1 Arquitetos paisagistas em São Gonçalo

Cidade

Arquitetos paisagistas em São Gonçalo

Fundada em 1579, ainda como uma sesmaria, São Gonçalo levou alguns séculos até tornar-se, de fato, uma cidade. Foi somente a partir de 1929 que obteve essa condição oficial e então seu desenvolvimento deslanchou. Nas décadas seguintes a cidade recebeu em grande escala muitas fábricas e indústrias, tornando-se o mais importante parque industrial do Rio de Janeiro.

Antigamente a cidade era composta por diversas fazendas que, com o tempo, foram sendo desmembradas em chácaras, sítios e terrenos que foram urbanizados, dando forma ao que é atualmente.

O solo possui uma fertilidade simbólica, a nível de desenvolvimento urbano, e também literal, pois de fato a terra de São Gonçalo é boa para plantar, frutificar e até para fornecer matéria-prima às olarias produtoras de tijolos. O clima é tropical com verões quentes e úmidos e invernos frios e agradáveis.

Essas caraterísticas geográficas são levadas em consideração pelos arquitetos paisagistas em São Gonçalo quando transformam espaços vazios ou mal utilizados em lindas paisagens que aproximam as pessoas do meio ambiente em que vivem. Mas você sabe exatamente o que fazem esses profissionais, como e quando contratá-los? Veja a seguir.

O que faz um arquiteto paisagista?

O trabalho do arquiteto paisagista é criar projetos para espaços externos que não estejam sendo bem aproveitados em benefício das pessoas e da própria natureza. Esse profissional atua em áreas públicas e particulares, como nas praças e parques da cidade, e também nos quintais residenciais.

Quando você passa pelas ruas arborizadas, pelas praças com fontes, espaços de convivência, jardins com uma vegetação bonita e organizada, pode ter certeza de que um arquiteto paisagista aplicou seus conhecimentos técnicos e artísticos para que esses ambientes pudessem ser admirados por você.  

No quintal de uma residência, seja amplo ou pequeno, o arquiteto paisagista também vai estudar todas as oportunidades para que o ambiente se transforme em uma área útil, seja para apreciação ou lazer. Ele pode incluir no seu projeto soluções como novos acessos, fontes, piscinas, quiosques, jardins, decks, churrasqueiras, iluminação adequada e tudo o que o cliente solicitar e o terreno permitir fazer.

Quando contratar um arquiteto paisagista?

Como você viu, os arquitetos paisagistas têm como principal objetivo projetar espaços externos que sejam úteis e que criem uma atmosfera de harmonia para a convivência entre as pessoas e a natureza ao redor.

Então, pode contratar esse profissional quando quiser que o quintal da sua casa tenha esse resultado. Pode ser enquanto está construindo a sua casa, reformando ou quando quiser aproveitar a necessidade de algum conserto hidráulico, de esgoto, demolição ou substituição do piso, por exemplo, e já dar uma repaginada no visual do ambiente.

Mesmo que você tenha um pequeno espaço, pode chamar o arquiteto paisagista. Há quem pense que esse profissional só realiza projetos de grande porte, mas essa área está cada vez mais acessível a todos os públicos e necessidades, assim como funciona com a arquitetura de interiores, que faz um serviço com a mesma lógica, só que adaptada às áreas internas.  

Quanto custa o serviço de arquitetos paisagistas em São Gonçalo?

Os profissionais paisagistas em São Gonçalo começam o serviço pelo projeto. Afinal de contas, só é possível determinar quanto vai custar um projeto completo de paisagismo depois de conhecer as necessidades e expectativas do cliente e também de conhecer o local, analisar as ameaças, oportunidades para então pensar nas melhores ideias a serem implantadas.

Dessa forma, o profissional vai precisar despender de tempo de serviço para fazer todo esse planejamento e depois dizer ao cliente quanto vai custar. Por isso, primeiro existe o preço do projeto e depois o preço da execução do projeto, como é justo que seja.

Para a elaboração do projeto, geralmente o arquiteto paisagista vai cobrar por hora trabalhada, pois ele já tem ideia do tempo que vai gastar para elaborar, desenhar e planejar cada etapa desse projeto, no papel.

Essa hora trabalhada é variável de acordo com o que cada profissional ou escritório achar justo, considerando sua experiência, o nível do serviço e todos os encargos, como impostos, por exemplo. Não há uma base a ser seguida em São Gonçalo para que você saiba antes de entrar em contato com os profissionais.

Depois que o profissional apresentar o projeto para o cliente e ele aprovar as ideias e o orçamento, então começa a fase de execução. Para esse serviço é feito um segundo contrato e a cobrança costuma ser parecida com a dos serviços de design de interiores, que é relativo a 10 ou 15% do custo total da obra.

Esse custo, um bom profissional também é capaz de prever para que o cliente saiba com antecedência quanto vai pagar. Estão inclusos todos os custos, como a compra dos materiais que serão necessários e os serviços de mão de obra para execução, como de pedreiro, encanador, eletricista e jardineiro.

Onde encontrar um arquiteto paisagista em São Gonçalo?

Existem diversas lojas que oferecem serviços de jardinagem e de paisagismo juntos em São Gonçalo, onde você pode encontrar esse profissional. Ele também trabalha em seu escritório próprio ou em escritórios de engenharia civil ou arquitetura.

Para que você não precise ficar pesquisando um a um separadamente, a forma mais prática e eficiente é pesquisar por profissionais aqui pela homify, como já está fazendo. Aqui você encontra os perfis de diversos profissionais e pode visitar para conhecer melhor sobre como funciona cada serviço, ver fotos de trabalhos executados para ver se gosta do estilo do profissional e já pode entrar em contato para tirar dúvidas ou pedir seu orçamento.

Melhor ainda, você vai direto ao ponto, orçando apenas com os profissionais que atendem na sua região, pois assim economiza tempo e dinheiro com o deslocamento do profissional. Esse ponto é muito importante, pois em São Gonçalo há mais de 100 bairros e o arquiteto vai precisar chegar até o local a ser trabalhado para fazer uma avaliação do terreno.

Então, comece sua pesquisa agora mesmo e solicite os orçamentos para saber exatamente quais são os preços, as formas de pagamento e tudo o que cada profissional inclui no serviço oferecido.