de móveis, tecidos de cortinas e peças decorativas para que seu ambiente fique dentro do estilo solicitado.

Além destes dois, há o arquiteto de interiores. Ele se diferencia dos demais por poder projetar alterações na estrutura, como a quebra de uma parede, por exemplo. Todos estes profissionais também podem trabalhar em projetos corporativos, cada um dentro de seu papel, é claro.

Onde encontrar um bom designer de interiores ou arquiteto em Florianópolis?

Uma ótima forma de iniciar sua pesquisa é aqui, pela homify. Use a barra de pesquisa para buscar por designers de interiores ou arquitetos e filtre por Florianópolis ou pelo seu CEP. Isso irá garantir seu acesso ao trabalho de vários profissionais da cidade de uma só vez. Clique nos trabalhos já realizados por eles, entre em contato para conversar (caso você tenha qualquer tipo de dúvida) e faça os pedidos de orçamentos. Tudo pode ser feito de forma prática e rápida aqui pelo site.

Vale destacar que, no caso dos trabalhos de interiores, é necessário prestar atenção principalmente à qualidade do projeto. O designer de interiores ou decorador fará seu trabalho de acordo com o cliente deseja, por isso, muitas vezes, o projeto pode não ter uma estética que bate com o que você busca. Isso não quer dizer que o profissional não saiba fazer um projeto do jeitinho que você sonhou ou que ele só trabalha com um tipo de visual. Só quer dizer que ele realizou o desejo do morador daquela casa. Há muitos outros fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher quem será contratado, como a distribuição espacial e a harmonização de cores e estilos.

O que fazer antes de contratar o profissional?

O primeiro passo é ter em mente o que você deseja. Saiba informar com exatidão quais são os cômodos em que o profissional fará seu trabalho e que tipo de projeto será feito. Por exemplo, se a ideia é dar uma cara nova somente à cozinha, já deixe claro se as mudanças incluem a iluminação ou não. Também é interessante já ter uma ideia do tamanho dos ambientes, o que torna mais fácil fazer o orçamento. Nestes casos de projetos de interiores, é muito importante entender quais são os estilos de decoração de que você gosta. Há vários deles, como escandinavo, minimalista, campestre e industrial. Se você ainda não pensou bem sobre a visão que deseja, use a homify para conhecer essa diversidade de estilos, busque por inspiração entre as postagens feitas nas abas Revista e Espaços. Isso te ajudará a começar a definir um conceito para sua casa.

Quando você apresentar a estética que tem em mente para o designer ou decorador, ele terá um norte para entender por onde começar. Sua visão será refinada através de conversa para se transformar em um projeto. Não tem problema gostar de mais de um estilo de decoração ou curtir inspirações que são um pouco contrastantes, como móveis minimalistas e decoração eclética super colorida. Um bom profissional saberá utilizar ideias variadas com criatividade para que personalidade do dono esteja presente no seu cantinho. Por isso, colecionar referências pode ser uma mão na roda. O compartilhamento de ideias garante que o que você sonhou e o que o profissional planejou estão em perfeita sintonia. 

Buscar imagens relacionadas