Designers de cozinhas - Brasilia: Encontre os melhores profissionais | homify

0 Designers de cozinhas em Brasília

Cidade
A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Designers de Cozinha em Brasília

A capital do país respira arquiteta e design. Desde o surgimento do Brasília, a preocupação com a estética dos espaços está presente em grande parte das edificações. Devido ao grande apreço pelo que é belo, a cidade conta com muitos profissionais de arquitetura e design, e isso é uma ótima notícia para quem está buscando um designer de cozinha para deixar o ambiente lindo e funcional.

A cozinha é o coração da casa. Essa frase é bem famosa, e se você é uma pessoa ligada em comida, sabe que isso é verdade. Não é coincidência que, a maioria das pessoas quando pensa em investir em móveis e decoração para a casa, e tem que priorizar alguns espaços por conta de um orçamento curto, opta pela cozinha ou pela sala de jantar – que são os espaços sociais, de convivência na casa. O espaço acolhe memórias afetivas, receitas gostosas e ótimas conversas, então merece mesmo uma atenção especial.

Se você está procurando um designer de cozinha em Brasília, entenda aqui o que faz um designer de cozinha, como encontrar um profissional e solicitar um orçamento, o que contempla um projeto de design de cozinha e também algumas medidas e dicas que o designer de cozinha leva em consideração na hora de propor o projeto.

O que faz um designer de cozinha

O profissional é um designer de interiores especializado em projetar cozinhas. Muitas vezes, arquitetos também fazem esse trabalho. O designer usa seus conhecimentos sobre funcionalidade e estética para desenvolver um projeto que torne a cozinha um lugar prático – que facilite o ato de cozinhar – e bonito, representando sempre o estilo de vida e o gosto do cliente.

Quais as etapas de um projeto de design de cozinha

Todas as etapas de projeto serão definidas pelo profissional contratado, mas existem algumas que são comuns e aparecem na maioria dos projetos:

  1. Briefing (instruções): o significado já diz tudo, esse é o momento em que o cliente dá instruções de tudo o que quer no projeto. Além de contar quanto quer gastar com o projeto, o cliente explica para o designer de cozinhas quais são as suas ideias e desejos para o espaço. Importante: forneça o maior número de informações possíveis, mesmo aquelas que pareçam irrelevantes (exemplo: gostaria que minhas colheres estivessem facilmente acessíveis na hora de cozinhar), porque isso pode melhorar muito o seu nível de satisfação com o projeto.
  2. Medição: o levantamento de medidas consiste em medir todo o ambiente (portas, paredes, janelas, pé direito, pontos de água e esgoto, tomadas e móveis existentes). Nessa etapa, o profissional também tira muitas fotos e faz anotações sobre especificação de materiais, ex: tipo de forro, piso, esquadrias, etc.
  3. Layout: desenho, em planta baixa, das primeiras ideias para a cozinha. Nessa etapa já possível entender onde ficarão os móveis, eletrodomésticos e espaços de bancadas.
  4. Anteprojeto: é a evolução da etapa anterior e o momento mais esperado pelo cliente – ver oa em ambiente em 3D. A maquete eletrônica é mostra como o ambiente irá ficar, com as cores, texturas e materiais escolhidos.
  5. Projeto executivo: depois que você solicitar alterações ou aprovar completamente o anteprojeto, o designer vai iniciar o projeto executivo. É uma etapa bem técnica e o resultado é um conjunto de informações e detalhamentos para que orçamentos possam ser feitos. 
  6. Orçamentos e acompanhamento de obra: nem todos os profissionais fazem esse serviço, então depende muito do que foi contratado. Geralmente essa etapa consiste em contatar todos os fornecedores, fazer e comparar orçamentos, agendar os serviços de obra e instalação e fazer visitas técnicas à obra para conferir tudo o que está sendo feito.

Medidas e dicas para o projeto de design de cozinha

Todas as especificações e medidas do projeto de design de cozinha são definidas pelo profissional, mas há algumas dimensões que são comumente utilizadas em projetos de cozinhas. Por isso, listamos abaixo algumas informações para você deixar sua cozinha muito funcional:

  • Tamanho da bancada da cozinha: é recomendado que a bancada de trabalho (onde ficam fogão e pia) tenha 60cm de profundidade. Porém, em situações que a cozinha é muito estreita, é possível fazer com 55m. Sobre o comprimento da bancada, o mínimo aconselhável é 120cm – dessa maneira cabe a pia, o fogão e o espaço para escorredor de louças.
  • Instalação elétrica: a NBR (Norma Brasileira) 5410 diz que é obrigatório uma tomada a cada 3,5m lineares de parede. Ou seja, se uma cozinha possui o perímetro de 12m, ela deve ter pelo menos 3 tomadas – isso é mínimo, recomenda-se mais. Além disso, também é obrigatório que algumas todas sejam de 20A (para fornos e fogões). Se a cozinha tiver até três tomadas, todas devem ser de 20A, caso houver mais, as outras podem ser de 10A.
  • Instalação de água: normalmente se utiliza a torneira saindo da bancada, então a altura do ponto de água deve estar entre 50cm e 60cm do piso. Para o filtro, recomenda-se 180cm do piso e para a máquina de lavar louças, o ideal é 85cm do piso. Se você está pensando em comprar uma geladeira com filtro de água acoplado, é necessário uma saída de água de 120 a 150cm do piso. Dica muito importante: a cozinha é o local onde mais acontecem vazamentos e manutenção hidráulica, então coloque um registro apenas para a cozinha, assim você garante que quando houver um projeto na tubulação será possível fechar apenas aquele registro e não ficar sem água na casa toda.
  • Instalação de esgoto: tanto o ponto de esgoto da pia quando o ponto da máquina de lavar louças devem estar entre 50 e 60cm do piso.

Como encontrar em designer de cozinhas em Brasília

Os designer de cozinha podem ser profissionais autônomos ou trabalhar em escritórios de de design e arquitetura. Muitas vezes esses profissionais trabalham em grandes empresas de marcenaria e móveis sob medida ou lojas especializadas em cozinhas.

Se você está procurando um profissional assim em Brasília, confira os profissionais cadastrados na homify. Para pesquisar, clique em Profissionais na barra superior do site, depois selecione Designers de Cozinha na lateral esquerda, digite Brasília ou o seu CEP e pesquise. Dessa maneira, a plataforma da homify mostrará os profissionais mais próximos de você.

Também é possível fazer um orçamento gratuito e sem compromisso através da homify. Dessa maneira, além de conhecer o trabalho de vários designers de cozinha, você pode fazer um comparativo de preços e escolher o profissional que mais se adequa ao seu sonho de projeto.