Designers de interiores e decoradores - Caxias Do Sul: Encontre os melhores profissionais | homify

0 Designers de interiores e decoradores

Cidade
A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Designers de interiores e decoradores em Caxias do Sul

Caxias do Sul é a segunda cidade mais populosa do Rio Grande do Sul, ficando atrás apenas da capital Porto Alegre. A cidade é famosa por dois atrativos que tem tudo a ver com design de interiores e decoração: é um tradicional polo da indústria moveleira e possui e muitos artesãos e artesãs.

Não existem um número estimado de fábricas de móveis em Caxias do Sul e região, mas a produção vai desde pequenos marceneiros que trabalham sozinhos, até grandes indústrias moveleiras que exportam para o mundo todo.

A cidade possui cerca de dois mil artesãos e artesãs cadastrados no sistema municipal e é uma grande produtora de artesanato. Os produtos são diversos, dentre os principais estão as artes em madeira como pintura e escultura, artes com fios como crochê, tricô e bordado, além de arte indígena produzida por povos indígenas caingangues. Para quem vive em uma cidade como Caxias do Sul com artesanato abundante é comum não perceber isso e acaba não valorizando. Entretanto, esses produtos contam a história da cidade e podem ficar lindos e contemporâneos em um projeto de design de interiores e decoração. 

Qual a diferença entre decoradores, designers de interiores e arquitetos de interiores?

Se você está pensando em fazer uma reforma, deve estar em dúvida sobre qual profissional contratar: decorador, designer de interiores ou arquiteto de interiores. Antes de decidir, entenda o que faz cada um dos profissionais:

  • O decorador é o profissional que escolhe as cores de cada parede, o mobiliário, os tapetes, os vasos, as almofadas, os quadros, o papel de parede, as plantas e muitos itens que podem compor um projeto de decoração, com a finalidade de tornar o ambiente mais bonito. Dessa maneira, seu trabalho é o toque final de uma obra.
  • O designer de interiores, além do trabalho do decorador descrito acima, pode projetar o espaço seguindo as normas técnicas de acústica, luminotécnica, ergonomia e conforto térmico, que foram aprendidas no curso superior ou técnico de Design de Interiores. O trabalho do profissional restringe-se a espaços internos que já estão construídos e as modificações sugeridas pelo designer não podem interferir na estrutura da edificação, ou seja, não devem constar do projeto de design de interiores: demolição e construção de paredes e novas aberturas (janelas e portas).
  • O arquiteto de interiores é o profissional que se formou em Arquitetura e Urbanismo, então pode exercer todas as atividades descritas acima e também projetar a construção ou demolição de paredes, fazer projeto estrutural, hidráulico e elétrico tanto de áreas internas quanto externas.

Cada vez mais, estes profissionais estão trabalhando juntos para entregar um resultado de muita qualidade para os clientes. Obviamente, cada profissional tem um nível de aprofundamento em conhecimentos específicos, então as profissões são complementares.

Vantagens de contratar um designer de interiores ou decorador em Caxias do Sul

Existem uma oferta abundante de móveis prontos disponíveis no mercado, acesso facilitado através da internet às boas referências de decoração e muitas ideias de “faça você mesmo”. Quando olhamos para tudo isso, pode parecer mais fácil e barato reformar e dar uma nova cara a algum ambiente sozinho, ao invés de contratar um designer de interiores e decorador. Entretanto, existem vários pontos de atenção que devem ser levados em consideração.

Um designer de interiores, além de ter um olhar criativo e voltado às tendências de decoração atuais, também desenvolverá um projeto baseado na ergonomia e nas suas necessidades. No dia a dia essa é uma questão que torna a casa muito mais prática e funcional, principalmente em ambientes “molhados”, como  banheiro, área de serviço e cozinha. Além disso, o designer vai pensar nos ambientes em sua totalidade, e não por móveis ou peças decorativas individuais, e isso tende a trazer mais harmonia e equilíbrio visual para os espaços. Por fim, contratar um designer pode representar economia, visto que as compras e contratações tendem a ser muito mais assertivas.

Como encontrar designers de interiores e decoradores em Caxias do Sul

Antes de começar a busca por profissionais, defina o que você deseja fazer. Os designers de interiores podem prestar alguns tipos de serviços: projeto de gesso, projeto de mobiliário, projeto de mobiliário ou todos juntos. Com tantas atribuições, hoje já existem designers especializados em ambientes específicos, como designers de cozinha e de banheiro.

Para encontrar um designer de interiores em Caxias do Sul, você pode pedir referências para amigos e familiares ou fazer uma pesquisa online. Na homify é possível fazer uma busca de profissionais por cidade ou por CEP. O orçamento do serviço pode ser feito online, dessa maneira você poderá compará várias propostas, considerando o portfólio e o valor de cada profissional.

Além de designers de interiores e decoradores, o site também conta com profissionais  eletricistas, carpinteiros, marceneiros, paisagistas e tudo o que for necessário para executar sua reforma.