Designers de cozinhas - Sorocaba: Encontre os melhores profissionais | homify

0 Designers de cozinhas

Cidade
A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Planejamento de cozinha em Sorocaba

Sorocaba cresce e sua população aumenta a cada ano pelo fato de ser um importante polo industrial para São Paulo e para o Brasil. Os principais setores da economia da cidade são a indústria, o comércio e serviços, o que atrai cada vez mais habitantes para a “Manchester Paulista”. Sendo assim, tanto para quem chega na cidade para começar uma nova vida, quanto para quem está há anos, a necessidade de melhoria das residências é constante, o que faz ter muita oferta de serviços no ramo de arquitetura e design de interiores, incluindo os serviços dos designers de cozinhas em Sorocaba. Veja o que faz esse profissional e o que esperar o trabalho dele antes de contratar.

Como é o serviço dos designers de cozinhas em Sorocaba?

Os designers de cozinhas são profissionais graduados em engenharia, arquitetura ou design de interiores, especializados na criação de cozinhas. Muitos oferecem o serviço completo de interiores, mas possuem conhecimento bem focado nesse cômodo da casa, permitindo que ofereçam um serviço de alto nível aos seus clientes, com detalhes que fazem toda a diferença no resultado final.

Nos projetos de interiores atuais, a cozinha tem sido muito valorizada como mais um dos cômodos da área social. Geralmente ela aparece integrada às salas de jantar e estar ou é transformada em uma cozinha gourmet própria para receber eventos mais informais entre família e amigos. Para que isso seja possível, há muitos detalhes técnicos e estéticos essenciais que somente bons designers de cozinhas levam em conta, garantindo que o espaço criado reúna beleza, conforto, praticidade e funcionalidade.

Então, o serviço dos designers de interiores em Sorocaba consiste em, primeiramente, reunir-se com o cliente no local onde o serviço será feito para que o profissional possa conhecer o ambiente, tirar medidas, saber dos gostos e necessidades do seu cliente. Com essas informações iniciais o designer cria o anteprojeto, um documento no qual ele desenha suas ideias para a cozinha planejada em questão, incluindo modelo da marcenaria, cores, iluminação, ventilação, entradas e saídas, posicionamento de todos os móveis e eletros e referências de peças para que o cliente possa observar e imaginar como vai ficar o resultado final.

Depois da apresentação e aprovação do anteprojeto, o designer vai criar o projeto executivo. Esse é um documento com mais detalhes técnicos, pois o objetivo é colocar todas as informações necessárias para que os profissionais da mão de obra sejam capazes de executar com perfeição. Dependendo do tipo de projeto pode ser necessário contratar vários serviços, como de pedreiro, pintor, marceneiro, eletricista e encanador.    

Quando o profissional entrega o projeto executivo, então o cliente pode decidir se vai assumir a frente da execução da obra por conta ou se vai contratar o designer para fazer o gerenciamento da obra. Esse é um serviço extra, opcional, por isso não entra no orçamento inicial de forma automática.

O fato é que há muitas vantagens em contratar esse serviço, pois assim o profissional fica responsável por criar um cronograma de execução, ele auxilia com dicas na contratação da mão de obra, inclusive recomenda os profissionais de Sorocaba que ele já conhece a qualidade do serviço. O designer também acompanha o cliente na compra de todo o material necessário, vai junto ao marceneiro e faz visitas periódicas à obra para garantir que tudo esteja ocorrendo conforme o cronograma. Pode parecer simples, mas dependendo do tamanho e da complexidade do projeto, é um serviço bem cansativo e que toma bastante tempo, por isso que vale a pena contratar. Além do mais, com o profissional sempre por perto, evitam-se compras equivocadas ou desnecessárias, o que é bem comum quando o cliente chega nas lojas sem conhecer a fundo os tipos de produtos recomendados no projeto.

Custa caro um projeto de cozinha em Sorocaba?

Falar sobre custos para projetos de interiores é uma questão muito relativa. Pode ser barato ou caro, pois tudo vai depender do que o cliente deseja fazer. Uma das etapas mais caras de um projeto de cozinha é a marcenaria, que geralmente é toda desenhada pelo designer e feita sob medida para que todo o espaço da cozinha seja aproveitado. Esse é um investimento mais alto, porém, que vai durar por longos anos. Mas nada impede que o cliente queira fazer apenas uma renovação do ambiente com móveis modulados ou apenas pintar os que já possui, então tudo isso vai influenciar no preço final.

Quanto à cobrança exclusivamente do serviço do designer, a forma mais comum é por hora trabalhada. Em Sorocaba os melhores profissionais usam como base a tabela elaborada pela Associação Brasileira de Designers de Interiores, que estabelece preços mínimos a serem praticados no mercado de São Paulo. Então os designers podem cobrar o quanto acharem necessário, a partir dos preços estabelecidos.

Para ter uma ideia, o preço de uma consultoria simples, de 1 ou 2 horas, custa a partir de R$125,00. O preço da hora técnica, a partir de R$94,00. Para contratar o designer para ser o gerente da execução da obra ele vai cobrar de 10 a 15% do custo total da obra. Dificilmente um profissional vai cobrar por metro quadrado, pois essa não é uma forma vantajosa, visto que, assim, ele não consegue considerar a complexidade do projeto.

Encontre os melhores designers de cozinhas em Sorocaba

Há muita oferta de serviços para design de interiores especializado em cozinhas planejadas na cidade de Sorocaba. Isso é bom, já que há mais oportunidade de encontrar o profissional ideal, porém, precisa saber onde procurar. Como você já está no lugar certo, agora só precisa ir ao topo da página e começar a conhecer os perfis dos profissionais e empresas listados. Visite os perfis, conheça melhor o trabalho de cada um e separe seus favoritos para, depois, enviar alguns pedidos de orçamento.

Escolha pelo menos 3 profissionais para orçar, assim consegue avaliar melhor as propostas e conhecer pessoalmente as ideias de mais profissionais, pois além de cobrar um preço que caiba no seu orçamento, também é essencial que haja uma conexão de ideias entre cliente e designer. Os gostos precisam ser semelhantes e a conversa deve fluir para que ambos sintam-se à vontade durante todo o processo e o cliente fique realmente satisfeito com o resultado final.