Designers de banheiro - Caxias Do Sul: Encontre os melhores profissionais | homify

0 Designers de banheiro

Cidade
A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Designers de banheiros em Caxias do Sul

Cidade mais importante da Serra Gaúcha, Caxias do Sul é também, com uma população de 413.890 habitantes (dados de 2009), a segunda mais populosa do estado do Rio Grande do Sul, atrás apenas da capital, Porto Alegre.

A região, que originalmente era povoada por índios caingangues, foi colonizada no fim do século XIX por imigrantes europeus, na maioria italianos, que levaram ao estabelecimento de uma cidade muito próspera com uma economia baseada na produção agropecuária, da qual se destacam até hoje a uva e o vinho. A economia local, que se ampliou para o comércio e a indústria com a crescente urbanização, também trouxe e fixou gente de outras partes do Brasil e do mundo. Atualmente, Caxias do Sul apresenta índices elevados de desenvolvimento humano e econômico, assim como uma vida cultural e artística expressiva nas mais diversas manifestações.

Em termos ambientais, a cidade apresenta cerca de 17,32 m² de área verde para cada habitante e conta com 46 praças, parques e áreas de preservação ambiental. Embora se localize na Mata Atlântica, a mata de araucária que caracteriza a região tem se reduzido fortemente por causa da expansão urbana. Já o clima oceânico produz verões relativamente quentes e invernos relativamente frios, com a ocorrência de chuvas distribuídas regularmente ao longo do ano.

A ausência de uma estação seca significa que os projetos arquitetônicos para construção ou reforma de imóveis em Caxias do Sul precisam considerar condições ambientais e climáticas que ensejam a permanente umidade, o calor, o frio e o decorrente aparecimento de mofo, fungos, bactérias e infiltrações nas estruturas. Isso é especialmente verdadeiro na construção ou reforma de banheiros, ambientes complexos que são a área de especialidade do profissional denominado designer de banheiros.

 

Quem é o designer de banheiros

O banheiro é um dos ambientes mais complexos na construção ou reforma de um imóvel, uma vez que ele exige simultaneamente instalações elétricas e hidráulicas, precisa conciliar obrigatoriamente funcionalidade e estética e apresentar soluções para diversos problemas, como a otimização de espaços reduzidos e o controle de condições ambientais e climáticas, das quais a umidade, o calor e o frio são freqüentes.

Essa complexidade que o banheiro apresenta ensejou o surgimento de uma determinada especialização arquitetônica ou de design de interiores: o design de banheiros. Ela pode ser exercida por arquitetos, arquitetos de interiores e designers de interiores em todo o Brasil, geralmente após uma formação especializada. Muitos desses profissionais especializados se denominam designers de banheiros.

Muitas vezes, o designer de banheiros costuma ser contratado por clientes que querem que o ambiente tenha uma apresentação funcional e estética que valorize o imóvel na hora da venda ou locação. Nesse caso, o profissional pode desenvolver um projeto com sugestões como soluções de luminotécnica, seleção de materiais e acabamentos para piso e paredes, design de metais e louças sanitárias e criação de marcenaria, entre outros elementos. Nessas escolhas, ele também vai considerar as tendências de design de banheiros e os novos lançamentos do setor, de modo a apresentar ao cliente o melhor dentro do orçamento fixado.

O designer de banheiros pode trabalhar tanto como profissional autônomo, como ser parte da equipe de profissionais de uma empresa especializada em serviços de arquitetura, arquitetura de interiores, design de interiores e/ou decoração. A formação técnica ou superior desse profissional o habilita a construir e reformar banheiros com segurança e qualidade, prevenindo qualquer problema estrutural e gastos desnecessários. 

 

O que faz o designer de banheiros em Caxias do Sul

A atuação de um designer de banheiros envolve duas questões fundamentais: a funcionalidade e a estética. A primeira é a responsabilidade mais imediata do profissional, que deve manter sobre controle quaisquer condições que deteriorem o ambiente, como umidade e calor. Em Caxias do Sul, a ocorrência de chuvas é elevada durante todo o ano, o que impõe ao designer de banheiros a necessidade de controlar permanentemente a umidade e suas conseqüências, como mofo, fungos e bactérias.

A temperatura média anual, em torno de 17°C, também pode, por sua vez, tornar o banheiro um lugar bastante frio, especialmente porque esse ambiente geralmente utiliza revestimentos frios para as paredes e o piso. Nesse caso, o profissional deve buscar alternativas de conforto térmico que tornem o banheiro mais agradável, como por exemplo bancadas de madeira para a pia (desde que a umidade seja controlada) e tetos rebaixados. As particularidades ambientais e climáticas de Caxias do Sul são um dos motivos mais importantes para a contratação de um designer de banheiros local, o qual certamente vai considerá-las, assim como as condições estruturais, na elaboração de um projeto.

Uma vez considerada a funcionalidade do banheiro, o profissional especializado nesse ambiente costuma dar atenção à otimização do espaço, o qual vem diminuindo nos novos empreendimentos imobiliários. Por fim, ele vai coloca em foco o valor estético do banheiro, criando um projeto que contemple as necessidades e desejos do cliente e estabeleça um estilo em harmonia com o estilo dominante na casa.

