Arquitetos paisagistas - Vitoria: Encontre os profissionais ideais | homify

2 Arquitetos paisagistas em Vitoria

Arquitetos paisagistas em Vitória

Vitória é uma cidade que atrai muitos turistas e também novos residentes, já somando mais de 350 mil habitantes. A razão é o fato de a capital já ter sido considerada, em 2015, a segunda melhor cidade para se viver, tendo o melhor capital humano do Brasil. Também já foi reconhecida, em 2017, como uma das melhores cidades para se envelhecer, com alto índice de bem-estar urbano entre as capitais nacionais.

Entre tantos fatores que levam a essas ótimas estatísticas está o trabalho dos arquitetos paisagistas em Vitória, que contribuem para que a cidade, de modo geral, tenha suas paisagens valorizadas e espaços públicos funcionais para o aproveitamento da população. Esses profissionais também transformam os quintais residenciais, permitindo a criação de ambientes mais agradáveis para que as famílias usufruam por completo de suas casas. Se é por esse profissional que você veio procurar, conheça um pouco mais sobre como funciona o serviço antes de começar a pedir orçamentos.

O que fazem os arquitetos paisagistas em Vitória?

O arquiteto paisagista é o profissional que transforma espaços vazios ou mal planejados em ambientes bonitos e funcionais para que sejam aproveitados em sua totalidade. Podem ser espaços públicos ou privados em que o profissional vai estudar quais são as oportunidades para desenhar um projeto conforme o pedido do seu cliente.

Então, no caso de um projeto residencial, você pode contratar um arquiteto paisagista em Vitória para quando estiver na fase de acabamento da sua casa nova, quando chegar o momento de criar os espaços externos. Também pode chamá-lo para renovar a área externa, seja para elaborar um novo jardim com flores, pomar e caminhos ou para projetar a construção de uma área de lazer com piscina, lago, deck e afins.

Projeto de paisagismo em Vitória: como funciona?

Agora, pensando no passo a passo de como funciona o trabalho dos arquitetos paisagistas, o processo começa logo no primeiro contato com o profissional.

Primeira reunião: o trabalho do paisagista precisa ser feito presencialmente, com visitas ao local a ser projetado. Então, assim que você, cliente, entra em contato para pedir um orçamento, o paisagista vai agendar uma reunião para conhecê-lo melhor, saber qual é a sua ideia, tirar dúvidas e conhecer o local a ser trabalhado, verificando a topografia e tirando medidas. Somente depois dessa primeira reunião o profissional poderá passar um orçamento.

Criação do anteprojeto: quando o orçamento do projeto for aprovado pelo cliente, então o paisagista começa a criar o anteprojeto onde irá colocar todas as suas ideias para o novo espaço a ser criado, com base no que o cliente pediu e nas possibilidades que o terreno oferece. Ele vai fazer um desenho em 3D e descrever o que sugere que seja feito para apresentar ao cliente de modo que este compreenda todas as ideias e consiga ter uma noção mais realista possível de como deverá ficar o resultado final.

Desenvolvimento do projeto executivo: depois que o anteprojeto estiver aprovado com as devidas alterações que o cliente poderá pedir, o profissional irá fazer o projeto executivo. Esse documento é mais técnico, pois contém todas as especificações necessárias para que os profissionais da mão de obra consigam executar o projeto com perfeição. Dependendo da composição do seu projeto, pode ser necessário contratar pedreiro, carpinteiro, encanador, eletricista, pintor, jardineiro e outros profissionais.

Acompanhamento de obra: com os projetos entregues, o cliente pode optar por gerenciar a execução da obra por conta própria ou também contratar o arquiteto paisagista para ficar responsável por essa etapa. Nesse caso, o serviço é separado, pois é opcional. É muito vantajoso contratar o profissional para essa etapa do processo, em especial se o projeto for complexo. Ele ficará responsável por elaborar um cronograma de etapas e prazos, por acompanhar o cliente na compra de todos os materiais, evitar gastos desnecessários e desperdício de tempo e dinheiro.

Qual é a função dos jardineiros em um projeto de paisagismo?

Muitas pessoas ficam na dúvida sobre as diferenças entre o serviço dos jardineiros e dos arquitetos paisagistas, mas a diferença é bem simples de entender. Basicamente, o arquiteto desenha e descreve tecnicamente tudo o que será feito e o jardineiro atua na etapa da execução do projeto, junto com outros profissionais da mão de obra.

A função do jardineiro em um projeto completo de paisagismo é ficar responsável por tudo o que envolver as plantas, desde o preparo da terra, passando pela seleção das espécies, o plantio e a orientação sobre os cuidados que o jardim vai demandar a partir de então. Quando o projeto estiver pronto e entregue, o jardineiro pode ser contratado periodicamente para ajudar a manter o jardim bonito e saudável, fazendo as podas, regas, nutrição das plantas e replantio, quando necessário.

Então, em resumo, esses dois profissionais trabalham em conjunto, complementando o serviço um do outro. Você vai precisar de ambos no seu projeto de paisagismo.   

Encontre arquitetos paisagistas em Vitória

Agora que já sabe o que esperar do serviço dos arquitetos paisagistas em Vitória, precisa saber onde encontrar bons profissionais. Você já está no lugar certo. A homify é uma plataforma conhecida em todo o país, em que é possível encontrar serviços para arquitetura, decoração e paisagismo, além de dicas e ideias para inspiração.

Aqui no topo da página você encontra uma lista de perfis de paisagistas em Vitória, então pode começar fazendo uma visita a cada perfil para conhecer melhor cada empresa e profissional. Veja o histórico, a experiência, os serviços oferecidos, regiões atendidas e fotos de projetos em andamento e entregues.

Quando selecionar os favoritos, idealmente 3 ou mais, pela própria página você poderá enviar uma mensagem ao profissional tirando dúvidas, explicando o que precisa e pedindo um orçamento. Depois é só aguardar o retorno com propostas ou agendamento de reunião, o que é ótimo para que tenha a oportunidade de conhecer alguns profissionais pessoalmente e ter certeza de que suas ideias e forma de trabalhar estão de acordo.

Como esse tipo de projeto pode levar alguns meses para ficar pronto é importante que haja sintonia entre cliente e profissional para que o resultado do projeto seja exatamente ou até melhor do que o esperado.

Buscar imagens relacionadas