Carpinteiros - Belo Horizonte: Encontre os melhores profissionais | homify

0 Carpinteiros em Belo Horizonte

Cidade
A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Carpinteiros em Belo Horizonte

O carpinteiro é o profissional que se especializa em usar a madeira em seu estado bruto ou maciço para transformá-la em peças que podem ser usadas na construção civil, na construção naval ou no mobiliário. Por sua vez, as carpintarias são as empresas ou oficinas que oferecem esse serviço. 

O estado de Minas Gerais, famoso pela preservação da arquitetura colonial brasileira, tem uma relação linda com a carpintaria, pois ela faz parte e ajuda a contar um período da sua história através das construções. A carpintaria, junto com as obras de arte de famosos artistas como Aleijadinho, formam um conjunto de grande valor cultural e histórico, que atrai turistas do mundo todo. 

A carpintaria sempre foi uma profissão muito caracterizada pelo trabalho manual, rústico e artesanal que ao longo da história foi passada de pai para filho. Apesar de ser uma profissão muito antiga no Brasil, e de existirem diversas novas tecnologias e materiais que aceleram as obras e construções, as carpintarias em Belo Horizonte ainda existem. O fato de vivermos em um momento da história no qual quase tudo é muito rápido e automatizado faz com os trabalhos desenvolvidos à mão sejam cada vez mais valorizados e procurados para desenvolver projetos e obras diferenciadas.

Como encontrar um ótimo carpinteiro em Belo Horizonte

Aqui na homify você encontra ótimos carpinteiros e carpintarias em Belo Horizonte, mas algumas dicas simples podem tornar a sua busca ainda mais assertiva. É importante que você peça ao carpinteiro ou à carpintaria para contar um pouco sobre a sua experiência no mercado e para que envie algumas fotos e referências de trabalhos que já foram realizados por eles. É comum que as carpintarias tenham alguma especialidade como, peças e estruturas para telhados e escadas. Com essas informações fica mais fácil entender se determinada empresa ou profissional poderá entregar com qualidade o que você precisa no momento.

Caso você esteja construindo ou reformando, outra dica é pedir indicação para engenheiros e arquitetos, pois geralmente eles já conhecem empresas da sua região que sejam comprometidas, trabalhem com madeira legal e que oferecem um bom acabamento.

Devo contratar um carpinteiro ou um marceneiro?

Para entender qual profissional é mais indicado para o seu caso, é importante que você tenha claro o que precisa neste momento. De forma bem geral, o marceneiro desenvolve um trabalho mais voltado para a entrega de mobiliário com acabamento fino e sofisticado, enquanto o carpinteiro costuma entregar peças para a construção civil, com um acabamento um pouco mais bruto e artesanal. 

O que faz um carpinteiro?

A partir do uso de ferramentas como serrotes, prumo, trena e formão, o carpinteiro transforma a madeira em peças e estruturas para telhados, escadas, assoalhos, forros, portas, janelas, venezianas, mobiliário, entre outros. Alguns carpinteiros em Belo Horizonte também oferecem o trabalho de marchetaria, que consiste em ornamentar as superfícies planas de madeira através da aplicação de materiais diversos como metais, pedras e madrepérolas. 

O que faz um marceneiro?

Os marceneiros e as marcenarias em Belo Horizonte costumam trabalhar com projetos de mobiliário sob medida mais complexos e detalhados, como cozinhas e quartos planejados. Isso acontece porque a maioria das marcenarias está se modernizando e adquirindo maquinários que garantem trabalhos em grande escala e com ótimo acabamento. 

Matéria prima da carpintaria em Belo Horizonte

Em boa parte da história do país, especialmente no período colonial, era bem comum que os carpinteiros desenvolvessem trabalhos com madeiras nobres como cedro, cerejeira, imbuia, mogno, marfim e ipê. Em Minas Gerais, as espécies de árvores mais comuns são o Jequitibá e o Cedro Rosa. 

Nas últimas décadas a criação de algumas leis ambientais brasileiras restringiu bastante a extração e o corte de algumas dessas espécies, pois quase estão na lista das ameaçadas de extinção. A partir disso, os carpinteiros passaram a usar algumas madeiras menos nobres nas fabricação das suas peças, como pinus e eucalipto.

Como contratar uma carpintaria em BH?

Ao contratar um carpinteiro é importante entender como ele cobra pelo trabalho, quais as condições de pagamento e qual o prazo de entrega. É comum que as carpintarias trabalhem tanto por hora quanto por empreitada, e isso pode variar muito de acordo com o tipo de serviço que você precisa. Por exemplo, para fazer as peças da estrutura de um telhado, em que muitas tendem a ser do mesmo tamanho e formato, fechar um valor por hora pode ser a melhor opção. Entretanto, para fabricar um móvel ou uma escada que tenha bastante detalhes e medidas diferenciadas, é provável que valha mais a pena fechar o valor por serviço – pois nem você, nem o carpinteiro, saberão estimar com antecedência o tempo que o serviço deve levar. 

As condições de pagamento e o prazo de entrega geralmente também estão relacionados ao tempo que vai levar o serviço. Peças que podem ser fabricadas dentro da oficina, que independem das condições climáticas e podem ser entregues de uma única vez, geralmente são pagas 50% do valor no pedido e 50% na entrega. Já as peças ou estruturas que são entregues em etapas, e que muitas vezes dependem de dias sem chuva para serem fabricadas na obra in loco, são pagas em diferentes parcelas ou ao final de cada semana de trabalho. Se possível, estabeleça um contrato ou solicite um email confirmando essas informações: valor do serviço, forma de pagamento e prazo de entrega. 

Quanto custa para construir em Belo Horizonte?

O valor das peças e serviços desenvolvidos por carpinteiros em Belo Horizonte, assim como no restante do país, vai depender bastante do nível de dificuldade e do tamanho do projeto. Para conseguir um custo estimado mais próximo da realidade, é importante que você tenha em mente as medidas do que pretende construir, e saiba qual madeira pretende usar. As madeiras nobres certificadas são mais caras, enquanto peças feitas em pinus e eucalípto de reflorestamento tem um valor bem mais acessível.

Caso o seu objetivo seja realizar uma construção ou grande estrutura em madeira, fique atento ao valor do CUB atualizado para o estado de Minas Gerais. Essa informação pode ser facilmente consultada no site do Sindicato da Indústria da Construção Civil do estado e é atualizado mensalmente.