Designers de cozinhas - Campinas: Encontre os melhores profissionais | homify

0 Designers de cozinhas em Campinas

Cidade
A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Designers de cozinhas em Campinas

Fundada em 1774 e com uma população atual de 1.194.094 habitantes (IBGE 2018), Campinas é considerada a décima cidade mais rica do Brasil, na qual desde 1998 a indústria – que já foi o centro da sua base econômica – vem dando espaço e destaque ao setor de serviços, como comércio, pesquisa, alta tecnologia e logística. Responsável por pelo menos 15% de toda produção científica nacional, Campinas é o terceiro maior pólo de pesquisa e desenvolvimento do Brasil, no qual se destaca, entre várias instituições renomadas de ensino superior, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que é a maior produtora de patentes de pesquisa do país. Também se localizam na cidade o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD).

Mas Campinas não vive só de ciência. Conhecida também por sua boa qualidade de vida, a cidade conta com uma agitada vida cultural e artística que a coloca em posição destacada no estado de São Paulo. Terra do famoso compositor de óperas Antonio Carlos Gomes e da polêmica escritora Hilda Hilst, Campinas tem 43 salas de cinema, três teatros municipais, vários grupos de música erudita, corais, bibliotecas, galerias de arte e museus, entre outros equipamentos e iniciativas culturais.

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, criada em 1974, é considerada uma das importantes do país. Já o Centro de Convivência, teatro municipal criado pelo arquiteto Fábio Penteado e inaugurado em 1976, tem capacidade para cinco mil pessoas e se configura um espaço multiuso para a realização de espetáculos de teatro e dança, exposições artísticas, palestras, simpósios e conferências. Entre os museus, encontram-se o Museu de Arte Contemporânea, o Museu de Arte Moderna, o Museu da Imagem e do Som e o Museu de História Natural.

Ao ar livre, os campineiros e seus visitantes podem desfrutar do parque Portugal, conhecido como Taquaral, onde está localizado o Planetário e uma rota de bonde que circunda a lagoa; do Bosque dos Jequitibás, que abriga o Museu de História Natural e um minizoológico; e do mirante no alto da Torre do Castelo, cujas amuradas permitem uma vista privilegiada da cidade.

Mas Campinas, que tem menos de 5% de cobertura vegetal (decorrente da quase total devastação da Mata Atlântica), sofre de graves problemas ambientais que tornam a cidade muito sujeita a enchentes e assoreamentos. Para tentar reverter esse quadro, estão em curso projetos como a construção de corredores ecológicos e o combate à destruição das matas ciliares de rios. A Área de Relevante Interesse Ecológico Mata de Santa Genebra, criada em 1985, já é considerada a segunda maior floresta urbana do Brasil, atrás apenas da Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Quem mora em Campinas e pensa em reformar ou construir uma casa precisa da orientação de profissionais locais, que conheçam bem os problemas ambientais da cidade, o que eles podem causar à estrutura de uma construção e como sanear ou eliminar as condições adversas. Também é preciso considerar que Campinas é uma cidade com temperaturas amenas o ano inteiro (em média 20,7 °C), com invernos secos e verões chuvosos. Por sua vez, a umidade do ar tem médias mensais entre 60% e 80%, podendo descer para menos de 30% no inverno, o que pode prejudicar a qualidade do ar.

Isso significa que, se o que se pretende reformar ou construir em Campinas é uma cozinha (principal ou gourmet), as condições ambientais específicas da cidade precisam ser avaliadas adequadamente pelo profissional mais qualificado para apresentar soluções para problemas como umidade do ar, por exemplo. Esse profissional é o designer de cozinhas, um designer de interiores especializado em cozinhas que vai encontrar a solução certa para a sua cozinha cotidiana ou para a cozinha do espaço gourmet que você tem ou quer ter na varanda, na sacada, no quintal ou no jardim.

 

Quem é o designer de cozinhas

A cozinha é um ambiente único que exige instalações elétricas e hidráulicas particulares para poder apresentar funcionalidade, assim como exige um perfeito aproveitamento do espaço possibilitado pelo planejamento de todo o mobiliário. No caso de cozinhas pequenas, um projeto desenvolvido por profissional especializado em cozinhas se torna ainda mais recomendado.

Esse profissional é o designer de cozinhas, designer de interiores especializado em cozinhas. Seu trabalho é tornar a cozinha um espaço simultaneamente bonito e funcional, planejando e organizando esse espaço, criando uma circulação fluida e orgânica, setorizando as diferentes áreas de trabalho e instalando iluminação adequada às atividades realizadas no local, entre outras atribuições.

O seu ponto de partida é um levantamento das necessidades e desejos do cliente, a partir do qual o designer de cozinhas define tanto o estilo do ambiente, quanto as cores e revestimentos para o piso e as paredes, além de supervisionar a montagem da cozinha com equipamentos previamente escolhidos, cuja disposição está estabelecida no projeto.

 

O que é cozinha planejada

O planejamento de uma cozinha é necessário quando se quer transformar um ambiente banal e pouco prático em outro não só bonito e funcional. Um elemento importante, em especial em cozinhas pequenas, é a circulação, que pode ganhar uns centímetros (e, portanto, conforto) com o planejamento correto. Outra tarefa incontornável diz respeito aos pontos hidráulicos, que devem ser localizados e instalados de forma adequada. A instalação desses pontos, caso do da pia, vai orientar a definição do layout dos armários da cozinha.

A escolha dos revestimentos para o piso e as paredes também é uma atribuição do designer de cozinhas, que pode recomendar materiais como granito ou mármore, por exemplo. A composição de cores do ambiente é igualmente fundamental no trabalho desse profissional, que precisa saber combiná-las e equilibrá-las. O design aplicado ao ambiente da cozinha determina seu estilo e seu conceito: ele é inequívoco nos metais, como as torneiras, que podem ser encontrados em diferentes estilos e acabamentos.

Já a iluminação da cozinha tem dupla função: estética e funcional. No que se refere à funcionalidade, é importante a elaboração de um projeto personalizado para a cozinha de modo a propiciar o conforto visual durante as várias atividades junto às bancadas de trabalho. Por sua vez, a escolha dos eletrodomésticos para uma cozinha planejada deve buscar uma unidade visual, o que pode ser feito com a seleção de equipamentos de uma mesma marca. A torre de fornos, uma solução já bem conhecida para cozinhas pequenas, é uma forma elegante de economizar espaço.

 

Qual é o valor dos serviços de um designer de cozinhas em Campinas

Em Campinas ou qualquer outra cidade brasileira, os valores cobrados pelo designer de cozinhas vão depender de vários fatores, como tamanho da cozinha e até renome do profissional. De maneira geral, o designer de cozinhas costuma cobrar os mesmos valores praticados pelo designer de interiores, ou seja, entre 10% e 15% do valor total gasto na obra. Ele pode também cobrar por metro quadrado, valores que variam de um lugar para outro.

 

Como encontrar um designer de cozinhas em Campinas

A maneira mais fácil e rápida de encontrar um designer de cozinhas ou qualquer outro profissional em Campinas é entrar no diretório de profissionais da homify e procurar pela cidade, como você acabou de fazer. Outra ideia é fazer uma procura por designers de interiores na sua cidade no site da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), embora esse mecanismo de busca não especifique se um designer de interiores é especializado em cozinhas.