Designers de banheiro - Natal: Encontre os melhores profissionais | homify

0 Designers de banheiro em Natal

Cidade
A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Designers de banheiro em Natal

Capital do Rio Grande do Norte, Natal foi fundada em 1599 pelos portugueses e mais tarde invadida pelos holandeses, que lhe legaram relevante herança cultural. Sua importância estratégica foi destacada durante a Segunda Guerra Mundial, quando serviu de entreposto de abastecimento de aviões aliados, tendo sido considerada pelo Departamento de Estado dos EUA um dos quatro pontos mais estratégicos do mundo, ao lado do Canal de Suez, no Egito, do Estreito do Bósforo, na Turquia, e do Estreito de Gibraltar, entre a Europa e a África.

Atualmente, Natal é a segunda capital brasileira com menor área territorial, mas conta com uma população de 877.640 habitantes (IBGE 2018), o que a coloca no posto de sexta maior capital em termos de densidade populacional do País. Um estudo genético da sua população estabeleceu que 58% dos habitantes têm ancestralidade europeia, 25% ancestralidade africana e 17% indígena.

Com um belo conjunto de museus, monumentos e faróis, Natal alia a história com uma rica vida cultural e artística, da qual se destaca particularmente uma das formas mais espontâneas da expressão cultural popular, o artesanato. Feitas com matérias-primas regionais e de acordo com o modo de vida local, as peças artesanais produzidas pelos artesãos da região são a razão de ser do Centro Municipal de Artesanato e da Feira Internacional de Artesanato (FIART), que acontece anualmente e tem uma vasta programação cultural com a presença de mais de 70 grupos folclóricos.

Mas a pequena cidade guarda grandes belezas naturais, o seu maior trunfo. Além de contar com muitas e lindas praias, dunas, falésias e manguezais em seu território e nas proximidades dele, Natal abriga uma das poucas áreas de Mata Atlântica preservadas no estado: o Parque Nacional das Dunas, a primeira unidade estadual de conservação com área de 1.172 hectares. Segundo maior parque urbano do país, o Parque Nacional das Dunas é reconhecido desde 1993 pela UNESCO como Patrimônio Ambiental da Humanidade.

A capital do Rio Grande do Norte é também chamada de Cidade do Sol por causa da sua elevada luminosidade solar, a maior entre as capitais brasileiras, ultrapassando 2.900 horas anuais. Com clima tropical chuvoso que passa para seco no verão, Natal enfrenta alta umidade do ar e bastante calor. Com estas condições ambientais e cerca de 250 mil domicílios, a cidade pede casas e apartamentos mais frescos e arejados.

No caso específico dos banheiros, a umidade do ar pode ser difícil de ser controlada, o que pode resultar no aparecimento de mofo, fungos e bactérias em boa parte do ano, assim como de infiltrações de água. O designer de banheiros, que é uma especialização do design de interiores, é o profissional ideal para projetar um ambiente perfeitamente equilibrado, no qual todos os detalhes – dos materiais utilizados aos revestimentos do piso e das paredes, assim como as condições de arejamento e circulação de ar – são pensados para oferecer bem-estar e a garantia de um espaço saudável e duradouro.

Além disso, o designer de banheiros é qualificado para encontrar soluções de estilo que proporcionem originalidade e transmitam a personalidade do cliente no ambiente. Que tal se inspirar na Mata Atlântica para um banheiro com belas plantas locais? Ou então se inspirar no colorido e rusticidade do artesanato natalense para um banheiro que explora as raízes culturais da cidade?  A seguir, saiba mais sobre o designer de banheiros e o que ele faz.

 

O que faz um designer de banheiros em Natal

Você sabia que o banheiro é um dos ambientes que mais valorizam um imóvel no mercado imobiliário? Para isso, ele precisa atender não apenas o quesito beleza, como também o quesito funcionalidade. Só isso já justifica a contratação de um designer de banheiros na hora de construir ou reformar a casa ou o apartamento.

Um ambiente essencial em qualquer imóvel, o banheiro apresenta condições especiais de temperatura e umidade, cujo controle deve ser eficiente, inclusive no que diz respeito a impedir que ambientes contíguos sejam afetados por infiltrações, mofo, fungos ou bactérias. Outra particularidade de um banheiro é que ele exige instalações hidráulicas e elétricas particulares, que precisam ser muito bem localizadas e coordenadas.

