Designers de cozinhas - Sao Paulo: Encontre os melhores profissionais | homify

0 Designers de cozinhas em São Paulo

Cidade
A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Quais são os profissionais envolvidos no design de uma cozinha?

  A cozinha e o banheiro são, dentro de uma casa, os ambientes mais complexos, já que devem apresentar instalações hidráulicas e elétricas específicas que atendem a critérios particulares de funcionalidade. Essas condições únicas exigem, durante a construção ou reforma de um imóvel, o trabalho de vários profissionais, como o arquiteto e o designer de interiores, auxiliados por pedreiros, eletricistas, encanadores e também marceneiros, já que uma cozinha planejada conta com armários que devem otimizar o uso do espaço, especialmente se a cozinha é pequena.

Destes profissionais, o designer de interiores pode fazer diferença em um projeto de cozinha, caso ele seja um profissional especializado nesse tipo de ambiente: nesse caso, ele atua propriamente como designer de cozinhas. O trabalho dele, portanto, é fazer com que a cozinha seja bonita e perfeitamente funcional: entre outras coisas, o espaço precisa ser planejado e organizado, a circulação precisa ser natural, a setorização (a disposição das diferentes áreas de trabalho) precisa ser fluida e a iluminação, adequada para as atividades que serão realizadas no ambiente.

Ao mesmo tempo, o designer de cozinhas vai definir, junto com o cliente, o estilo do ambiente; vai escolher as cores e os revestimentos para o piso e as paredes, segundo o projeto criado a partir das necessidades e desejos do cliente; e vai supervisar a montagem da cozinha, o que inclui a escolha e a disposição dos diversos equipamentos. Estas são algumas das atribuições de um designer de cozinhas, que pode ser o melhor profissional a se contratar, já que ele detém conhecimentos e experiência específicos no que se refere a esse ambiente exigente.   

O que é e como é uma cozinha planejada?

 Planejar uma cozinha vai além de escolher móveis e eletrodomésticos. A atenção à funcionalidade e ao design concorre, em um projeto de cozinha, para transformar um espaço comum em outro absolutamente único e eficiente. Antes de mais nada, é preciso saber localizar e instalar os pontos hidráulicos, como aqueles para a cuba da pia e para a máquina de lavar louça, por exemplo. Em algumas cozinhas, é preciso prever um ponto de hidráulica também para a máquina de lavar roupa.

Especialmente em apartamentos, a circulação na cozinha não costuma ser das melhores, não permitindo o uso simultâneo do espaço por mais de uma pessoa. Um planejamento bem feito, no entanto, pode ganhar alguns centímetros que vão deixar o espaço mais confortável.

O layout dos armários tem como ponto de partida a localização da cuba, ou seja, do ponto de localização da hidráulica. Atualmente, os armários cheios de portas estão perdendo interesse, dando espaço para gavetões que são mais funcionais do que as portas de abrir, pois eles apresentam a praticidade de trazer as louças e utensílios até nós ao invés de nos obrigar a ir até eles. Outras gavetas que merecem destaque pela sua funcionalidade são as gavetas estreitas para talheres e os gavetões para guardar panelas, que ficam geralmente debaixo do cooktop.

A bancada de trabalho da cozinha também exige revestimento adequado, sendo que os mais comuns são o mármore e o granito. O primeiro não é aconselhável porque é mais poroso e mais mole que o segundo, o que o torna menos resistente a impactos e manchas. Mas nos dois casos, deve-se levar em conta a sua cor natural na composição com outras cores do ambiente. Outra opção para a superfície da pia é o Corian, um material sintético que permite criar formas orgânicas sem emenda e com cores fortes que inspiram soluções de design modernas.

Falando em design, as torneiras da cozinha são um elemento que pode dar um toque final de refinamento, sendo encontradas com acabamentos e preços os mais variados.

No que diz respeito à iluminação, a cozinha deve receber um projeto personalizado que atenda às necessidades de conforto visual para as diversas atividades realizadas nesse ambiente, assim como às soluções decorativas como lâmpadas LED em pontos estratégicos na parte de baixo dos armários superiores, que conferem leveza a eles.

Outros elementos importantes em uma cozinha planejada são os eletrodomésticos, que devem ser de preferência todos de uma mesma marca para garantir a unidade visual. Atualmente, os modelos em aço inoxidável são, pela sua elegância e modernidade, os favoritos no design de uma cozinha, ao contrário da linha branca, que está saindo de moda. Além disso, os fornos embutidos em uma mesma parede são uma solução de design que combina sofisticação e economia de espaço. No entanto, esses fornos, o fogão e a geladeira não devem ser colocados um ao lado do outro, pois o calor dos primeiros prejudica o resfriamento da última. 

Quais são as tendências atuais do design de cozinhas?

Nos últimos anos, a cozinha vem se afirmando como área social, se tornando mesmo a estrela da casa: ou ela está tão integrada às salas de estar e jantar que chega mesmo a desaparecer ou ela passa a ser o centro do espaço como uma cozinha de estar. Isso faz com que ela receba acabamentos mais tecnológicos, design mais funcional e mobiliário de vanguarda que a valorize ainda mais. Por outro lado, os eletrodomésticos ficam cada vez mais discretos.

A integração da cozinha à área social pede o uso de bancadas e, com elas, os cooktops entram em foco. Enquanto isso, os fornos ficam embutidos nos armários da cozinha, posicionados na altura dos olhos. Os armários, por sua vez, ganham um design minimalista, com linhas fluidas, acabamento sofisticado e puxadores discretos, quando existentes. Na verdade, a tendência é que eles fiquem o mais imperceptíveis possível, algo que só acontece com um design bem pensado. Por fim, o verde chega com tudo à cozinha, não mais apenas como ervas e temperos, mas também com plantas decorativas. 

Como contratar um designer de cozinhas em São Paulo? Quanto custa?

São Paulo é a maior cidade do Brasil e, com certeza, nela pode ser encontrado qualquer profissional que se busca. Talvez não seja muito fácil encontrar especificamente designers de cozinhas, mas a Associação Brasileira de Designers de Interiores pode ser um caminho, por meio da sua página na internet em que há um mecanismo de busca de profissionais. Outra possibilidade é procurar esse profissional no diretório da homify.

Quanto ao custo dos serviços do designer de cozinhas, ele não é diferente do custo dos serviços de qualquer outro designer de interiores, ou seja, entre 10% e 15% do valor total gasto na obra. 

Onde encontrar utensílios de cozinha com bom preço em São Paulo?

A enormidade da capital do Estado de São Paulo tem certas vantagens. Uma delas é que a cidade tem de tudo que se pode imaginar. Três endereços são importantes quando se quer encontrar utensílios de cozinha na capital paulista: a rua Paula Sousa (próxima à Estação da Luz do metrô); a rua General Carneiro (próxima à Estação São Bento do metrô); e a conhecidíssima rua 25 de Março (próxima à Estação São Bento do metrô), que concentra esses itens no trecho que vai entre o fim da Ladeira Porto Geral e a praça Parque Dom Pedro.