Designers de interiores e decoradores - Duque De Caxias: Encontre os melhores profissionais | homify

15 Designers de interiores e decoradores em Duque de Caxias

Cidade

Designers de interiores e decoradores em Duque de Caxias

Duque de Caxias é uma cidade em constante desenvolvimento e crescimento, onde há bastante oferta de serviços como arquitetura, design de interiores e decoração. Chegando ao marco de 1 milhão de habitantes, cada vez mais pessoa constroem e reformam suas casas para garantir mais conforto onde há cada vez menos espaço. Então, a busca por esses serviços se torna necessária, pois é preciso garantir um resultado de boa qualidade e duradouro.

Por exemplo, em uma cidade que recebe tanto calor no verão, o que você faria por conta própria para melhorar o conforto térmico dentro de casa? Um designer de interiores ou um decorador em Duque de Caxias sabe quais são as melhores soluções nesse sentido, que vão além da instalação de um ar-condicionado.

Sabe também que, se você quiser fazer uma reforma e ampliar a área ocupada do seu terreno, a prefeitura de Duque de Caxias exige que tenha um alvará especial e a aprovação da obra assinada por um engenheiro ou arquiteto. Então, ao contar com profissionais especializados, você evita ter gastos desnecessários por não conhecer a burocracia.

Agora, quando se fala em designers de interiores e decoradores, você conhece a diferença entre essas duas profissões? Veja a seguir e descubra também como funcionam as etapas de um projeto de interiores, bem como quanto esses profissionais costumam cobrar pelo serviço que prestam.

Design de interiores e decoração são a mesma coisa?

A confusão que ainda existe quanto às profissões do designer de interiores e do decorador é semelhante à que existe entre as profissões do arquiteto paisagista e do jardineiro. Em ambos os casos as atividades se complementam, mas são diferentes.

O decorador, como o nome sugere, atua especificamente na etapa da decoração dos ambientes, sem a elaboração de projetos técnicos com plantas prevendo detalhes de elétrica, hidráulica, colocação de gesso, troca de pisos e afins. Já o designer está habilitado a realizar todas essas demais etapas que podem compor o projeto, além da fase focada na decoração.

Então, a sua escolha deve ser feita com base nessas habilidades de cada profissional. Se o seu projeto envolver apenas uma nova decoração para ambientes já montados, o decorador poderá ajudar. Se necessitar de alterações que envolvam elétrica, hidráulica, instalação de gesso e projeto de iluminação, por exemplo, conte com o designer de interiores.

Como funciona um projeto de design de interiores?

Se você nunca contratou esse serviço, é bem interessante ter ideia de como funciona. Assim vai facilitar sua busca pelo profissional ideal, aquele com quem as ideias vão ser complementares e que o serviço caiba no seu orçamento. O designer de interiores trabalha por etapas.

  • Reunião: primeiro vem a conversa com o cliente para conhecê-lo melhor, seus gostos, ideias e necessidades. Reserve algumas horas para essa reunião e tenha o máximo de informação possível para transmitir ao profissional. Assim vai ajudá-lo a chegar no resultado que você tanto almeja.
  • Orçamento: depois de conhecer as ideias do cliente e o local a ser trabalhado, o profissional vai elaborar um orçamento. Se for aprovado pelo cliente e o serviço for contratado, vem a etapa seguinte.
  • Medição: nessa fase o profissional vai precisar reunir as informações da edificação, observando as plantas para saber se há restrições na estrutura e outros detalhes.
  • Anteprojeto: com todas as informações que necessita em mãos, começa a etapa do anteprojeto, que é quando, de fato, o designer de interiores vai criar o novo layout para o ambiente em questão e apresentar ao cliente. Estando de acordo, vem a próxima fase.
  • Projeto: nessa etapa o profissional vai definir em detalhes o que colocou no anteprojeto. São diversas plantas criadas para cada coisa. Uma para a elétrica, outra para hidráulica, pisos, gesso, ar-condicionado e tudo mais. Também vai determinar o posicionamento dos móveis, seus tamanhos, modelos, o estilo do ambiente, cores e demais elementos decorativos, sempre lembrando de valorizar os pontos de entrada de luz e ventilação naturais. Ainda nessa fase o profissional acompanha o cliente nas lojas para comprar tudo o que for necessário e também orienta sobre a mão de obra a contratar, caso precise.
  • Execução: dependendo do tipo de projeto, a execução começa mesmo antes de ele ficar pronto, conforme as definições forem sendo aprovadas e o cliente puder dar início. Normalmente o profissional acompanha o processo inteiro até a entrega para que o cliente não precise se preocupar.

Quanto custa contratar designers de interiores e decoradores em Duque de Caxias?

O serviço de design de interiores e decoração em Duque de Caxias costuma ser cobrado por hora trabalhada. O profissional determina quanto é a sua hora de trabalho e já costuma ter uma estimativa de quanto tempo leva para cumprir cada etapa do projeto.

Aliás, esse é um ponto interessante para você observar nos orçamentos que receber. Um bom profissional tem ideia do tempo que leva para fazer cada coisa e elabora um cronograma com etapas a cumprir, de forma bem organizada para o cliente entender e acompanhar.

Alguns profissionais cobram pelo metro quadrado trabalhado, então nesse caso, parte do custo vai depender do tamanho do espaço que pretende modificar. Para cobrar dessa forma, os profissionais de Duque de Caxias baseiam-se no preço do metro quadrado determinado para o estado do Rio de Janeiro e mais encargos.

De acordo com a Associação Brasileira de Designers de Interiores, o preço mínimo para cobrar por metro quadrado no Rio é de R$ 86,00 para projetos pequenos, de até 59 m2, e a partir de R$ 66,00 o metro para projetos com mais de 100 m2. A base de preços no Rio de Janeiro é a mais alta entre todos os estados.

Então, como existe essa diferença nas formas de cobrança, o melhor que tem a fazer é pesquisar pelos arquitetos de interiores e decoradores em Duque de Caxias aqui na listagem acima e selecionar seus favoritos. Depois entre em contato para falar sobre o que pretende contratar e então receber orçamentos para analisar e negociar.