Designers de cozinhas - Salvador: Encontre os melhores profissionais | homify

0 Designers de cozinhas em Salvador

Cidade
A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Designers de cozinha em Salvador

Com a rica diversidade de sua herança portuguesa e africana, a cidade de Salvador, capital da Bahia, no Nordeste brasileiro, vive mergulhada em arte e cultura todos os dias do ano. O maior carnaval do mundo inicia o calendário com a música diversificada e contagiante criada pelos filhos da terra, a maioria descendente de escravos que tem declarado orgulho de suas raízes africanas. Essas raízes, afinal, não podem ser subestimadas: Salvador é a cidade com o maior número de descendentes de africanos no mundo.
Assim, a música afro-brasileira não é o único elemento cultural dessa origem que encanta a todos que visitam ou vivem na cidade. Não há quem não se maravilhe com a beleza exuberante dos rituais afro-brasileiros como os do candomblé ou que não sinta o corpo sendo convidado para o centro ao presenciar uma roda de capoeira. Mas há outra coisa que também excita os sentidos com a sua deliciosa diversidade de sabores e texturas: a culinária baiana de origem africana, cujos pratos têm como base o azeite-de-dendê e o leite de coco, geralmente acompanhados com a farinha-de-guerra legada pelos índios tupinambás e tapuias.
Embora os baianos no dia a dia consumam os pratos herdados da culinária de origem portuguesa (em que se destacam os pescados, ensopados, guisados e sobremesas), a culinária de origem africana faz sua aparição todas as sextas-feiras e nas datas institucionais, religiosas ou familiares. Essa culinária, que traz ainda como ingredientes gengibre e pimentas de várias qualidades que marcam o seu forte tempero, apresenta pratos como vatapá, caruru, moqueca, xinxim de galinha e acarajé, por exemplo.
Alguns poucos chefs de cozinha locais dedicados a essa culinária baiana com vertentes portuguesa e africana vêm desenvolvendo novas receitas a partir de modernas técnicas gastronômicas. Mas os leigos que adoram cozinhar também podem fazer suas experimentações. E o que seria melhor para desenvolver esse talento do que contar com uma cozinha planejada bonita e funcional? Se cozinhar é o seu hobby ou a sua paixão e você quer transformar a sua cozinha em um espaço perfeito para fazer suas criações culinárias, está na hora de chamar um design de cozinhas. Você sabe quem é este profissional? 

Conheça um profissional especializado: o designer de cozinhas

A cozinha é, em uma casa, um ambiente complexo que exige instalações hidráulicas e elétricas específicas que concorrem para a sua perfeita funcionalidade. Durante a construção ou reforma de um imóvel, as condições únicas da cozinha tornam necessário o trabalho de diversos profissionais, como arquitetos e designers de interiores no projeto e supervisão da obra e mão de obra como pedreiros, eletricistas, encanadores e marceneiros. Estes últimos, por exemplo, são imprescindíveis para otimizar o espaço da cozinha com armários planejados, especialmente se ela é pequena.
Os designers de interiores, por sua vez, podem se especializar na construção e reforma desse ambiente: é aí que surge a figura do designer de cozinhas. Seu trabalho é tornar esse espaço bonito e perfeitamente funcional, ou seja, ele precisa organizar e planejar a cozinha, criar uma circulação orgânica, setorizar as diferentes áreas de trabalho e instalar uma iluminação adequada para as atividades a serem realizadas no local, entre outras decisões incontornáveis.
A partir de um levantamento das necessidades e desejos do cliente, o designer de cozinhas define o estilo do ambiente, assim como as cores e os revestimentos para o piso e as paredes, além de supervisionar a montagem da cozinha cujos equipamentos são previamente escolhidos e cuja disposição é estabelecida no projeto. Essas e outras atribuições de um designer de cozinhas são embasadas em seus conhecimentos e experiências específicos, tornando-o o profissional mais indicado para se contratar quando o assunto é, claro, cozinha!

Cozinha planejada: a união imbatível da beleza e da eficiência

O planejamento de uma cozinha é uma ação necessária quando se quer transformar um espaço comum e banal em outro totalmente original e eficiente, em que todas as escolhas levem à criação de um ambiente em que beleza e funcionalidade se complementem com total harmonia. Um elemento que não pode ser esquecido é a circulação, que é muitas vezes deficiente, especialmente em cozinhas pequenas, mas que pode ganhar alguns centímetros e muito conforto com um planejamento bem feito.
Outro detalhe importante nesse espaço é a localização e instalação adequadas dos pontos hidráulicos, como o da pia. Disso depende também a definição do layout dos armários, que hoje em dia têm dado espaço, na verdade, para funcionais gavetões.
Saber escolher o revestimento das bancadas de trabalho também é importante. Os mais comuns são o mármore e o granito, mas o segundo é mais duro e muito mais resistente a impactos e manchas. A multiplicidade de cores desses materiais também deve ser levada em conta na hora da composição de cores para o ambiente.
Um elemento que é fundamental para o design da cozinha são as torneiras, que podem ser encontradas nos mais diversos estilos, acabamentos e preços. Outro item de total importância é a iluminação, que exige um projeto adequado às necessidades de conforto visual no que se refere às atividades realizadas nesse espaço específico, mas que também pode ter utilização estética.
A escolha dos eletrodomésticos em uma cozinha planejada deve buscar uma unidade visual, o que recomenda a opção por uma mesma marca. Um recurso muito comum em planejamento de cozinhas é a disposição dos vários fornos embutidos em uma mesma parede, o que é ao mesmo tempo uma forma de economizar espaço e de imprimir sofisticação. Atualmente, os eletrodomésticos em aço inoxidável vêm sendo preferidos aos da linha branca pela sua elegância e modernidade. Só resta lembrar que fogões e geladeiras devem ser dispostos longe uns dos outros, para impedir que o calor afete o resfriamento. 

Como e quanto custa contratar um designer de cozinhas em Salvador

A maneira mais fácil e rápida de se encontrar um designer de cozinhas em Salvador é, com certeza, a busca desse profissional no diretório da homify. Mas também pode ser interessante fazer uma procura por designers de interiores na capital baiana no site da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), embora esse mecanismo de busca não especifique se um designer de interiores é especializado em cozinhas. 

Quanto aos valores dos serviços cobrados pelo designer de cozinha, eles costumam ser os mesmos cobrados pelos designers de interiores, ou seja, entre 10% e 15% do valor total gasto na obra. Os serviços também podem ser cobrados por metro quadrado, valores esses que variam de Estado para Estado e que pode ser informado pelo profissional no momento do contato inicial.