Encontre os melhores Designers de banheiro | homify

542 Designers de banheiro

Cidade

Tudo sobre Designers de Banheiro

 Na área da arquitetura e design de interiores há muitas ramificações a serem exploradas. Por isso que tantos profissionais graduados em arquitetura afunilam seus estudos para áreas mais específicas, como é o caso do designer de banheiro.

Esse profissional costuma ser um arquiteto ou designer de interiores que trabalha em um escritório do ramo e dedica-se especificamente ao planejamento de banheiros. Há também lojas especializadas em materiais para revestimento, louças e móveis somente para esse cômodo da casa, que contam com o suporte desse profissional.

Por que devo contratar um designer de banheiro?

Você pode pensar que, se vai contratar um arquiteto para projetar e construir a sua casa, não precisa de um designer de banheiro, já que o arquiteto também entende sobre o assunto. De fato, nem sempre é uma necessidade, mas se você quiser apenas reformar o seu banheiro, vai ter grandes vantagens em contar com um profissional especializado.

Os designers de banheiro podem ser contratados para participar de um projeto de construção ou para fazer a reforma ou renovação de um ou mais banheiros da casa. Como são focados nesse cômodo, eles já possuem uma vasta lista de melhores lojas onde comprar os materiais. Também, vão disponibilizar um leque muito maior de estilos de décor, móveis, louças, metais e todos os detalhes que envolvem o design de banheiros.

O que devo saber antes de contratar um designer de banheiro?

A necessidade de contratar um designer de banheiro se dá quando você percebe que o seu banheiro necessita de reforma ou remodelação e simplesmente não sabe por onde começar. Sendo assim, antes de entrar em contato com um dos designers de banheiro disponíveis aqui na homify, responda algumas questões a si mesmo, anotando para repassar ao profissional:

  • Quais são as medidas do banheiro?
  • Ele está localizado perto de quais cômodos da casa?
  • Tem algum problema estrutural a ser resolvido, tipo infiltração ou instalações com falhas?
  • O que o motivou a necessitar de uma reforma ou remodelação no banheiro?
  • Qual estilo de decoração você gostaria de ter no seu banheiro? Por exemplo, moderno, clássico, rústico, escandinavo)

Essas questões são importantes para que, quando você entrar em contato com o profissional, ele tenha uma ideia do que você espera do serviço. Não precisa decidir exatamente o estilo de decoração que você deseja antes de falar com o profissional. Depois de fazer uma visita ao local, o designer de banheiros vai ajudá-lo com dicas e sugestões, levando em consideração outros fatores que ele, como especialista e experiente no assunto, sabe melhor do que você.

O que abrange o trabalho do designer de banheiro?

Pelo fato de que um designer de banheiro é formado em arquitetura ou em design de interiores, ele pode fazer todo tipo de alteração no seu banheiro. Esse profissional está apto a alterar todo o layout do ambiente, melhorar a iluminação, incluir gesso, trocar revestimentos do piso, do teto e das paredes, desenhar ou escolher os móveis, louças e metais.

Ele também pode propor alterações na estrutura, quando o projeto apontar essa possibilidade e quando houver a necessidade. Quando você entrar em contato com alguns profissionais para solicitar orçamentos, vai saber o que cada um deles oferece e, assim, levar esse fator em consideração na hora de fechar negócio.

Quanto custa o serviço de um designer de banheiro?

Falar sobre custos é uma questão delicada, pois é muito variável. Vai depender se o profissional trabalha dentro de uma empresa com uma equipe e outros serviços ou se atua por conta própria. Mas é interessante saber que, na maior parte das vezes, o preço do serviço é determinado por metro quadrado a ser desenvolvido e conforme a tabela de base por região determinada pela Associação Brasileira de Designers de Interiores.

Há profissionais que cobram por projeto, considerando o tempo que vão levar para fazê-lo, adicionando os gastos que vão ter com o deslocamento ao local da obra e o pró-labore. Mas tenha em atenção que esses custos não incluem todo o material que será comprado para colocar o projeto em prática, nem a mão de obra.

Dependendo da complexidade do que você pretende realizar no seu banheiro, pode até contratar uma consultoria online, na qual o profissional vai solicitar informações sobre o ambiente e fazer um projeto detalhado para que você coloque em prática.

Sendo assim, com o projeto em mãos, você mesmo irá contratar os serviços necessários, como um gesseiro, azulejista, pintor, eletricista e afins. Essa é uma forma de economizar, visto que o profissional não vai visitar o local da obra, e também caso queira contratar um designer de banheiro que não tenha escritório na sua cidade.

Quais tipos de materiais se utilizar no design de banheiros?

Se você fizer um rápido tour pelas abas revista ou espaços da homify, vai perceber que são incontáveis os modelos de banheiros que podem ser criados. A escolha de todos os materiais vai depender do estilo de decoração que você quer, também do orçamento que você tem disponível e dos tipos de alterações que pretende fazer.

  • Revestimentos: se for mudar as paredes, o piso e o teto, as opções de revestimentos variam entre aplicação do efeito cimento queimado, pintura comum, papel de parede especial para áreas molhadas, azulejos, madeira e pedras naturais, como mármore e granito.
  • Louças: as louças são basicamente a cuba e o vaso sanitário, as peças feitas em cerâmica. Não precisam ser desse material, mas ainda é o tipo mais comum, agora dividindo espaço com as cubas de pedras naturais, como mármore, que são muito solicitadas.
  • Metais: para que o banheiro tenha um acabamento perfeito, a escolha dos metais é essencial, pois participa do conceito. Torneiras simples, misturadores, ganchos penduradores, chuveirinho e chuveiro entram na lista.
  • Iluminação: ao observar bons projetos de design de interiores, você percebe que a iluminação também é planejada. Lustres, arandelas, plafons, spots, abajures e fitas de LED podem compor a nova iluminação do banheiro.
  • Marcenaria: móveis de marcenaria são muito utilizados em banheiros, tanto quanto em outros cômodos da casa, porque são adaptáveis a todos os formatos e tamanhos de banheiro, além de combinarem com todos os estilos de decoração.

Pesquise aqui na homify exemplos de lindos banheiros para todos os gostos e estilos. Descubra o trabalho dos designers de banheiro mais perto de você para entrar em contato e solicitar um orçamento.

Buscar imagens relacionadas