Arquitetos paisagistas - São Paulo: Encontre os profissionais ideais | homify

1547 Arquitetos paisagistas em São Paulo

Vertical Garden - Jardim Vertical e Paisagismo Corporativo
Há mais de 12 anos, a Vertical Garden oferece soluções para paisagismo e o que há de melhor em jardim vertical, seja ele
Folha Paisagismo
Desde 2007 a Folha Paisagismo cria, executa e mantém jardins exclusivos e diferenciados de acordo com o perfil e expectativa
Lucia Manzano
Lucia Manzano formou-se em arquitetura em 1998. Pós-graduou-se em Arquitetura Paisagística pela FAU-USP/FUPAM -, em 2005
Hanazaki Paisagismo
Hanazaki Paisagismo é considerado um dos mais criativos escritórios de arquitetura externa do Brasil, com reconhecimento
GILBERTO ELKIS PAISAGISMO
       A Gilberto Elkis Paisagismo é uma empresa consagrada há mais de 25 anos no mercado desenvolvendo e executando projetos
Bizzarri Pedras
Bizzarri, a arte de construir com pedras e paisagismo. Iniciei meu aprendizado com pedra há 50 anos trabalhando junto com
Lá Fora | arquitetura da paisagem
NOSSA MISSÃO Nosso fazer é criar convites irresistíveis para tirar os sapatos, ir lá fora e reconectar-se com a natureza
Benedito Abbud Arquitetura Paisagística
Fundado em 1981, o escritório Benedito Abbud Paisagismo Planejamento e Projetos tem como foco de seu trabalho a criação
SAPU Studio de Arquitetura e Paisagismo Urbano
Novidade verde Através de pesquisa e experimentação, grupo de arquitetos inova a relação entre paisagismo e arquitetura
Habitat Arquitetura da Paisagem
A empresa Habitat surgiu da união entre a arquiteta Cristiana Martinez de Lima atuante desde 1995 na área de Paisagismo,
Laura Mourão Arquitetura da Paisagem
Profissional com atuação nas áreas de Ecologia e Paisagismo, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais em bacharelado
Le Jardin Arquitectura Paisagística
Desde 1988 a Arquiteta Paisagista Alessandra de Carvalho busca em seus projetos as melhores soluções para áreas externas
Raul Hilgert Arquitetura de Exteriores
Escritório especializado em projeto e execução de jardins. Administração e acompanhamento integrais da execução dos projetos

O que é paisagismo

Morar em grandes cidades traz vantagens e desvantagens. Entre as vantagens, está o fato de que as oportunidades profissionais e de educação são maiores, e, como desvantagem, é que nem sempre isso significa qualidade de vida. E como buscar por descanso e relaxamento em parques nem sempre é possível, principalmente por causa das grandes distâncias, a ideia de ter plantas dentro de casa é ainda mais importante. Uma das maneiras de fazer isso de maneira não só a aproximar plantas, mas também valorizar a própria casa, é por meio do paisagismo.

Você com certeza já se deparou com esse tipo de projeto. Sempre prezando por elegância e qualidade de vida, o paisagismo tem como principal objetivo o planejamento de espaços livres para que recebam soluções com plantas, flores, iluminação e outros elementos que representem um espaço natural.

Desenvolvidos para espaços públicos ou privados, um projeto de paisagismo em São Paulo organiza a paisagem de acordo com a cultura local, as representações nativas e as cores que podem ser destacadas em meio à estrutura local, sempre direcionando às soluções harmônicas.

 

Qual a importância do paisagismo em SP

Quem mora em São Paulo sabe o quanto o tom cinzento dos concretos da cidade causa incômodos. Além disso, os grandes edifícios e asfaltos por toda a capital acabam elevando a sensação térmica, reforçando a sensação de desconforto e até mesmo trazendo problemas à saúde.

Para minimizar a sensação térmica, o ideal é que existam projetos de paisagismo distribuídos em todos os bairros. A ONU (Organizações das Nações Unidas) recomenda, inclusive, que as cidades ofereçam, ao menos, 16 m² de área verde para cada habitante.

Mas como esse tipo de projeto de urbanismo nem sempre é realizado pelos administradores públicos, é fundamental que cada um possa levar para o próprio lar as soluções naturais desenvolvidas, se possível, com um bom arquiteto paisagista.

Além de deixar o entorno da casa, ou mesmo o interior, mais bonito, um bom projeto de paisagismo faz toda a diferença para valorizar os imóveis para possíveis vendas ou locações. Portanto, é um tipo de projeto que pode e deve ser desenvolvido para o benefício de sua casa e, principalmente, de sua família.

