Carpinteiros - Rio De Janeiro: Encontre os melhores profissionais | homify

1 Carpinteiros em Rio de Janeiro

Cidade

Carpinteiros no Rio de Janeiro

 O Rio de Janeiro é uma das cidades mais antigas do Brasil, o que também a faz berço dos primeiros marceneiros a trabalhar na construção da cidade. O trabalho árduo desses profissionais valeu cada gota de suor, em parceria com os engenheiros, arquitetos e demais profissionais da construção civil. No ano de 2018, com mais de 6,5 milhões de habitantes, o Rio foi eleito pela UNESCO como a primeira Capital Mundial da Arquitetura.

A carpintaria foi uma das primeiras profissões do Brasil, mas também é uma das profissões mais antigas que o homem conhece, pois a madeira é uma das matérias-primas também mais antigas utilizadas pelo homem para construir de tudo. Casas, ferramentas, móveis, cercas, embarcações e instrumentos musicais são só alguns exemplos. Mesmo com as novas tecnologias que permitem acelerar o trabalho com a madeira, o serviço do carpinteiro ainda é indispensável.  

Em uma obra civil ou naval a função do carpinteiro é tratar do madeiramento, ou seja, todas as partes da estrutura que envolverem madeira bruta. Esse profissional também pode criar outros tipos de peças, como ferramentas ou móveis rústicos que são feitos a partir da madeira bruta ou maciça.

Diferença entre carpinteiro e marceneiro

Muitas pessoas confundem as profissões carpinteiro e marceneiro, pois os dois profissionais trabalham com madeira. Mas existem diferenças pontuais para saber quando estiver construindo, reformando ou mesmo mobiliando e precisar de um desses serviços.

O marceneiro fabrica móveis e outros objetos para decoração, e também trabalha com a reparação e a conservação desse tipo de peça. Já o carpinteiro trabalha com a madeira maciça e natural, em especial para a construção naval e civil. Então essa é a grande diferença entre cada profissional. As peças do marceneiro são mais artesanais e o serviço é mais delicado. As peças do carpinteiro são mais robustas, com base em cálculos e estruturas.

Como contratar um carpinteiro em Rio de Janeiro?

Quando precisar contratar um carpinteiro, procure por profissionais ou empresas que tenham bastante experiência de mercado. Assim terá mais certeza de poder confiar no serviço. Afinal de contas, o trabalho dos carpinteiros em Rio de Janeiro tem muita oferta e procura, fazendo com que diversos profissionais autônomos trabalhem sem o devido conhecimento e prática na profissão. O resultado pode ser de uma obra com falhas estruturais com risco até mesmo de desabamento.

Em plataformas como a homify, por exemplo, você encontra os serviços de carpinteiros em Rio de Janeiro e pode visitar o perfil de cada profissional e empresa para conhecer melhor e entrar em contato. É uma maneira mais prática e rápida de encontrar o profissional que procura para construir, reformar ou remodelar a casa.

Sabendo onde procurar os carpinteiros no Rio de Janeiro, também é bom saber que o serviço do carpinteiro pode ser contratado de diferentes formas. Assim como vale para o pedreiro, o carpinteiro no Rio de Janeiro pode ser contratado por dia de serviço, por empreitada ou por etapa. Vai depender de qual é o seu plano de execução.

Se contratar por dia, o pagamento será calculado com base no dia trabalhado do profissional. Ou, se ele preferir, pode cobrar por hora. Se contratar por empreitada, quer dizer que vai ter um contrato para fazer a obra inteira. Nesse caso costuma-se cobrar considerando a metragem da obra multiplicado pelo valor do metro quadrado. Se quiser contratar por etapa, vai ter que combinar com o profissional quanto tempo vai levar para que ele calcule o preço.

O que o carpinteiro vai fazer na minha obra?

Quando estiver construindo uma casa, o carpinteiro vai ser um dos profissionais essenciais, junto com o pedreiro, o servente, o eletricista, o encanador e outros. A função dele é de ficar responsável pelas partes que envolvam madeira, fazendo os procedimentos de corte, armação, instalação e reparação nas estruturas.

Depois que a estrutura estiver pronta ele também pode trabalhar na confecção e instalação das esquadrias de portas e janelas, de varandas, alpendres, escadas ou mesmo da mobília. Para tudo isso ele também precisa saber ler o projeto técnico e compreender as indicações feitas pelo arquiteto.

Quanto custa para construir no Rio de Janeiro?

Quem vai construir uma casa ou mesmo fazer uma boa reforma, sempre se preocupa com o preço do metro quadrado da construção. Esse preço inclui os dois principais custos de uma obra, que são material de construção e mão de obra, incluindo o carpinteiro, além de outros serviços e custos com documentação.

O Rio de Janeiro é um dos estados em que o custo do metro quadrado para construir é alto, chegando perto dos R$ 1.400,00. Claro que essa é uma média, há muitas variáveis para considerar.

Devo contratar carpinteiro autônomo ou empreiteira no Rio de Janeiro?

O serviço do carpinteiro de obra pode ser contratado de uma empresa, geralmente uma empreiteira, ou do profissional autônomo, chamado de serviço terceirizado na obra. A escolha geralmente depende do porte da obra, pois quando é muito pequena e o serviço é relativamente rápido, pode sair mais em conta contratar um profissional autônomo.

Algumas pessoas ficam receosas de contratar os carpinteiros autônomos no Rio de Janeiro, pois infelizmente muitos bons profissionais pagam pelos maus, que trabalham sem responsabilidade e sem comprometimento com o cliente e os seus prazos. Porém, esses casos são exceção.

Uma das formas de não sofrer com os maus profissionais é contratar serviços com recomendação de pessoas confiáveis, que já testaram e aprovaram o serviço. Outra forma é buscar por carpinteiros em Rio de Janeiro aqui pela homify, onde os profissionais dedicam tempo para incluir informações aos clientes e levam a profissão a sério.

Quanto ao custo, o profissional autônomo tende a ser mais barato, pois geralmente a empreiteira é contratada para fazer o serviço completo, ficando responsável por tudo, então existe um custo extra de porcentagem em cerca de 20%. Mas se não necessitar de uma empresa para prestar todos os serviços da obra, pode sim confiar em bons profissionais autônomos, sejam pedreiros, carpinteiros ou outros. Basta pesquisar com atenção para encontrar os profissionais ideais.