 

O que é essencial em um projeto de banheiro

Um ambiente único como o banheiro necessita de vários elementos imprescindíveis para a sua funcionalidade, sempre combinada com a dimensão estética, uma vez que um projeto de design de banheiros, realizado de forma eficiente e harmoniosa por um especialista qualificado e competente, resulta na valorização do imóvel como um todo na hora de vender ou alugar.

Entre esses elementos, podemos começar com o box, o qual restringe a área molhada ao seu interior e, ao mesmo tempo, apresenta função decorativa a partir da escolha do material com que é fabricado, sendo o mais comum e elegante o vidro, que também permite a passagem da iluminação natural que entra pela janela, geralmente localizada na área do box.

Em seguida, as louças sanitárias, como o vaso sanitário e a cuba da pia, merecem atenção pois, além da evidente funcionalidade que delas se espera (inclusive em termos de sustentabilidade), o seu aspecto estético – enfim, o seu design – é de grande importância na definição de um estilo para o ambiente. 

Em termos de design, um elemento fundamental que acompanha as louças sanitárias são os metais, eles também essenciais para se criar um estilo para o banheiro. Nesse sentido, os serviços do designer de banheiros são ainda mais desejáveis na medida que ele está sempre atualizado sobre as tendências e novos lançamentos para esse ambiente, podendo realmente propor um projeto inovador e original que alie perfeitamente a funcionalidade com a estética. 

Já os revestimentos para pisos e paredes impõem critérios incontornáveis como cor, textura, estampas e padrões. Cabe ao bom designer de banheiros a perfeita harmonização desses aspectos a partir de conhecimentos sólidos, como por exemplo harmonizar o ambiente com no máximo duas texturas diferentes, uma para dentro do box e outra para a área de circulação do espaço. 

Outro elemento que nunca pode faltar em um banheiro é o espelho. A sua escolha deve ser motivada por duas razões, uma funcional e outra estética. A primeira decorre da sua capacidade de proporcionar uma sensação de amplitude ao ambiente, o que é ainda mais necessário em banheiros pequenos. Já a segunda se refere aos efeitos decorativos que um espelho pode criar, como por exemplo aquele moderno que vem de se revestir toda a parede em que se encontra a bancada da pia ou, então, outro mais clássico ou em qualquer outro estilo que pode se apresentar com a presença de espelhos em tamanhos menores em formatos variados, como o redondo, o oval e o quadrado, uma opção comum em lavabos.

Em qualquer banheiro, mas especialmente nos de tamanho reduzido, a marcenaria faz toda a diferença no que se refere a incorporar soluções funcionais e estéticas. O gabinete ou armário planejado para o banheiro otimiza o espaço, o que é crucial nos ambientes pequenos ou fora de padrão. Ele também organiza os artigos de higiene pessoal de maneira discreta, o que concorre para uma apresentação mais limpa e elegante do espaço. A marcenaria costuma complementar esteticamente o design de louças sanitárias e metais, especialmente no que se trata do material escolhido para a bancada da pia, como granito e mármore, entre outros.

Por fim, a iluminação do banheiro exige conhecimentos específicos, uma vez que ela precisa atender a condições particulares, como o conforto visual necessário em atividades de higiene e beleza diante do espelho. Cabe ao designer de banheiros a elaboração de um projeto de iluminação ou a escolha de um profissional especializado em iluminação para fazê-lo.

O designer de banheiros também se atenta a muitos outros detalhes referentes à construção, á reforma e à decoração de um banheiro, como por exemplo as distâncias mínimas para circulação, a disposição dos elementos no espaço existente ou a paleta de cores a ser utilizada no ambiente a partir da definição de um estilo. 

 

Quanto custa contratar um designer de banheiros em Caxias do Sul

Não há muita diferença de custos na contratação de um designer de banheiros em Caxias do Sul ou outra cidade brasileira porque eles dependem de fatores próprios de cada projeto, como por exemplo o tamanho pretendido ou existente em metros quadrados e a quantidade e qualidade dos materiais escolhidos para a realização da obra, entre outros. Como os materiais, a mão de obra é um custo à parte daquele relativo aos serviços do designer de interiores, dependendo também da qualidade e da quantidade de profissionais necessários Para a execução do projeto.

Os custos específicos do designer de banheiros dizem respeito ao desenvolvimento do projeto, sendo geralmente cobrado por metro quadrado ou por projeto fechado. Na composição desses valores entram também fatores relacionados ao capital de conhecimento e experiência do profissional como a especialização em banheiros e a reputação como tal.

 

Como encontrar designers de banheiros em Caxias do Sul

A maneira mais fácil e rápida de se encontrar um designer de banheiros em Caxias do Sul é utilizar o diretório de profissionais da homify, que apresenta filtro por cidade. O site da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD) também conta com um mecanismo de busca por estado, mas não diferencia aqueles profissionais que se especializaram em design de banheiros. Por fim, a propaganda boca a boca costuma ser eficiente, já que familiares, amigos e conhecidos podem ter indicações de bons profissionais especialistas em banheiros com os quais já trabalharam ou estão trabalhando em um projeto de imóvel em construção ou reforma.