8,271 Designers de interiores e decoradores

Cidade

Quando eu preciso de um designer de interiores?

Se você estiver em busca de um conceito para suas ideias de decoração ou se suas ideias estão precisando ser lapidadas e melhoradas, então a ajuda de um profissional especializado é tudo o que você precisa. Um designer de interiores ou decorador devidamente qualificado e experiente pode oferecer uma combinação de criatividade, senso estético e habilidades analíticas e de orçamento que poderão ajudar você a ter sucesso no novo visual da sua casa.

Qual a diferença entre um designer de interiores e um arquiteto de interiores?

Existem algumas semelhanças entre um designer de interiores e um arquiteto de interiores, mas, essencialmente, um arquiteto de interiores tem um repertório ligeiramente maior do que o de um decorador. Eles são especialistas na relação entre a forma como um edifício é construído e como ele é usado por aqueles que vivem ou trabalham nele. Além disso, arquitetos de interiores estão sempre preocupados com as mudanças estruturais relacionadas com os edifícios que os deixam mais modernos. Em muitas situações os serviços de um designer de interiores não é essencial, já um arquiteto de interiores pode ajudar você em diversas outras situações, como, por exemplo, converter a função de um cômodo ou realizar uma atualização completa do interior da sua residência, derrubando paredes, mudando a posição de uma escada, a instalação de uma piscina, entre outras reformas.

O que um designer de interiores faz?

Normalmente, o designer de interiores ou decorador está envolvido em todos os aspectos da remodelação da sua casa, do início ao fim. Em primeiro lugar, eles vão conversar com você para entender suas necessidades, preferências e expectativas. Depois disso, um designer de interiores vai elaborar uma série de desenhos, planos e sugestões usando programas de computador e vai apresentar para você para ser aprovado ou modificado. Esses projetos de decoração levam em conta esquemas de cores, iluminação e todas as questões técnicas, além de seguir normas de saúde, segurança e meio ambiente. O decorador é o profissional que gerencia a renovação, mantendo contato com os empreiteiros e vários fornecedores, garantindo que o trabalho siga tanto o cronograma, quanto o orçamento. Também é parte do trabalho de um designer de interiores encontrar fornecedores para tudo, desde pintura, tecidos, papel de parede e piso, até móveis, artes e antiguidades, ou ainda supervisionar mobília feita sob medida, caso você precise ou prefira.

Como encontro o designer de interiores certo no Brasil?

Um designer de interiores pode se especializar em diferentes áreas, como saúde, hotelaria, casas, escritórios e edifícios públicos. Grandes empresas de design de interiores, muitas vezes lidam com várias dessas categorias, enquanto algumas empresas menores, ou profissionais autônomos, se concentram em uma ou duas áreas, normalmente. Não tem importância o tamanho da empresa que contratar, seja ela pequena ou de grande porte. Mas é interessante contratar um profissional que não esteja localizado muito longe da área em que o projeto será executado, isso para que o decorador que você escolher seja capaz de visitar o local com frequência, assim como entenda as condições e regulamentação locais. Além disso, confira projetos anteriores do profissional, isso vai ajudar a entender as ideias e o estilo do designer de interiores. Com tudo isso em mente, encontrar o decorador certo para a sua casa pode parecer um processo complicado e demorado, mas atualmente, com a ajuda do homify, basta navegar pela rede de profissionais cadastradas aqui no site e ter acesso a uma seleção de designers de interiores e de decoradores oferecendo as ideias mais recentes e interessantes sobre as tendências em decoração.

No que eu preciso prestar atenção na hora de escolher um designer de interiores no Brasil?

Um decorador deve ser bem qualificado, além de ser registrado no conselho profissional responsável pela sua atividade. Ele também deve ter um excelente histórico na área em que atua e ter afinidade com o cliente. O designer de interiores ideal é alguém que consegue unir o desejo do cliente com o conhecimento em senso estético. Resumindo, um decorador consegue conversar facilmente com o cliente, explicando conceitos requintados sobre decoração.

Quanto custa um designer de interiores no Brasil?

