Carpinteiros - Sao Paulo: Encontre os melhores profissionais | homify

0 Carpinteiros em São Paulo

Cidade
A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.


Se você já se deparou com belos móveis ou estruturas de madeira, com certeza parou para pensar como poderia fazer algo parecido para a sua casa. Essa é apenas uma das atribuições de um bom carpinteiro.

Esse tipo de profissional domina técnicas de construção que desenvolvem os mais diferentes tipos de soluções para a decoração, construção civil e naval.

Mesmo com todo o desenvolvimento tecnológico, o carpinteiro é um profissional indispensável até mesmo para as estruturas urbanas de grandes cidades, como São Paulo. Seus projetos utilizando a madeira como elemento principal garantem durabilidade, eficiência e excelente custo x benefício.

Valorizados, eles trazem a elegância da madeira em meio a vastidão de estruturas em concreto e aço. Seus trabalhos são comumente encontrados em parques, prédios públicos e projetos comerciais refinados, sendo capazes de valorizar completamente um determinado espaço. 

Por que contratar um carpinteiro em São Paulo

Projetos como escadas de madeiras, conjuntos de móveis, cozinhas planejadas e outras soluções com madeira são vastamente encontradas em São Paulo. Milhares de carpinteiros na cidade oferecem seus serviços, sendo os melhores deles aqui, na homify. 

São Paulo é reconhecidamente uma cidade que vive praticamente 4 estações do ano em um só dia. A mudança climática entre sol e chuva é constante, o que pede cuidados com o tipo de decoração escolhido. 

Os móveis de madeira são excelentes opções para somar elegância e resistência às intempéries paulistanas. Desde que as peças de madeira recebam o tratamento adequado para a impermeabilização e contra cupins, a possibilidade de aproveitar o trabalho de bons carpinteiros, repassando de geração para geração na mesma família, é muito interessante. 

Além disso, a cidade traz grandes variações quanto ao tipo de moradia. Se alguns vivem muito bem em grandes casarões, outros tantos precisam recorrer aos apartamentos cada vez menores para garantir mais proximidade ao trabalho. E para ambos os tipos de moradias, um projeto de marcenaria realizado por um carpinteiro, é fundamental. 

Além disso, a cidade conta com uma grande oferta de profissionais especializados, o que garante uma escolha assertiva para que o projeto tão desejado seja realizado em cada detalhe. 

Mas, afinal, o que um carpinteiro faz

O carpinteiro é um dos profissionais mais antigos da civilização humana. Esse trabalhador estava presente na construção e desenvolvimento de grandes cidades, sendo citado em contextos históricos, como na Bíblia ou em situações curiosas,como a construção do Cavalo de Tróia.

São profissionais versáteis que trabalham com a madeira em estado bruto, o que demanda grande esforço físico e necessidade de grandes espaços para o trabalho.

Entre os conhecimentos necessários para um carpinteiro, estão estudos sobre geometria e grande habilidade no desenho e adaptação de peças em madeira maciça.

A partir de um bom planejamento e uso das ferramentas necessárias, os carpinteiros conseguem construir grandes estruturas, como telhados, móveis, escadas, sótãos, porões, forros e outros tipos. Além disso, os carpinteiros especializados em construção naval destacam-se pela estrutura de grandes embarcações. Nas culturas de conquistadores, como os vikings e portugueses, esses eram profissionais altamente valorizados pelos reinos.

A flexibilidade e o conhecimento técnico dos carpinteiros garantem que eles encontrem soluções criativas para as mais diferentes necessidades.

A formação de um carpinteiro está associada a cursos da construção civil, como técnico em edificações. A atuação em projetos específicos traz a especialização necessária para a qual esse profissional irá direcionar suas principais atividades.

Uma boa maneira de considerar a contratação de um bom carpinteiro é observando os detalhes de seus projetos, que trará evidências sobre o estilo empregado e as soluções desenvolvidas.

Qual a diferença entre carpinteiro e marceneiro

É comum que as pessoas confundam as atividades de um carpinteiro e de um marceneiro. Entender as diferenças entre os perfis é fundamental para alcançar de fato o tipo de projeto que você deseja.

O trabalho com a madeira em estado natural é o ponto de partida de um carpinteiro. Esse profissional pode talhar móveis, mas é muito mais recorrente que esteja envolvido em projetos de construção civil.

Já o marceneiro trabalha diretamente com a fabricação de móveis e restauração de peças de madeira. Atuando com soluções mais delicadas, o marceneiro traz projetos mais refinados e detalhados, o que traz associações diretas com projetos mais artesanais.

Considerando esse cuidado, o marceneiro também utiliza com maior frequência as madeiras consideradas nobres. 

Quais os principais tipos de madeiras para trabalhos de carpintaria em São Paulo

Entender os principais tipos de madeiras para trabalhos com carpintaria pode ser importante para questões como orçamentos e tipos de projeto. Abaixo, trouxemos as principais.

MDF: esse é um tipo de placa de fibra com densidade média e tem espessura que varia entre 3mm e 60 mm. O MDF é uma madeira considerada estável, já que é produzida a partir de placas com madeira e resina que são fixadas de maneira pressionada.

Versátil, absorve bem tintas, sendo uma ótima opção para acabamentos de móveis sob medida que demandar recortes específicos e criativos.

MDP: com média densidade, esse tipo de madeira é produzido principalmente com Eucalipto e Pinus. A produção do MDP é feita a partir das partículas de madeira e resina pressionadas por calor.

Comum para a construção de móveis, esse é um tipo de madeira que não resiste a tantos detalhes com recortes, como é o caso do MDF. Embora seja mais econômica, é também menos resistente, não sendo recomendado o seu uso em áreas externas.

Madeira compensada: esse é um tipo de madeira produzida a partir de entalhos com resina para junção das placas. Resistente às rachaduras, é um excelente material para ser utilizado em projetos de construção civil ou construção de móveis. A madeira compensada é principalmente utilizada em dois tipos: laminada para peças de uso em ambientes internos e sarrafeada para o uso na construção de peças para uso externo, como portas.

Aglomerado: esse tipo de madeira é produzido com restos de serragens colados com resina. É uma opção para a produção de peças mais econômicas e de qualidade inferior. Por esse motivo, não suporta pregos e não tem resistência à umidade. Pode ser utilizada pontualmente, mas não indicada para peças de uso contínuo.

Quanto custa um projeto de carpintaria em São Paulo

Um projeto de carpintaria pode variar seu preço conforme o tipo do trabalho. Da construção de móveis às estruturas de construção civil, os preços podem partir de R$ 450.

Em qualquer situação, as grandes demandas contam bastante para reduzir os preços. Quanto mais completo for o projeto, mais oportunidades de negociar.

Além disso, é importante contar com a consultoria desse tipo de profissional para questões sobre orçamento para materiais e até mesmo ferramentas.

Um ponto interessante ao se contratar um bom carpinteiro é o fato de que esse profissional se relaciona com marceneiros, construtores, arquitetos e até mesmo engenheiros. Com isso, há maior possibilidade de contar com uma equipe completa para realizar todo o projeto desejado. 

Vale a pena conferir nas páginas da homify os projetos desenvolvidos por nossos profissionais e encontrar a solução que melhor se enquadra na sua necessidade. É rápido, fácil e o orçamento pode ser online.