Designers de cozinhas - Curitiba: Encontre os melhores profissionais | homify

0 Designers de cozinhas em Curitiba

Cidade
A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Designers de cozinha em Curitiba

Muitas vezes chamada de capital ecológica, Curitiba é internacionalmente reconhecida por suas inovações urbanísticas e tecnológicas que buscam conciliar a sustentabilidade ambiental com as necessidades do elemento humano. Com mais de 1.9 milhão de habitantes, a capital paranaense está localizada em área da Mata Atlântica, um dos biomas mais devastados do Brasil, e, mesmo assim, mantém 64,5% de área verde por habitante – cinco vezes mais do que recomenda a Organização das Nações Unidas. Seus muitos parques e praças ainda exibem a beleza exótica da araucária, árvore nativa ameaçada de extinção, assim como o colorido dos ipês-roxos e amarelos.

Em termos de qualidade de vida, Curitiba apresenta elevada posição nos indicadores de educação, com uma das cinco menores taxas de analfabetismo em todas as faixas etárias entre as capitais brasileiras. Endereço da primeira universidade do Brasil, a capital do Paraná também se destaca no ensino superior.

A tudo isso acrescenta-se uma vida cultural dinâmica, com muitos teatros e museus, além de uma intensa programação artística que vai da música erudita e popular ao teatro e à dança, da literatura ao cinema e às artes visuais e plásticas. A paisagem da cidade, por sua vez, reúne modernidades arquitetônicas como o Museu Oscar Niemeyer a prédios históricos que remontam à fundação da cidade em meados do século XVII, além das contribuições da imigração que ajudou a formar a sua diversidade étnica.

A presença de imigrantes alemães, italianos, poloneses, ucranianos e japoneses, entre outros, também tem profunda marca nas ofertas culinárias proporcionadas tanto por restaurantes típicos populares, quanto em outros muito modernos que por vezes fazem uma releitura de pratos típicos, além de ousarem em receitas pensadas para paladares sofisticados. Isso resultou no reconhecimento em nível nacional e internacional de vários chefs curitibanos.

A verdade é que Curitiba encoraja a procura por um lazer entre quatro paredes, como receber os amigos para deliciosas refeições. A mais de 900 metros acima do nível do mar, a capital paranaense tem um clima temperado que resulta em temperaturas bem baixas no inverno (podendo cair até perto de 0 °C), as quais são muito convidativas para sopas e vinhos junto a uma lareira. No verão, o calor cada vez mais forte nos últimos anos vem acompanhado muitas vezes de tempestades tropicais, o que também pedem a existência de um abrigo por perto mesmo quando se quer desfrutar de uma piscina.

Estas condições podem estimular a busca de soluções de arquitetura e design, como por exemplo cozinhas em varandas gourmet de apartamentos, onde o frio seria driblado por um espaço fechado aconchegante e voltado ao convívio de amigos e familiares, muitas vezes dando oportunidade ao anfitrião de demonstrar seus dotes culinários. Ou então em cozinhas em espaços gourmet em casas com área de lazer, jardim e/ou piscina, onde a chuva de verão não seria o menor empecilho para as reuniões familiares e com amigos em torno de uma churrasqueira.

O designer de cozinhas, que domina uma especialização do design de interiores, é o profissional perfeito para projetar essas cozinhas especiais, assim como as cozinhas principais das casas e apartamentos dos curitibanos interessados em construir ou reformar um imóvel com muito estilo, personalidade, beleza e funcionalidade. 

 

Quem é o designer de cozinhas

O designer de cozinhas nada mais é do que um designer de interiores especializado nesse ambiente. Durante a construção ou reforma de um imóvel, a cozinha exige um tratamento especial em função da sua complexidade, já que a perfeita funcionalidade do ambiente envolve instalações hidráulicas e elétricas, além de questões relativas à circulação, à otimização do espaço e à iluminação, entre outras.

O designer de cozinhas tem como função tornar esse espaço não apenas bonito, como também funcional. Cabe a ele, entre outras coisas, organizar e planejar a cozinha, propiciar uma circulação orgânica, estabelecer setores com diversas áreas de trabalho, encomendar marcenaria planejada e instalar uma iluminação adequada para as diversas atividades que terão lugar ali.

