Designers de banheiro - Curitiba: Encontre os melhores profissionais | homify

0 Designers de banheiro em Curitiba

Cidade
A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Designers de banheiro em Curitiba

A capital do Estado do Paraná, Curitiba, é nacional e internacionalmente conhecida por sua qualidade de vida e por suas soluções urbanísticas inovadoras e sustentáveis, assim como se orgulha da sua riqueza cultural e artística É uma cidade antenada com a modernidade em que muitas pessoas buscam o melhor quando o que está em pauta é o bem viver. Assim, essas mesmas pessoas, quando estão às voltas com a construção ou a reforma de um imóvel, se atentam aos detalhes e muitas vezes se abrem à orientação de profissionais altamente especializados, como o designer de banheiros.  Você já ouviu falar dele?

 

Quais profissionais podem ser designers de banheiro em Curitiba? Onde encontrá-los?

O design de banheiro é, na verdade, uma especialização que pode ser exercida por arquitetos, arquitetos de interiores e designers de interiores em qualquer lugar do Brasil. A necessidade da especialização decorre da complexidade da construção ou reforma do banheiro como ambiente. Ele envolve, antes de tudo, condições delicadas e constantes como a umidade e o calor, que causam impactos não apenas no ambiente do banheiro, mas também em ambientes adjacentes.

Esse profissional também é indicado quando se deseja dar uma atenção especial ao banheiro na apresentação funcional e estética do imóvel, que costuma ser valorizado no mercado pelo bom estado e apresentação desse ambiente. Nesse sentido, o designer de banheiros pode desenvolver um projeto exclusivo e sugerir, por exemplo, aplicação de gesso no forro e soluções de luminotécnica, além de propor materiais e acabamentos para piso, paredes e box, tipo e tamanho de espelho, design de louças sanitárias (cuba e vaso sanitário) e metais, marcenaria para gabinete da pia. Ele também conhece e leva ao conhecimento do cliente as mais recentes tendências em design de banheiros.

O designer de banheiros muitas vezes trabalha em uma empresa que oferece vários serviços especializados e fornece os mais variados materiais e acessórios para banheiro. Seus conhecimentos e experiência profissional o capacitam a construir ou reformar um banheiro de qualidade, no qual não haja espaço para problemas futuros que acarretariam gastos indesejados.

Em Curitiba, existem cursos muitos prestigiados que formam arquitetos e designers de interiores, alguns dos quais têm se voltado a especializações como o design de banheiros. Para encontrá-los, basta fazer uma busca no diretório da homify. O site da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD) também dispõe de um mecanismo de busca de profissionais por Estado.

 

O que faz o designer de banheiros em Curitiba?

 

O designer de banheiro é responsável, em primeiro lugar, por manter sob controle as condições que possam propiciar a deterioração do ambiente, como a umidade e o calor. Isso é básico para um designer de banheiros em qualquer lugar, mas é importante notar que, em uma cidade como Curitiba, em que chove bastante praticamente o ano inteiro, o banheiro costuma ser um ambiente muitas vezes inóspito, já que é difícil de manter livre de umidade. Uma atenção especial, portanto, é esperada do profissional que trabalha nessa cidade.

Em seguida, o designer de banheiros, não importando agora onde ele esteja, busca otimizar o espaço do banheiro, cada vez menor nas novas edificações, com mobiliário planejado e louças na medida certa. Por fim, a funcionalidade deve ser acompanhada de valor estético, o que exige do profissional uma formação capaz de qualificá-lo a definir e criar um estilo apropriado para esse ambiente, baseado naturalmente nos desejos e na personalidade do cliente.

 

O que o designer de banheiros não pode deixar faltar em um projeto?

Um designer de banheiros bem qualificado sabe que existem elementos imprescindíveis no projeto de construção ou reforma de um ambiente único como esse. 

  1. O primeiro deles é o box, que vai garantir que a área molhada e umidade fiquem restritas ao setor do banho. O box, além de ter essa função prática e de otimizar o espaço, também tem função decorativa, o que torna importante o tipo de material escolhido para ele.
  2. As louças sanitárias são outros elementos que exigem atenção, tanto no aspecto funcional quanto no estético. Um bom designer de banheiros vai procurar escolher louças que sejam eficientes (e mesmo sustentáveis) e apresentem um design bonito e coerente com o estilo desejado pelo cliente. No que se refere ao design, os metais têm um papel importantíssimo, o que torna um especialista ainda mais útil e bem-vindo. Afinal, ele está sempre atualizado quando aos novos lançamentos e tendências, sendo o profissional certo para propor um projeto de banheiro que alie funcionalidade à estética.
  3. Os revestimentos para piso e paredes de um banheiro também precisam ser criteriosamente escolhidos, levando em conta aspectos fundamentais como cor e textura. O designer de banheiros geralmente busca a harmonização entre duas diferentes texturas, uma para a área interna do box e outra para a área de circulação do ambiente. 
  4. Por sua vez, o espelho – essencial em um banheiro – também pode revestir inteiramente a parede acima do gabinete da pia, o que é indicado para aumentar a sensação de amplitude em banheiros pequenos, ou apresentar outras formas, como peças emolduradas com formas redondas, ovais ou quadradas em lavabos, por exemplo.
  5. A marcenaria tem, igualmente, grande importância tanto em termos funcionais quanto estéticos. O gabinete ou o armário de banheiro planejado ajuda a otimizar o ambiente, especialmente aqueles pequenos ou fora de padrão, ao mesmo tempo que organiza os mais diferentes itens de higiene pessoal, geralmente longe da vista de todos. As especificidades estéticas desse mobiliário também complementam o design das louças sanitárias, em especial a cuba, que também deve ser harmonizada com o material escolhido para a bancada.
  6. Por fim, a iluminação do banheiro também exige conhecimentos específicos, uma vez que ela vai atender condições particulares, como a necessidade de conforto visual na hora de fazer a maquiagem ou a barba.

É preciso salientar que o designer de banheiros também está atento a muitos outros detalhes referentes tanto à construção desse ambiente, quanto à decoração dele, como por exemplo as distâncias mínimas para circulação, a disposição dos elementos no espaço ou a paleta de cores a utilizar nele, sempre em acordo com o estilo eleito pelo cliente.