Carpinteiros - Maceio: Encontre os melhores profissionais | homify

0 Carpinteiros em Maceió

Cidade
A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Tudo sobre Carpinteiros em Maceió

Desde quando foram dados os primeiros passos para a fundação de Maceió, em 1815, o trabalho dos profissionais da carpintaria tornou-se essencial e assim permanece até os dias atuais. A carpintaria é uma profissão muito mais antiga do que isso, aliás, mais antiga do que o Brasil, pois a madeira foi uma das primeiras matérias-primas utilizadas para todos os tipos possíveis de construções feitas pelo homem.

Mesmo hoje, com altas tecnologias à disposição para acelerar e aprimorar o trabalho com a madeira, os carpinteiros em Maceió continuam sendo insubstituíveis, tanto é que você está precisando de um serviço feito por eles também. Então, antes de começar a sua pesquisa pelos carpinteiros em Maceió, confira um pouco mais sobre essa profissão e o que esperar de um bom profissional.

Carpinteiro e marceneiro: qual é a diferença?

A marcenaria é considerada uma ramificação da carpintaria, pois também tem a madeira como matéria-prima para suas construções, porém as peças de marcenaria são elaboradas com mais detalhes, exigindo um serviço mais artesanal.

Enquanto o carpinteiro dedica-se ao trabalho com a madeira bruta e maciça na montagem de estruturas mais robustas, como o madeiramento de um telhado, a marcenaria cria móveis, peças de decoração e acabamentos feitos em madeira.   

Porém, há muitos carpinteiros que atuam em marcenarias na criação de móveis, então essas duas profissões caminham juntas, pois se complementam.

Para quais serviços posso contratar carpinteiros em Maceió?

Agora que sabe a diferença entre o serviço do carpinteiro e do marceneiro, fica mais fácil entender qual é o profissional ideal para o serviço que está precisando. Você pode contratar um carpinteiro quando estiver com o projeto executivo da sua casa pronto e for começar a obra, pois ele vai atuar desde o início, na fundação, até o final, na montagem do telhado, forros, escadas, portas, janelas, algumas vezes até na instalação de assoalhos, decks e pergolados, conforme as especializações de cada profissional.

Os carpinteiros em Maceió também podem ser contratados para fazer reformas, quando envolverem trabalho com madeira. São aptos a realizar vistorias, detectando peças de madeira infestadas por cupins, por exemplo, e que necessitam ser trocadas para a segurança de uma edificação. Quando houver qualquer tipo de reparo em partes de uma casa que sejam feitas com madeira, pode contar com o serviço de um carpinteiro.

Se a sua necessidade for a construção ou o reparo de móveis sob medida em madeira, geralmente é ao marceneiro que deve recorrer, a menos que encontre um carpinteiro especializado nesse tipo de serviço. Como existe essa variação entre as atividades exercidas pelos carpinteiros, a melhor forma de encontrar o profissional ideal é pesquisando e entrando em contato.

O que esperar de um carpinteiro profissional em Maceió?

O serviço de carpintaria exige conhecimento técnico e muita responsabilidade, pois lida com estruturas essenciais à longevidade de uma edificação. Portanto, você deve esperar que esse profissional ofereça nada menos do que excelência no serviço prestado. Essa excelência se caracteriza pelos seguintes fatores:

  • Formação técnica: ao visitar os perfis dos carpinteiros em Maceió aqui na homify, você deve prestar atenção na descrição das qualificações do profissional autônomo ou da empresa. Cursos técnicos de carpintaria são necessários e deve valorizar o profissional que os tem, mesmo que sejam menos experientes do que os profissionais com longos anos de profissão e que não possuem curso técnico de atualização.
  • Treinamento em Segurança no Trabalho: esse é um outro diferencial, mas que hoje em dia é considerado um prerrequisito para a atuação de bons carpinteiros. O treinamento de segurança no trabalho é uma exigência quando o profissional vai trabalhar para uma empresa e deve também ser uma exigência sua, como cliente, pois assim garante que o carpinteiro tomará todos os cuidados necessários para preservar sua integridade física e de todos que estiverem na obra junto com ele, prevenindo acidentes.
  • Utilização de madeira certificada: outro ponto muito importante que você deve ter atenção na hora de contratar carpinteiros em Maceió é quanto ao tipo de madeira que o profissional utiliza no serviço prestado. Não confie em profissionais que o incentivarem a usar madeira ilegal para economizar. O correto é que o profissional apenas aceite trabalhar com madeira legalizada pelo IBAMA, com Documento de Origem Florestal (DOF). Mesmo entre as madeiras certificadas você tem opções mais baratas, que são menos resistentes, para utilizar em etapas da obra em que a madeira é apenas provisória. Já para as estruturas fixas, não abra mão de uma madeira de boa qualidade que vai resistir ao tempo e ao ataque de cupins e fungos.

Média de custos para construir em Maceió

Se você estiver querendo contratar um carpinteiro em Maceió para construir ou reformar, é interessante ter ideia de quanto está custando para construir na cidade. Se você já contratou um bom arquiteto para realizar o projeto, esse profissional tem ideia desses custos. Caso contrário, você pode consultar no site do CUB/m2 que é o Custo Unitário Básico para construir em cada estado brasileiro. Esse custo é calculado com base nos dois maiores investimentos de uma obra, que são a mão de obra e o material de construção.

Como encontrar os melhores carpinteiros em Maceió?

Se você não tiver recomendações de pessoas confiáveis que já aprovaram o serviço de bons carpinteiros em Maceió, a melhor maneira de encontrar os melhores profissionais é utilizando a pesquisa da homify. Agora que já sabe o que esperar de um bom carpinteiro é hora de iniciar a sua visita pelos perfis de carpinteiros e carpintarias aqui no topo da página. Somente pelo fato de os profissionais se preocuparem em estar cadastrados em uma plataforma especializada e conhecida no Brasil e no mundo, já é um ponto positivo.

A dica é que você avalie os perfis, veja quais são as qualificações dos profissionais, as áreas atendidas e veja imagens de serviços prestados. Assim poderá selecionar os perfis de quem atende mais perto do local da sua obra, reunindo esse benefício com as demais qualidades que procura no carpinteiro. Depois basta solicitar orçamentos, sendo bem claro e específico quanto ao serviço que precisa, e aguardar pelas propostas para compará-las e, enfim, fazer uma contratação consciente e assertiva.