O designer de cozinhas tem como ponto de partida um levantamento das necessidades e desejos do cliente, que o orientarão na definição do estilo do ambiente, das cores e dos revestimentos (piso e paredes), entre outros elementos. A ele também cabe a supervisão da montagem da cozinha, de modo que os equipamentos previamente escolhidos ocupem a posição determinada no projeto.

É sempre preciso lembrar que essas atribuições do designer de cozinhas são embasadas em conhecimentos específicos adquiridos por esse profissional em formação e experiência especializadas nesse ambiente. As chances de se obter os resultados esperados para a sua cozinha são ainda maiores com ele.

 

Como é uma cozinha planejada

A cozinha planejada é a melhor maneira de transformar uma cozinha banal e comum em outra original e eficiente. O planejamento realizado pelo designer de cozinhas é o que garante que todas as escolhas levarão a um ambiente em que beleza e funcionalidade estejam perfeitamente integradas. Um elemento que merece atenção é a circulação deficiente, que pode ser melhorada até mesmo em cozinhas pequenas.

O planejamento da cozinha também vai dar plena atenção à localização e à instalação adequadas dos pontos hidráulicos, do que depende o layout dos armários. Também é importante saber escolher o revestimento das bancadas de trabalho, como o mármore e o granito, entre outros materiais. A cor deles também deve ser levada em conta na composição do ambiente.

Em termos de design de cozinha, as torneiras são elementos essenciais que podem ser encontrados em vários estilos, materiais e acabamentos. A iluminação, por sua vez, precisa proporcionar conforto visual, ainda que apresente motivação estética.

Por fim, os eletrodomésticos em uma cozinha planejada devem proporcionar unidade visual – um exemplo é a conhecida torre de fornos embutidos na parede. Os modelos em aço inoxidável têm sido os preferidos por sua elegância e sofisticação com ares de modernidade.

 

Tendências do design de cozinhas

A cozinha vem se tornando, nos últimos tempos, a rainha da casa, afirmando-se como área social. Ela pode estar tão integrada às salas de estar e de jantar que tende a desaparecer ou pode se tornar o centro do espaço social, concebido como uma cozinha de estar. Assim, é comum que ela receba acabamentos tecnológicos, design funcional e mobiliário de vanguarda, enquanto os eletrodomésticos ficam mais discretos.

Para se efetuar a integração da cozinha à área social, as bancadas com cooktops, com ou sem área de refeições e banquetas, entram em cena. Os armários, por sua vez, estão cada vez mais discretos e sofisticados, podendo até mesmo ficar imperceptíveis. Além disso, as plantas decorativas estão em alta na cozinha.

Outro tipo de cozinha em alta é a cozinha gourmet em casas e apartamentos, podendo estar em espaços fechados como varandas de apartamentos ou em espaços abertos em áreas de lazer de residências. Em cidades como Curitiba, em que se passa muito tempo dentro de casa, essa opção é valorizada tanto para soluções fechadas quanto abertas.

 

Como e quanto custa contratar um designer de cozinhas em Curitiba

Embora enfrente muitos dos mesmos problemas sociais que afetam os grandes centros urbanos, Curitiba é uma cidade relativamente rica e com pretensões cosmopolitas na qual arquitetura e design de interiores são bastante valorizados pelas classes média e alta. Diversos cursos locais nessas áreas, sejam técnicos ou superiores, também são bem reputados, formando um bom contingente de profissionais, alguns dos quais se especializam em cozinhas.

A maneira mais fácil e rápida de se encontrar um designer de cozinhas em Curitiba é certamente fazer a busca por esse e outros profissionais no diretório da homify. Outra possibilidade é a procura por designers de interiores na capital paranaense no site da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), apesar de não existir uma especificação por designers de cozinha no momento da busca.

No que se refere aos valores dos serviços cobrados por um designer de cozinha, cabe lembrar que esses valores costumam ser os mesmos dos demais designers de interiores: entre 10% e 15% do valor total gasto na obra. Existe também a possibilidade de se cobrar por metro quadrado, o que varia de um estado para outro. A reputação do profissional também pode ser um fator que eleva os valores cobrados.