Arquitetos paisagistas - Recife: Encontre os melhores profissionais | homify

0 Arquitetos paisagistas em Recife

Cidade
A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.


Uma das principais metrópoles do nordeste, Recife é sinônimo de rotina agitada e, muitas vezes, pouco tempo para descansar. Por outro lado, conta com riquezas culturais e naturais que deixam os moradores apaixonados pela região. E uma das principais maneiras de manter evidente essas referências são os projetos de paisagismo.

Planejados para residências ou comércios, os projetos de paisagismo reúnem espécies de plantas nativas da região, elementos culturais, mobiliário com influência local e muitas outras ótimas ideias que cercam as influências da cidade.

Projetados por arquitetos locais que somam profundo entendimento sobre quais espécies melhor se adaptam ao clima tropical úmido da cidade, um bom trabalho de paisagismo deve considerar a riqueza da flora local para alcançar os melhores resultados. E, claro, as possibilidades não são poucas e estão disponíveis para todas as preferências: das orquídeas, bromélias, cactos e suculentas às plantas nativas do vasto manguezal da cidade, a variedade é riquíssima e vale a pena ser explorada.

Portanto, se você deseja criar um recanto para escapar do caos urbano e relaxar, se inspirar em meio a jardins lindos e ainda valorizar o seu imóvel ou atrair ainda mais clientes, continue pesquisando pelos ótimos projetos paisagísticos de Recife e consulte um bom arquiteto paisagista da cidade.

Como é um projeto de paisagismo

O paisagismo vai muito além de escolher determinadas plantas e vasos para um jardim. Essa é uma técnica ampla, que envolve anos de estudos e contempla o planejamento, gestão e manutenção de espaços urbanos ou privados de acordo com soluções da natureza.

Quando você passeia pela orla de Recife, por exemplo, vai perceber canteiros, gramados e tipos de árvores que não estão ali por acaso. Um projeto de paisagismo foi planejado e executado para levar a sensação de maior conforto e bem-estar para as pessoas. Esses são profissionais, inclusive, fundamentais para o desenvolvimento urbano de qualquer cidade. Sem eles, tudo seria tomado por concreto cinza e sem vida.

Entre os principais tipos de projetos paisagísticos, estão:

  • Projetos residenciais
  • Projetos para condomínios
  • Projetos para espaços públicos
  • Projetos comerciais

Em cada um desses tipos de projetos, o arquiteto paisagista leva em consideração diversos fatores específicos que tenham a ver com o conforto dos moradores, melhor produtividade dos colaboradores, acolhimento à população e boas experiências aos clientes. Por isso, é muito importante que, ao entender a necessidade de contar com um projeto paisagístico, as pessoas considerem o objetivo principal deste.

O que deve ter em um projeto de paisagismo em Recife

Um bom projeto de paisagismo precisa recriar ambientes naturais, mesclando com referências culturais locais.

Em Recife, por exemplo, as influências estão entre as mais interessantes do país. Manifestações como o carnaval (para muitos, o maior do mundo!), o frevo, o maracatu, as paisagens naturais do litoral, arrecifes, centro histórico e tantas outras maravilhas da cidade, podem e devem aparecer no projeto de paisagismo.

Portanto, valorizar elementos do artesanato local, das referências culturais mais fortes e de tudo o que possa trazer a sensação de viver a força regional, sempre valerá a pena.

E como os arquitetos paisagistas recifenses respiram e vivem continuamente todas essas referências de maneira a valorizá-las em todos os detalhes, o resultado, certamente, será muito feliz.

O que considerar para um projeto de paisagismo

Além da valorização das espécies e decoração regional, um arquiteto paisagista fará outros estudos muito importantes para definir as principais soluções para seu projeto.

1. Estudo de necessidades familiares, públicas, produtivas ou comerciais

Um projeto de paisagismo precisa ter objetivos claros. Se é desenvolvido para residências, por exemplo, a ideia será criar espaços de relaxamento familiar, valorizar coleções da flora local e recriar cenários especiais.

Para projetos públicos ao ar livre, como soluções de urbanismo, o principal objetivo deverá ser elevar o bem-estar da população, evitando ilhas de calor na cidade e até mesmo controlando a poluição local.

Para projetos de áreas públicas para o funcionalismo, o projeto de paisagismo deverá minimizar a pressão no relacionamento com a população e estimular a produtividade do funcionalismo, prezando pelo seu bem-estar no dia a dia.

Para projetos comerciais, o principal intuito deverá ser o de atrair a atenção dos clientes, fazendo com que se encantem pela decoração do espaço para criar experiências positivas de compra. Um bom projeto de paisagismo pode até mesmo estimular a fidelização.

As vantagens de trazer um planejamento para o paisagismo são muitas. Contudo, o primeiro e mais importante passo será o de definir um objetivo principal para isso. Assim, as possibilidades de sucesso serão ainda maiores.

2. Estudos sobre o terreno local

Uma análise de solo, incidência direta do sol, pontos de sombras e até mesmo do vento são consideradas para um projeto de paisagismo.

Se o terreno escolhido já conta com espécies nativas, vale considerar quais devem ser mantidas para fazer companhia às plantas que serão integradas no local. Para isso, existe inúmeras variáveis, como o tipo de nutrição que deverá ser utilizada, a necessidade de luz solar, entre outros pontos, como a instalação da irrigação automática, se for necessária.

Além disso, os pontos de sombras serão fundamentais para indicar os locais onde estarão bancos, gazebos, pergolados, piscinas, iluminação e outros complementos que acolherão as pessoas que desfrutam do espaço.

3. Elaboração do anteprojeto

Essa fase envolve todos os estudos levantados e a implementação deles de acordo com o espaço e as necessidades dos clientes. É nesse momento que ele somará todas as informações às suas referências de arquitetura paisagística e trará seu olhar técnico e criativo ao projeto.

Os primeiros traços do projeto serão feitos em plantas baixas, que depois serão traduzidos para imagens realistas em projetos tridimensionais.

Com a aprovação dos clientes, será hora de colocar a mão na massa e fazer com que todas as ideias se transformem em um lindo espaço paisagístico.

Por que escolher arquitetos paisagistas de Recife

Além da excelente formação que a capital pernambucana oferece aos profissionais, Recife é uma soma incrível de influências culturais e naturais. Logo, vale a pena contar com quem tem um profundo conhecimento sobre essas referências para alcançar projetos originais.

Você pode, inclusive, continuar navegando entre os arquitetos paisagistas da cidade e conferir o portfólio de trabalhos incríveis. Com certeza, você encontrará um projeto próximo ao que deseja e, assim, poderá entrar em contato online e gratuita para solicitar uma consultoria. Aproveite as facilidades da homify e conte conosco para o que precisar.