 

Como é um projeto de paisagismo

Quando uma pessoa entende que precisa de um paisagista, a ideia é sempre que esse profissional vá criar um jardim lindo em sua casa. Mas o trabalho desse profissional vai muito além disso.

A arquitetura de paisagem, como também é chamada, precisa trabalhar a partir de quatro principais pilares para alcançar o resultado desejado:

- A geografia (que considera as condições climáticas naturais);

- A questão hidrográfica (sobre como manter o projeto irrigado conforme suas necessidades);

- As questões bióticas (com relação à saúde das plantas);

- As questões humanas (da relação dos moradores com o novo espaço natural).

Todos esses pontos são importantes para que o projeto seja desenhado de maneira completa, antecipando necessidades, mantendo a vegetação vibrante e garantindo o conforto para a circulação de pessoas.

Outro ponto importante é o de que um projeto de paisagismo deve evitar soluções que sejam invasivas à natureza local. O ideal é que essas soluções valorizem a vegetação nativa que se adaptam mais facilmente ao clima local.

Quais as principais técnicas de paisagismo

Para entender na prática o que é o paisagismo, basta pensar em como a vegetação poderia ser melhor adaptada dentro ou fora de casa. E isso pode significar desde um jardim vertical, até jardins ornamentais multicoloridos.

Entre as principais técnicas, estão:

- Jardim vertical: que tem como objetivo aproveitar espaços verticais, como paredes, pilares e estruturas semelhantes nas quais plantas ornamentais ou até mesmo hortaliças, possam se desenvolver de maneira saudável.

- Mobiliário externo: são os móveis e outros complementos que irão decorar os espaços naturais, criando adaptações perfeitas para reforçar a sensação de acolhimento.

- Texturas: elementos utilizados para criar efeitos e valorizar a composição artística do espaço projetado. São pedras, madeiras, tecidos, terras de diferentes cores e outras opções que incrementem o espaço.

- Caminhos: são as intervenções que direcionam o uso rotineiro dos espaços por parte dos moradores. Pequenas trilhas, corredores e até mesmo recantos para o descanso são contemplados em um bom projeto de paisagismo. Além de funcionalidade, essas soluções permitem melhor convívio com o projeto realizado.

 

Qual a diferença entre jardinagem e paisagismo

Embora as duas atividades tenham relação com projetos envolvendo a criação de espaços com vegetação, elas são bastante diferentes quanto às atividades e responsabilidades desenvolvidas.

 Jardinagem

A jardinagem é uma das atividades do paisagista. O trabalho de jardinagem tem como responsável o jardineiro, que cuida da manutenção das plantas e demais vegetação, garantindo que estejam sempre bonitas e dentro do projeto idealizado pelo paisagista.

Podas, regas, preparo de terra e até mesmo o gerenciamento do sistema de irrigação podem estar dentro das atribuições do jardineiro. Contudo, há limitação quanto a responsabilidade técnica, já que é um profissional com formações em cursos simples ou autodidata.

 Paisagismo

O paisagismo é desenvolvido por um arquiteto especializado e abrange projetos maiores que podem ser desde soluções de urbanismo, até tipos de jardins adaptados para o interior e o exterior da casa.

O arquiteto paisagista domina técnicas de jardinagem, arquitetura, design e urbanismo. É ele o responsável pela integração da natureza com os ambientes urbanos ou, ainda a projeção de parques que permitam melhorar a qualidade de vida dos moradores, sendo indispensável na administração urbana das cidades.

 

Como contratar um arquiteto paisagista em São Paulo

O arquiteto paisagista é um profissional primordial para garantir a qualidade de vida dos moradores paulistanos. E aproveitar as soluções adaptadas do urbanismo, para os ambientes de sua casa, pode ser incrível.

Seja para jardins verticais pontuais, jardins internos ou projetos mais elaborados com mobiliário externo, contar um bom paisagista é fundamental para que os projetos realizados se mantenham valorizados mesmo com o passar dos anos. Isso porque, como pedem cuidados contínuos, as plantas precisarão de cuidados especiais gerenciados pelo conhecimento técnico desses profissionais.

A homify é a maior plataforma de arquitetos paisagistas de São Paulo e do Brasil. Em nossas páginas estão projetos maravilhosos para interiores e exteriores que valorizam os ambientes e melhoram a qualidade de vida.

Basta pesquisar o tipo de projeto que melhor se adequa à sua residência ou comércio, conversar diretamente, online, com o profissional escolhido, e solicitar o seu orçamento ou consultoria. 

Buscar imagens relacionadas