Designers de banheiro - Sorocaba: Encontre os melhores profissionais | homify

0 Designers de banheiro

Cidade
A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Designers de banheiro em Sorocaba

Com uma população de 671.186 habitantes (estimativa do IBGE em 2018) Sorocaba é uma capital regional com PIB acima de 32 bilhões de reais e um importante pólo industrial do estado de São Paulo e do Brasil, cuja produção chega a mais de 120 países. O centro financeiro da cidade, o Parque Campolim, é um dos bairros mais caros do país, onde o metro quadrado chega a custar mais de oito mil reais, enquanto a Região Metropolitana de Sorocaba tem o condomínio mais caro do Brasil e concentra os principais condomínios de luxo do país.

Além de sua importância econômica, Sorocaba é considerada uma das cidades mais sustentáveis do Brasil, cujo planejamento estratégico se alicerça em dois eixos internacionais de desenvolvimento, um dos quais é o conceito de Cidade Saudável, uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) que propõe políticas públicas relacionadas com a utilização do espaço urbano como promotor da qualidade de vida, tendo como modelo a cidade de Montreal, no Canadá.

Contando com 21 parques municipais, Sorocaba é também a cidade que abriga uma referência na América Latina, o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, reconhecido nacional e internacionalmente por suas pesquisas nas áreas de conservação, preservação e educação ambiental, abrigando  um total de 1.487 espécimes de 353 espécies, entre mamíferos, aves e répteis, dos quais 70% pertencem à fauna brasileira, entre eles 36 espécies ameaçadas de extinção.

No que se refere ao clima, a cidade de Sorocaba apresenta um clima subtropical temperado, com verões bem quentes e úmidos, embora com noites frescas, e invernos amenos. As temperaturas no verão, que podem ser acompanhadas de chuvas, não costumam ultrapassar 35°C. Já no inverno, as massas de ar polar podem fazer com que as temperaturas cheguem e permaneçam entre 14°C e 16 °C, podendo a chegar a 10°C,  mas ocasionalmente a massa de ar seco que predomina no Sudeste nessa época pode provocar temperaturas acima de 28°C. Como se vê, as condições climáticas de Sorocaba são bem instáveis, o que deve ser considerado na hora de construir ou reformar um imóvel. Calor, umidade e mesmo frio podem ser fatores importantes a se considerar na execução de um banheiro, por exemplo, onde essas condições podem gerar problemas relativos ao conforto térmico, infiltrações, mofo, fungos e bactérias, entre outros. O designer de banheiros é o profissional especializado capaz de lidar com todos esses elementos no desenvolvimento de um projeto e na sua execução.

 

Designers de banheiros: quem são 

A complexidade da construção ou reforma do banheiro como ambiente que precisa forçosamente conciliar estética e funcionalidade, uma vez que exige tanto instalações elétricas quanto hidráulicas e geralmente envolve a necessidade de soluções para otimização de espaços reduzidos, levou a uma determinada especialização arquitetônica ou de design de interiores, o design de banheiros.

O design de banheiros é uma especialização que pode ser exercida por arquitetos, arquitetos de interiores e designers de interiores em todo o Brasil, sendo que alguns desses profissionais se autodenominam designers de banheiros. Essa especialização envolve a consideração de condições delicadas e constantes em banheiros como o calor e a umidade, as quais podem impactar negativamente não apenas no banheiro propriamente dito, como também em ambientes contíguos, com a ocorrência de infiltrações, mofos, descolamento de pisos e revestimentos, apodrecimento de elementos em madeira e outras situações semelhantes.

O designer de banheiros também costuma ser contratado quando o cliente deseja que esse ambiente tenha uma apresentação funcional e estética que valorize ainda mais o imóvel na hora da venda ou da locação. Nesse caso, o profissional pode desenvolver um projeto exclusive no qual sugere, por exemplo, aplicação de gesso no forro, soluções de luminotécnica, proposições de materiais e acabamentos para pisos, paredes e box, design de louças sanitárias e metais, criação de marcenaria para o gabinete da pia e tipo e tamanho de espelho, entre outras ideias e medidas que envolvem também a sugestão ao cliente das tendências mais recentes em design de banheiros.

O designer de banheiros pode tanto trabalhar como profissional autônomo, quanto fazer parte da equipe de uma empresa especializada em serviços como arquitetura, arquitetura de interiores, design de interiores e decoração. A formação técnica e/ou superior e a experiência profissional capacitam esse profissional a construir e reformar banheiros seguros e de qualidade, de modo a evitar qualquer situação que gere problemas estruturais e futuros gastos indesejados.

 

Designer de banheiros: o que faz

A funcionalidade é o primeiro aspecto a ser considerado no trabalho de um designer de banheiros. É a responsabilidade mais imediata desse profissional manter sob controle as condições que possam causar deterioração do ambiente, como a umidade e o calor. Isso é básico para um designer de banheiros em qualquer lugar, mas em Sorocaba as condições climáticas ensejam atenção redobrada. Isso porque, no verão, as chuvas e o calor podem aumentar a umidade do banheiro e provocar o aparecimento de mofo, fungos e bactérias que deterioram rejuntes e outros elementos presentes no ambiente. Já nas demais estações, a frequente ocorrência de massas de ar polar que mantêm as temperaturas baixas mesmo durante o dia pode pedir soluções de design que aumentem o conforto térmico e diminuam a sensação de frio, como por exemplo tetos rebaixados e peças em madeira, como o gabinete da pia. A contratação de um profissional especializado local é uma boa maneira de garantir que ele levará em consideração essas e outras condições estruturais, ambientais e climáticas próprias dessa cidade.