A contratação de um designer de interiores não é barata, mas também não precisa ser extremamente cara. Como podemos imaginar, designers renomados e empresas famosas estão no topo, mas muitos designers de interiores trabalham como autônomos, o que ajuda a ter bastante concorrência e baixar o preço cobrado. Dar uma chance a um jovem e talentoso designer de interiores autônomo pode ser uma maneira de economizar sem comprometer a qualidade. O preço dos serviços também depende de como o trabalho será realizado e o quanto o profissional estará envolvido. Além disso, a época da contratação pode refletir no preço também, durante períodos de muita procura, com lançamentos de edifícios e condomínios, os preços podem ser mais elevados do que em períodos de recessão. Se você está contratando um designer de interiores em período de mais folga, então pode haver mais negociação para fechar a contratação.

Como me preparar para a primeira consulta com um designer de interiores?

Antes da reunião com um decorador você pode refletir sobre algumas questões que envolvem o tipo de decoração que prefere, assim como os estilos que quer evitar na hora de decorar sua casa. Exemplos visuais podem ser extremamente úteis, como, por exemplo, uma pasta com páginas de revistas ou imagens salvas no seu telefone ou tablet. Isso pode servir como um ponto de partida e ajudar a estabelecer algumas diretrizes gerais. Se o encontro acontecer no escritório do designer, e não na sua casa, então pode ser interessante levar algumas fotografias da sua residência e de cada ambiente individual que será reformado, assim como uma seleção de documentos sobre a casa. Vale ressaltar que o designer de interiores precisa ter informações sobre as condições gerais da residência, como instalações elétricas e assim por diante. Não se esqueça de ter em mente o orçamento disponível e o quanto está disposto a investir.

Que outros profissionais eu preciso para o meu projeto de design?

Os serviços de um designer de interiores ou o decorador é adequado para a maioria dos projetos de reforma em uma casa, mas há situações em que você também pode precisar dos serviços de outros profissionais. Confira alguns exemplos.

Arquiteto

Se você estiver construindo uma propriedade totalmente nova, aumentando a casa ou fazendo alterações relevantes, como restauração e conservação de um edifício antigo, então você pode precisar dos serviços de um arquiteto. Assim como um designer de interiores, o arquiteto vai inspecionar o local, elaborar planos, negociar com empreiteiros e manter o projeto em andamento. Além disso, se for necessário, ele também pode aplicar suas habilidades de design na sua casa, como jardins, garagem, portões, paredes e iluminação exterior. E aqui na rede de profissionais cadastrados no homify você pode encontrar diversas empresas e profissionais de arquitetura especializados em projetos residenciais.

Arquiteto de interiores

Apesar de também poder desempenhar o trabalho de um decorador, um arquiteto de interiores é quem vai projetar um ambiente que envolve ajustes estruturais fundamentais, como mudança de posição de portas, janelas, encanamento e instalações elétricas. Especificamente, um arquiteto de interiores é especialista em transformar espaços interiores usando novos materiais de construção, cores e texturas. Um arquiteto tem repertório em design e construção e é capaz de elaborar planos de escala bastante detalhados antes de iniciar o trabalho. Eles também vão estar familiarizados com questões relacionadas à regulamentação de construção local e sustentabilidade. Arquitetos de interiores são altamente qualificados, geralmente possuem especializações além de anos de experiência na área.

Designer de cozinha

A cozinha é parte fundamental de uma casa moderna, por isso não é surpresa encontrar um designer especializado nessa área. Você pode precisar de um designer de cozinha se estiver particularmente interessado em ter uma cozinha sob medida e bem feita, ou se o designer de interiores que for contratado tiver pouca experiência em projetos de cozinha. Existem algumas circunstâncias em que você pode preferir um designer de cozinha em vez de um designer de interiores em geral. Por exemplo, se a cozinha vai ser o ambiente principal da casa, você pode querer uma cozinha projetada profissionalmente e reduzir os custos, fazendo o resto da decoração da casa por conta própria, em vez de contar com a ajuda de um decorador. Por outro lado, você pode dispensar um designer de cozinha se você escolher um decorador que tem bastante experiência em cozinhas, bem como outras partes da casa (em muitos casos, um designer de interiores tem duas ou três especialidades). Um designer de cozinha pode ser responsável por lidar com acessórios, aparelhos, instalações sanitárias, azulejos, bancadas e todos os outros aspectos do projeto de uma cozinha. Normalmente, designers de cozinha têm formação em design de interiores ou algo relacionado, mas com especializações durante a sua carreira como decorador.