É aí que entra o designer de banheiros, um profissional que está capacitado a desenvolver e executar projetos para esse ambiente de modo a harmonizar e coordenar todas as suas condições, corrigindo o que for preciso. Além de conhecimentos sólidos de design de interiores, o designer de banheiros também conhece a fundo métodos construtivos e materiais, o que o habilita a realizar o planejamento e a construção de um banheiro de maneira ideal, evitando erros, gastos inesperados e problemas futuros. Geralmente, ele faz parte de uma empresa que oferece vários serviços especializados, inclusive o fornecimento de materiais e acessórios para banheiro. Em Natal, cujo mercado é pequeno, essa especialização provavelmente é oferecida por profissionais que se identificam como designers de interiores ou arquitetos de interiores. 

 

Elementos essenciais em um banheiro em Natal

O banheiro, como vimos, precisa conciliar fatalmente a beleza e a funcionalidade, o que implica também em buscar a modernidade das instalações. Além disso, a cada novo empreendimento imobiliário, o banheiro tem cada vez mais apresentado um problema difícil de contornar: a falta de espaço. O designer de banheiros é o profissional que busca tirar o melhor partido das condições existentes, otimizando o espaço disponível e tornando-o ainda bonito e fácil de limpar. É preciso lembrar ainda que, no quesito beleza, o banheiro deve se harmonizar com o estilo do restante da casa.

Um banheiro perfeitamente projetado deve apresentar determinados elementos. Um deles é o box para a área do banho, que vai manter o ambiente seco e livre da umidade. Ele também otimiza o espaço e confere estilo a ele, de acordo com o material escolhido.

As louças sanitárias, por sua vez, unem funcionalidade com estética: o vaso sanitário, a cuba da pia e os metais são elementos que definem o design do banheiro, portanto é importante a escolha entre modelos e cores, assim como ter ideia das novidades e tendências, algo que o designer de banheiros seguramente tem e pode partilhar com o cliente.   

Outro objeto que marca o design do banheiro é o espelho, que pode cobrir toda a parede acima da bancada da pia, aumentando a sensação de amplitude, ou se apresentar em molduras decorativas em vários formatos e estilos. Complementando o espelho, deve-se dar atenção à iluminação, que deve ter ao mesmo tempo função decorativa e funcional, de modo a garantir o conforto visual no ambiente.

Revestimentos de paredes e pisos exigem uma escolha criteriosa que os harmonize entre si, tanto em termos de cor quanto de textura, devendo-se evitar excessos de todo tipo para não criar poluição visual.

Por fim, a marcenaria, que é parte fundamental do projeto realizado por um designer de banheiros, se refere ao gabinete ou armário que organizarão os produtos de higiene pessoal e outros itens que não devem ficar à mostra. A marcenaria planejada permite encontrar soluções que otimizem o espaço do banheiro, como também facilitem a circulação no ambiente.

É bom lembrar que o designer de banheiros também vai apresentar soluções de disposição dos elementos em conformidade com as particularidades de cada espaço.

Em Natal, é provável que o banheiro precise ser bem arejado para evitar mofo, fungos e bactérias causados pela elevada umidade do ar. O designer de banheiros certamente será capaz de avaliar as condições específicas de cada ambiente e propor soluções eficientes.

 

Quais os custos para reformar ou construir um banheiro em Natal

Como em qualquer outro lugar, a construção ou reforma de um banheiro depende do tamanho pretendido ou existente (metro quadrado), assim como da quantidade e qualidade dos materiais a ser utilizados. O custo da mão de obra também depende da quantidade de profissionais exigidos e também da qualidade dessa mão de obra. Além disso, há o custo do projeto realizado pelo designer de banheiros, que pode ser cobrado por metro quadrado ou por projeto fechado. Se ele também acompanhar a execução da obra, o custo aumenta, assim como se ele tiver boa reputação no mercado.

 

Como encontrar um designer de banheiros em Natal

Uma possibilidade bem fácil e rápida é buscar por este ou qualquer outro profissional aqui no diretório da homify.  Além disso, a capital do Rio Grande do Norte é pequena, portanto a indicação de familiares, amigos e conhecidos pode ser uma maneira fácil de encontrar um designer de interiores ou um designer de banheiros na cidade.