Carpinteiros - Sao Luis: Encontre os melhores profissionais | homify

0 Carpinteiros em São Luís

Cidade
A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Carpinteiros em São Luís

A carpintaria é uma profissão mais antiga do que a cidade de São Luís, capital do Maranhão. Quando foi colonizada e fundada pelos franceses, em 1612, esse tipo de mão de obra tornou-se essencial para que toda a cidade fosse construída e assim é até os dias de hoje. Mesmo com diferentes tecnologias e matérias-primas para construir, o serviço dos carpinteiros em São Luís continua sendo muito requisitado. Você sabe para quais atividades pode contar com esse profissional? Veja a seguir.

O que fazem os carpinteiros em São Luís?

O serviço de carpintaria consiste em lidar com a madeira em seu estado bruto e maciço. Os carpinteiros em São Luís utilizam as madeiras que atualmente são permitidas pelo IBAMA, já que na cidade existe parte da flora Amazônica que precisa ser protegida para que se mantenha preservada. Então, eles utilizam das madeiras autorizadas para realizar a montagem de estruturas para construções, sejam civis ou navais.

As estruturas em madeira necessárias para uma construção começam na fundação, depois nas caixarias que vão receber a laje, também na montagem de todo o telhado. Os carpinteiros podem, ainda, ser responsáveis pela instalação de assoalho, escadarias de madeira, decks, esquadrias, portas e janelas e tudo mais que necessitar de madeira na edificação.

Quanto aos móveis, quando são feitos de madeira e sob medida, geralmente ficam a cargo do marceneiro, que também trabalha com a madeira, porém, em um serviço mais artesanal e detalhado. Há carpinteiros nessa profissão, mas geralmente um profissional escolhe atuar com uma coisa ou outra.

Como contratar carpinteiros em São Luís?

Como viu, você pode contratar carpinteiros em São Luís para serviços de construção ou reforma envolvendo o uso de madeira bruta ou maciça. Geralmente contrata-se um profissional autônomo para serviços de menor porte, o que nesse caso pode tornar a pesquisa por carpinteiros um pouco mais difícil, já que necessita falar direto com o profissional que nem sempre possui uma oficina.

Nesse caso, a melhor forma de encontrar carpinteiros em São Luís é pesquisando em plataformas especializadas, como aqui na homify. Você chegou à página certa, com a listagem de perfis de profissionais relacionada acima, agora só precisa fazer bom uso dela. Comece visitando os perfis para conhecer o que cada carpinteiro oferece e ver fotos de trabalhos já realizados.

Depois, pela mesma página do perfil, envie uma mensagem solicitando um orçamento, sendo o mais detalhista possível quanto ao serviço que pretende contratar. Faça isso com mais de três profissionais para que tenha vários orçamentos a analisar antes de fechar com algum deles. Aproveite para fazer o mesmo com outros serviços que possa vir a precisar, como de eletricista, encanador, pintor, colocador de piso, paisagista, designer de interiores e muitos outros.

Quanto custa para construir em São Luís?

Se você pretende contratar um carpinteiro em São Luís porque vai começar a construção de uma casa, é interessante aproveitar para ter uma ideia do custo para a construção. Claro, tudo vai depender da região onde mora e do padrão do projeto.

Mas para fazer uma média, pode utilizar o cálculo feito pelo CUB/m2 que é o Custo Unitário Básico por estado, um indicador dos custos do setor da construção civil. Os principais custos considerados no CUB são dos materiais de construção e da mão de obra, já que esses são os principais gastos em uma obra.

Então, como funciona por estado, no caso do Maranhão os projetos residenciais até o início de 2019 custam entre R$ 1.300,00 e R$ 1.900,00 por metro quadrado, considerando desde o projeto de baixo padrão até o alto padrão.

Além desse custo, deve ainda considerar as taxas para obter o Alvará de Obra pela Prefeitura e, ainda antes disso, a contratação de um arquiteto para realizar o projeto que deve estar pronto antes da solicitação do Alvará.

Para saber qual é a documentação necessária para solicitar o Alvará, pesquise diretamente no site da Prefeitura de São Luís, na Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (SEMURH). Mas geralmente é o próprio arquiteto que realiza essa solicitação, então ele já sabe o que é necessário.

Tipos de madeira usados pelos carpinteiros em São Luís

Mesmo que você conte com um arquiteto para ser o gerente da sua obra, que vai ficar de olho em cada detalhe, é bom ter conhecimento de como funcionam os serviços de mão de obra para ter certeza de que o trabalho está sendo realizado corretamente.

No caso da parte de carpintaria, a escolha da madeira que será utilizada na sua obra é muito importante, principalmente onde ela vai ser fixada de modo permanente, como por exemplo no telhado.

O primeiro ponto a analisar é a durabilidade e a resistência da madeira, além da procedência. Deve ser uma madeira de alta qualidade, de reflorestamento ou nativa, que seja legalizada pelo IBAMA. Essa madeira deverá conter um Documento de Origem Florestal (DOF).

Se a madeira também tiver outros certificados além desse, saiba que não são obrigatórios, porém é um sinal de que a empresa realmente se preocupa com essa questão da sustentabilidade e em oferecer um produto de alta qualidade. Assim você atua dentro da lei, ajuda a proteger a mata nativa da cidade e garante a qualidade das estruturas do seu projeto.

Para as estruturas fixas é essencial que a madeira seja resistente ao ataque de cupins e fungos. Já para as etapas de madeiramento provisório, como formas, passarelas e bandejas de proteção, pode ser uma madeira mais barata, porém igualmente legalizada, assim você economiza sem colocar sua obra em risco.

O que você vai perceber na hora de escolher as madeiras é que as certificadas são mais caras do que as ilegais. Porém, vai ficar a critério da sua consciência prezar pelo cuidado com o meio ambiente e também pela qualidade do resultado final da sua obra, que pode ficar comprometida ao utilizar uma madeira que foi extraída de forma ilegal. Mesmo sendo uma madeira de lei, com boa resistência, se for ilegal, você não vai ter a certeza de que ela recebeu os mesmos cuidados que a madeira legalizada até o momento da sua compra.

Com todos esses cuidados em mente, agora só precisa começar a sua busca pelos profissionais ideais para fazer o seu projeto sair do papel. Boa obra!