Carpinteiros - Belem: Encontre os melhores profissionais | homify

1 Carpinteiros em Belém

Cidade

Carpinteiros em Belém

Os carpinteiros são profissionais que trabalham com a madeira em seu estado bruto, seja para construção civil, mobiliário ou até naval. Em Belém, assim como em todo o Brasil essa profissão existe há muitos anos, e foi passada de geração para geração.

A capital do Pará, desde sua colonização portuguesa, veio crescendo e se desenvolvendo inicialmente através da agricultura, da exploração do látex com o ciclo da borracha e também pelo mercado portuário, que é muito forte na cidade até os dias atuais. Foi durante o ciclo da exploração da borracha que a cidade mais enriqueceu, e foi quando foram construídos grandes e significantes prédios monumentais, existentes até os dias atuais. No período após o ciclo da borracha em Belém, surgiu um forte movimento arquitetônico que buscava se referenciar na arquitetura tradicional da Belle Époque da Europa. 

Toda essa arquitetura antiga de estilo art déco era composta por muitos detalhes e finos acabamentos, feitos muitas vezes em madeira. Em Belém foram feitas muitas dessas construções utilizando o ferro, mas principalmente para estruturação de telhados e forros, a madeira era a principal matéria-prima. Para este período foi fundamental o trabalho do artesão que manuseava a madeira, tanto para a construção na arquitetura da cidade, quanto para a parte naval, no manuseio da madeira para embarcações. 

Deste o seguinte período histórico, vieram se formando as carpintarias de Belém, que atualmente são focadas principalmente no manuseio artístico da madeira para mobília e acabamentos, ou para estruturação de canteiro de obras com tapumes e caixilhos para molde do concreto.

O que é ser um carpinteiro?

O carpinteiro é a pessoa que trabalha com a madeira de forma bruta. Diferente do marceneiro, que trabalha com laminados e chapas de madeiras compensadas industrializadas, este profissional faz tratamento na madeira bruta, para utilização em obra ou em peças de design de acabamentos finos.

Qual a diferença de marceneiro e carpinteiro?

Estas duas profissões podem parecer muito similares, por se tratar de especialistas no uso da madeira, porém, é o tipo de madeira que diferencia as duas profissões.

O que faz o marceneiro?

O marceneiro corta e constrói estruturas e móveis feitos de chapas compensadas de madeira. Utilizam os famosos laminados, MDF, laca, entre outros. Este profissional é aquele que faz uma cozinha inteira sob medida, com portas, gavetas e toda a estruturação de metal que estes necessitam para puxar, abrir ou fechar. 

O que faz o carpinteiro?

Este profissional trabalha com a madeira em sua forma bruta. Ele manuseia madeiras como a imbuia, ipê, cedro, canela, entre outras. O diferencial deste profissional para o marceneiro é este, ele trabalha com a madeira natural. Entretanto, os carpinteiros também trabalham em diferentes segmentos na área da arquitetura e construção. Entenda:

  • Carpinteiro de estruturas de obras: Este profissional é mais focado em preparar caixarias para molde de concreto para vigas, sapatas ou pilares. Pode também trabalhar com estruturas de telhado simples de madeira e também na construção de casas de madeira.
  • Carpinteiro artístico ou de acabamentos finos: É o profissional que faz móveis em madeira bruta, escadas diferenciadas, peças de design, esquadrias talhadas em madeira, entre outros.

Como encontrar um carpinteiro em Belém?

Aqui mesmo na homify existem algumas opções de carpinteiros em Belém. Você pode buscar também por arquitetos e designers na capital também através da homify, e solicitar indicação deste tipo de serviço, já que estes profissionais sempre trabalham em forma de parceria e normalmente sabem fazer indicações de confiança. Quando encontrar o carpinteiro, solicite que envie imagens de referência de trabalhos anteriores e analise se ele se encaixa nas suas necessidades para o momento. Veja se o tipo de serviço que o profissional presta se adequa às suas expectativas, já que cada carpinteiro pode ter sua própria especialização com a madeira.

Quanto custa um serviço de carpintaria em Belém?

Para cada situação os valores podem mudar. Contudo, primeiramente entenda a sua real necessidade para fazer um orçamento com um carpinteiro em Belém. Se você quiser fazer uma mesa de madeira bruta, por exemplo, o custo dela pode ser mais alto se você optar por uma madeira mais nobre, como a imbuia ou o mogno. Neste caso de carpintaria para móveis, o profissional possivelmente fará a cobrança por item, precificando individualmente peças como cadeiras, mesas, cômodas, entre outros. Neste tipo de trabalho o valor pode variar muito de acordo com o tipo da madeira escolhido, e o tipo de acabamento da madeira também, já que uma peça com mais detalhes pode levar mais tempo para ser executada. 

Por outro lado, para uma carpintaria de estrutura de telhado, o profissional deve cobrar por hora, ou por metro quadrado construído. A dica é: solicite a cobrança por metro quadrado, desta forma você terá menos surpresas no orçamento. O tipo de madeira a ser escolhido nesta situação também influencia no orçamento final. 

Quais são as melhores madeiras para fazer móveis em Belém?

O Pará é o maior pólo madeireiro da Amazônia e abastece grande parte do comércio de madeira do Brasil. A mais comum na região é a cumaru, devido a sua grande diversidade para uso, tanto para móveis quanto para estrutura e também pela sua durabilidade. É uma excelente madeira e de fácil acesso em Belém. 

Além da típica Cumaru, outras madeiras são igualmente boas para mobília em madeira maciça, sendo que o mogno é uma das madeiras mais famosas e de maior qualidade conhecidas no mundo, porém tem o inconveniente do preço, que é mais elevado. Outras madeiras como: abeto, carvalho, álamo, azevinho e castanho também são boas e com melhor custo-benefício para mobília. Ao solicitar pelo tipo de madeira ideal para a sua situação, lembre-se de verificar a certificação da madeira e garantir que ela seja de uma fonte legalizada, já que o comércio da madeira ilegal é muito comum no Brasil.