Designers de cozinhas - Vitoria: Encontre os profissionais ideais | homify

3 Designers de cozinhas em Vitoria

Designers de cozinha em Vitória

Vitória, a capital do Espírito Santo, tem uma presença bastante discreta no cenário nacional, mas quem procura conhecê-la pode se surpreender. Para começar, a capital capixaba apresenta excelente desempenho em várias áreas: além de ter a maior renda per capita entre as capitais brasileiras e ser a capital brasileira com melhor sistema de saúde pública, ela foi considerada em 2015 a segunda cidade para se viver no país pela Organização das Nações Unidas (ONU). As posições que a cidade detém em indicadores sociais também impressionam: ela apresenta o quinto melhor índice de desenvolvimento humano (IDH-M) entre todos os municípios brasileiros, com o maior índice de bem-estar urbano entre as capitais e sete dos seus bairros entre os 20 melhores de todo o país. Para concluir, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Vitória é a segunda capital brasileira em qualidade de vida.

Com uma população de 358.267 habitantes (IBGE 2018), a capital do estado se encontra envolta pela natureza: ela está cercada pela bacia de mesmo nome e compreende uma porção continental e 35 ilhas. O litoral bem recortado da cidade, com morros que cobrem 40% do seu território, tem como destaque locais com nomes pitorescos como o Morro da Fonte Grande, a Pedra dos Dois Olhos e o Pico do Desejado, este com 601 metros de altitude. A Mata Atlântica está presente no Parque Augusto Ruschi, enquanto a cidade abriga dois importantes portos brasileiros, o de Vitória e o de Tubarão.

Com as características ambientais, climáticas e urbanas da capital capixaba, como o calor elevado, as chuvas escassas e a aglomeração habitacional, o designer de cozinhas – como todo designer de interiores – deverá buscar soluções que minimizem o impacto dessas condições nesse espaço e otimizem a qualidade de vida nele, tanto em cozinhas internas quanto externas (essas em áreas de lazer).

Quem é e o que faz o designer de cozinhas

O designer de cozinhas é, como o próprio nome já diz, um especialista nesse ambiente. A complexidade desse ambiente é evidente, por exemplo, no tratamento especial que envolve a instalação de sistemas elétricos e hidráulicos durante a construção ou reforma de um imóvel. Outras questões importantes em um projeto de cozinha são aquelas relacionadas à circulação, à otimização do espaço, à iluminação, à exaustão do ar e à escolha de pisos e revestimentos que garantam tanto a segurança na circulação do espaço quanto a impermeabilização dele.

A principal atribuição do designer de cozinhas é conciliar perfeitamente a estética e a funcionalidade. Portanto, na organização e planejamento da cozinha, ele deve criar uma circulação orgânica, definir os vários setores de trabalho, projetar e/ou encomendar marcenaria sob medida e desenhar um plano de iluminação que proporcione conforto visual, entre outras providências.

O profissional parte de um levantamento das necessidades e desejos do cliente, que orientarão a definição do estilo do ambiente, a composição de cores e a escolha de revestimentos para pisos e paredes, entre outras coisas. Ele também supervisiona a montagem da cozinha para garantir a posição estabelecida no projeto. Enfim, por ter experiência e conhecimentos específicos no planejamento desse ambiente, o designer de cozinhas pode apresentar os melhores resultados na concretização de um projeto.

Características da cozinha planejada

O planejamento da cozinha é a melhor forma de se obter um ambiente funcionalmente eficiente, ao mesmo tempo em que se transforma um espaço banal e comum em outro original e estimulante. O designer de cozinha vai garantir escolhas que culminem em um ambiente com uma personalidade única e exclusiva, em que estética e funcionalidade estejam perfeitamente integradas.

Um exemplo do que esse profissional pode fazer é a circulação do espaço, que ele pode aperfeiçoar, especialmente em cozinhas pequenas. A instalação inteligente de pontos elétricos e hidráulicos, por sua vez, é decisiva para a definição dos layouts dos armários. Outras decisões importantes feitas por um designer de cozinhas dizem respeito ao revestimento das bancadas de trabalho, ao design das torneiras, à iluminação e à escolha dos eletrodomésticos, os quais devem criar uma unidade visual na cozinha.

Algumas tendências em design de cozinhas

Ultimamente, a cozinha vem se afirmando como área social dentro da lógica da casa, podendo se integrar tão complemente às salas a ponto de virtualmente desaparecer ou, então, ganhar tamanho protagonismo que se torna uma “cozinha de estar”. Assim, esse espaço pode, por um lado, vir a receber acabamentos tecnológicos, design funcional e mobiliário de vanguarda e, por outro, invisibilizar ao máximo os eletrodomésticos.

Para integrar a cozinha à área social, é cada vez mais comum instalar bancadas com cooktops com ou sem área de refeições e banquetas. Os armários, cada vez mais sofisticados, têm aparecido com os mais variados estilos e cores.

Já a cozinha gourmet é outra proposta de design bastante em voga atualmente, que pode ser instalada em áreas de lazer e espaços abertos, no caso das casas, ou em varandas mais fechadas, no caso de apartamentos. Ambas são possíveis em Vitória, onde o calor favorece as cozinhas em áreas de lazer para aproveitar os dias de sol, ao mesmo tempo em que a aglomeração urbana impõe o apartamento como tipo de habitação mais comum. 

Como e quanto custa contratar um designer de cozinhas em Vitória

 Os valores cobrados pelo designer de cozinhas, seja em Vitória ou outra cidade brasileira, dependem, antes de tudo, de fatores como complexidade e extensão da obra, podendo ainda ser elevados em razão da especialização nesse tipo de ambiente e da reputação como tal. De maneira geral, os custos do trabalho de um designer de cozinhas estão em torno de 10% a 15% do valor total gasto na obra. O profissional também pode cobrar por metro quadrado, um valor que varia de um estado a outro.

Para encontrar um designer de cozinhas em Vitória, pode-se começar com uma busca fácil e rápida no diretório de profissionais da homify, que apresenta filtro por cidade. Outra possibilidade é procurar profissionais no site da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), porém o mecanismo não apresenta a especialização em cozinhas na busca. Já os familiares, amigos e conhecidos que estiveram ou estejam envolvidos com a reforma ou construção de um imóvel próprio podem eventualmente recomendar profissionais competentes na área. 

Buscar imagens relacionadas