Tendo considerado a funcionalidade do banheiro, o designer desse tipo de ambiente vai buscar a otimização do espaço, que é cada vez menor nos novos empreendimentos imobiliários. Para tanto, ele vai lançar mão de mobiliário planejado e louças sob medida. Em seguida, o designer de banheiros vai considerar o valor estético do ambiente, o que exige dele uma qualificação que lhe permite definir e/ou criar um estilo apropriado para o espaço baseado nos desejos, necessidades e personalidade do cliente, assim como no estilo predominante no resto do imóvel.

 

Elementos essenciais em projetos de banheiros

Existem, em um ambiente único como o banheiro completo, elementos que são imprescindíveis para a sua funcionalidade, sempre levando em consideração a questão estética. O designer de banheiros qualificado e competente sabe como combinar esses elementos de forma harmoniosa e eficiente.

Podemos começar pelo box, que garante que a área molhada fique restrita ao setor do banho, ao mesmo tempo que tem uma função decorativa determinada pelo material do qual ele é feito, como por exemplo vidro. As louças sanitárias também exigem atenção, tanto no sentido funcional quanto no estético. Assim, o designer de banheiros vai escolher louças eficientes (e até mesmo sustentáveis) que também apresentem um design bonito e coerente com o estilo desejado pelo cliente.

Falando em design, os metais costumam ter um papel muito importante no resultado final, o que torna ainda mais desejável um especialista em banheiros que está sempre atualizado sobre tendências e novos lançamentos, podendo portanto propor um projeto que alie a funcionalidade à estética.

A escolha de revestimentos para pisos e paredes também exige critérios que levem em conta aspectos fundamentais como cor, textura, estampas e padrões. O bom designer de banheiros sabe, por exemplo, que esse ambiente deve harmonizar no máximo duas diferentes texturas, uma para o interior do box e a outra para a área de circulação do espaço.

O espelho, que nunca pode faltar no banheiro, deve ser escolhido por duas razões: a primeira é a de proporcionar uma sensação de amplitude do ambiente, o que é especialmente importante em caso de banheiros pequenos: e a segunda é criar um efeito estético. Nesse segundo caso, o espelho pode tanto revestir toda uma parede, aquela em que se encontra o gabinete da pia, ou pode se apresentar em tamanhos menores com formatos variados, como o redondo, o oval e o quadrado, o que costuma ser o caso quando se trata de lavabos.

Um elemento essencial, especialmente em banheiros com tamanhos reduzidos, é a marcenaria, uma vez que ela incorpora tanto soluções funcionais quanto estéticas. O gabinete ou o armário de banheiro planejado concorre para otimizar o espaço, principalmente naqueles pequenos ou fora de padrão. Ele também ajuda a organizar itens de higiene pessoal longe da vista das pessoas, aumentando a sensação de harmonia e limpeza do ambiente. Vale lembrar que as especificidades estéticas do mobiliário costumam complementar o design dos metais e das louças sanitárias, como cuba e vaso sanitário, assim como o material escolhido para a bancada.

Para finalizar, não se pode esquecer da iluminação do banheiro, que exige conhecimentos específicos, já que ela deve atender condições particulares como a necessidade de conforto visual na hora de se fazer a maquiagem ou a barba. O designer de banheiros tem todas as condições para realizar o projeto de iluminação ou de escolher o profissional mais competente para fazê-lo. Isso também é verdade para muitos outros detalhes referentes à construção e/ou à decoração de um banheiro, como por exemplo as distâncias mínimas para circulação, a disposição dos elementos no espaço (a linear, em que gabinete da pia, vaso sanitário e box ficam um ao lado dos outros, é a mais comum) e a paleta de cores a ser utilizada no ambiente em acordo com o estilo definido para ele.

Quanto custam os serviços de um designer de banheiros em Sorocaba

Em Sorocaba ou qualquer outra cidade brasileira, a construção ou a reforma de um banheiro vai depender do tamanho pretendido ou existente em metros quadrados, assim como da quantidade e qualidade dos materiais que serão empregados na execução do projeto. O custo da mão de obra também dependerá da qualidade e da quantidade de profissionais que serão necessários.

Já os custos específicos dos serviços do designer de banheiros são relativos ao desenvolvimento do projeto, que será cobrado por metro quadrado ou por projeto fechado. Ele também vai cobrar, se necessário, o acompanhamento da execução da obra. Além disso, a boa reputação do profissional no mercado também pode elevar o custo do projeto.

 

Onde encontrar designers de banheiro em Sorocaba

Em Sorocaba, há diversas universidades públicas e privadas que formam arquitetos e engenheiros, assim como cursos técnicos que capacitam designers de interiores, entre os quais alguns podem ser especializados em banheiros. Uma busca nessas instituições pode ser um começo, especialmente quando se procura novos profissionais, que podem oferecer custos vantajosos na hora de criar um projeto.

Caso a preferência seja por profissionais mais experientes, uma maneira de encontrá-los é pedir recomendações para familiares, amigos e conhecidos. Também vale a pena fazer uma busca agora mesmo no diretório da homify, que tem filtro por cidades. O site da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD) também dispõe de um mecanismo de busca de profissionais por Estado.