Nos últimos anos, a gastronomia passou a ser interesse de um número cada vez maior de pessoas. Isso acontece devido à crescente onda de programas de culinária e reality shows sobre o tema, ao surgimento de muitos livros sobre comida, aos vídeos rápidos de mídias sociais e também à grande divulgação sobre a importância da comida para nossa saúde e nossa vida.
Todos esses motivos, levaram mais pessoas a dedicar seu tempo à cozinha, por isso que ela passou a ser um ambiente ainda mais importante e integrado com o restante da casa. Como se passa bastante tempo na cozinha, a maioria das pessoas pensa em priorizar esse espaço quando quer melhorar o espaço onde vive, mesmo com o orçamento curto. Esse lugar tão especial acolhe memórias, receitas de família e ótimas conversas com amigos, então merece mesmo atenção especial.
Se você mora em Porto Alegre e está pensando em melhorar sua cozinha, entenda por que é importante contratar um designer de cozinha, como encontrar um profissional e fazer orçamentos, o que é um projeto de design de cozinha e também conheça alguma dicas e medidas padrão que o designer de cozinha utilizará na hora de fazer o seu projeto.
Por que contratar um designer de cozinha?
O designer de cozinha possui conhecimentos sobre estética e funcionalidade que tornarão seu ambiente muito mais bonito e prático. Além disso, ele conhece os materiais disponíveis em Porto Alegre e seus respectivos preços, dessa maneira, poderá indicar o que é melhor para o seu estilo de vida e que se encaixa no seu orçamento.
Com certeza você já ouviu aquela história de alguém que queria muito um fogão e geladeira super caros, comprou e depois não conseguiu fazer o restante da cozinha sob medida por falta de planejamento. Isso não aconteceria se houvesse o acompanhamento de um profissional que sabe exatamente qual o orçamento disponível.
Se você possui uma cozinha integrada, é aconselhável que o mesmo designer faça o projeto da sala de jantar e de estar, para todos terem a mesma linguagem ou conversarem entre si.
O designer de cozinha geralmente é um designer de interiores que se especializou em projetar cozinhas. Algumas vezes, profissionais de outras área do design, como designers de produto, também se especializam e passam a exercer a profissão. É muito comum também que arquitetos de interiores façam esse trabalho.
Independente da formação inicial, um designer de cozinha utiliza os conhecimentos mencionados acima (funcionalidade e estética) para projetar uma cozinha prática - que facilite o momento o cozinhar - e bonita, respeitando sempre o gosto e o estilo de vida de cada cliente.
Cada profissional tem uma maneira de trabalhar e define como o projeto será desenvolvido, mas existem algumas etapas que acontecem em grande parte dos projetos:
Como já comentamos, tudo o que houver no projeto será definido pelo profissional e pelo cliente, entretanto existem algumas medidas e dicas que podem te ajudar nesse processo. Listamos algumas informações abaixo:
A melhor maneira de escolher um designer de cozinhas em Porto Alegre é conhecer o trabalho de profissionais e entender que tipo de estilo eles utilizam: rústico, moderno, minimalista, clássico, etc. Depois disso, basta escolher um tenha o estilo que mais combina com você.
Esses profissionais podem trabalhar em grandes escritórios de arquitetura e design ou ser autônomos. Muitos deles também trabalham ou prestam serviço para grandes marcenarias ou lojas especializadas em cozinhas sob medida.
Na homify é possível conhecer vários profissionais e ainda solicitar orçamentos gratuitos de projeto, dessa maneira você pode ter vários orçamentos, fazer um comparativo entre eles e escolher aquele que mais se encaixa nas suas exigências.