Arquitetos paisagistas - Ribeirão Preto: Encontre os profissionais ideais | homify

1 Arquitetos paisagistas em Ribeirão Preto

Tudo sobre arquitetura paisagista em Ribeirão Preto

Uma das principais cidades no estado de São Paulo, Ribeirão Preto é grande em tamanho e desenvolvimento. Destaque em diferentes segmentos, como indústria e comércio, a cidade abriga também inúmeras fazendas de cana-de-açúcar e outras produções agrícolas que alavancam seu PIB e oferecem boas oportunidades profissionais aos moradores.

Com quase 700 mil habitantes, Ribeirão Preto viu sua população aumentar consideravelmente nos últimos anos, o que impulsiona outros setores, como a construção civil e a arquitetura. Por esse motivo, a cidade goza de excelente valorização imobiliária: nos últimos anos o crescimento foi cerca de 4% há procura por imóveis.

A alta demanda fez com que os principais profissionais de arquitetura e decoração da cidade buscassem por ainda mais especializações, gerando projetos absolutamente incríveis.

É dessa forma que os principais profissionais do setor, como arquitetos, engenheiros, pintores, encanadores e outros, migram para a cidade com a ideia de apresentar um bom portfólio de serviços para angariar clientes. E quem ganha com isso é a população, que encontra mais opções de mão de obra qualificada para construções e reformas.

Neste contexto, os arquitetos paisagistas ganham cada vez mais a atenção dos moradores. Com a experiência de recriar cenários naturais em espaços residenciais e comerciais, esses profissionais conseguem amenizar o forte calor da cidade e reforçar a sensação de bem-estar aos moradores ou até mesmo atrair mais clientes, o que significa um excelente retorno a curto, médio e longo prazo no investimento realizado.

Quais as principais inspirações de paisagismo em Ribeirão Preto

Por ser uma cidade com temperatura média de 21 graus, com picos altos entre outubro e março, a cidade de Ribeirão Preto tem grande necessidade de contar com espaços naturais com jardins, canteiros e arborização para impedir ilhas de calor.

Desse modo, a cidade incentiva a prática do plantio de mudas por parte dos moradores. O horto municipal, por exemplo, oferece cerca de 80 espécies diferentes de plantas nativas ou frutíferas que se adaptam muito bem ao clima local.

Entre as principais opções para os moradores, estão oitis, pitangueiras, ipê branco, amora, goiabeira e grumixama. São espécies que podem embelezar as calçadas de frente às residências e comércios ou estimularem hortas domésticas.

Quanto às principais referências de espaços naturais para inspirar projetos de paisagismo, Ribeirão Preto conta com inúmeros parques, bosques e praças que podem ser visitados e recriados em espaços particulares.

Locais como o próprio parque ecológico botânico onde está o horto municipal, o parque ecológico Doutor Luís Carlos Raya, o parque Prefeito Luiz Roberto Jábali, o incrível jardim japonês, o bosque zoo Fábio Barreto, entre outros.

Como é um projeto de paisagismo?

Ao contrário do que parece, um projeto de paisagismo não contempla apenas o plantio de plantas, canteiros e organização de jardins. Existe um planejamento mais amplo que envolve diferentes pesquisas por parte do arquiteto paisagista – o profissional responsável por esse tipo de projeto.

Entre as aplicações estão estudos como os hábitos dos moradores e clientes para que possam tirar o melhor proveito possível do espaço, a harmonia das espécies com o conjunto arquitetônico – principalmente fachada e pátio, organização de mobiliário e recriações de lagos, cascatas e outros.

Um bom exemplo de projeto de paisagismo poderia ser um pátio onde bancos, gazebos ou pergolados seriam disponibilizados para o descanso dos moradores às margens de um pequeno lago artificial com carpas. Incrível, não?

Esse espaço poderia contar ainda com uma piscina, terraço gourmet e sistemas ecológicos, como o reaproveitamento de água da chuva e utilização de energia solar.

Todos esses pontos são levantados pelo paisagista junto ao cliente, organizados em uma planta baixa e recriados com programas gráficos para possíveis ajustes antes da execução.

É um tipo de trabalho delicado, que requer tempo e adaptações estruturais hidráulicas e elétricas, sendo necessário um cronograma cuidadoso com as entregas em etapas. Contudo, é importante dizer que é um investimento excelente não apenas para o bem-estar aos moradores, como também para valorizar o próprio imóvel, o que, certamente, valerá muito a pena.

Qual a diferença entre paisagismo e jardineiros

É importante entender as principais diferenças entre esses tipos de profissionais para fazer a escolha certa no projeto de paisagismo.

O paisagista é um arquiteto com especialização nesse ramo da arquitetura e decoração. É um profissional que pode responder legalmente sobre um projeto. Coordenando os demais profissionais envolvidos, o paisagista define elementos por cores, espécies conforme o tipo do solo, efeitos de iluminação e todos os detalhes que possam valorizar um projeto de paisagismo. Além disso, alguns paisagistas se responsabilizam por todo o processo burocrático necessário para realizar modificações estruturais no imóvel, o que gera um valioso ganho de tempo para o cliente.

O jardineiro é um profissional envolto na manutenção do jardim. Suas atividades estão relacionadas ao cuidado do solo, à poda, limpeza e possíveis substituições de espécies conforme as variações climáticas e de estações. Esse profissional deve estar sempre em contato com o paisagista para relatar possíveis modificações no projeto como um todo. É um profissional indispensável para preservar a beleza do espaço, mantendo-o sempre agradável e interessante.

Ambos os profissionais são muito importantes para todo o processo de construção e manutenção de um ambiente natural, seja para projetos residenciais ou comerciais.

Quanto custa contratar um arquiteto paisagista

Ao contratar um arquiteto paisagista, podem ser observadas características importantes sobre o profissional, como o tempo de experiência, tipos de projetos anteriores, estilo adotado, nível de adaptações e muitos outros detalhes. Todos esses pontos deverão ser considerados ao estudar orçamentos e consultorias com os paisagistas e outros profissionais envolvidos em um projeto de construção ou reforma.

De maneira geral, o valor cobrado por paisagistas de Ribeirão Preto e região giram em torno de R$ 2.089, podendo chegar a R$ 8.000 dependendo do tipo de projeto.

Como contratar um arquiteto paisagista de Ribeirão Preto

Pesquisar é sempre um passo muito importante para qualquer mão de obra a ser contratada. E por ser a maior plataforma de arquitetura e decoração do país, a homify reúne excelentes arquitetos paisagistas que atuam em Ribeirão Preto e redondezas, sempre dispostos a receberem solicitações sobre orçamentos e consultorias para projetos pontuais.

Para entrar em contato, basta acessar a página do profissional, preencher o formulário com os detalhes sobre o orçamento ou consultoria desejada e enviar. A solicitação é rápida, fácil, gratuita e o projeto poderá ser iniciado até mesmo via internet. Aproveite as facilidades e comece hoje mesmo o seu projeto de paisagismo tão sonhado! 

Buscar imagens relacionadas