0 Arquitetos paisagistas em Manaus

Cidade
A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Arquitetos Paisagistas em Manaus

Viver em Manaus e não sentir proximidade com plantas é impossível. A riqueza natural da floresta amazônica, que está próxima da região por todos os lados, é reconhecida no mundo todo e, não por menos, está entre as maiores inspirações para os estilos de decoração tropical e com temas do tipo.

Mas, ainda que exista tanta abundância natural, a ideia de realizar um projeto de paisagismo local não é nada fácil. Afinal, imagine só a diversidade de espécies que podem ser utilizadas e as possibilidades que podem trazer para valorizar a sua casa ou comércio?  

No entanto, essa é uma tarefa longe de ser fácil. Isso porque, mesmo com tanta diversidade na flora, Manaus tem características climáticas específicas, como a altíssima umidade e calor, o que sugere cuidados constantes tanto na implementação, quanto na manutenção do jardim. 

E para que você faça as melhores escolhas para valorizar o seu imóvel, o ideal é contar com profissionais locais, que indicarão as melhores soluções para o tipo de projeto de paisagismo desejado. 

Quais os cuidados com um projeto de paisagismo em Manaus

O clima úmido da floresta impacta diretamente a rotina da cidade – e isso faz diferença tantos para os moradores, quanto para animais de estimação e, principalmente, para a flora da cidade. 

Com temperatura média de 27 °C o ano todo, a cidade cria não só sensações térmicas elevadas, como também vive chuvas frequentes, o que afeta, principalmente, o solo e traz a rotina de cuidados especiais. 

Ainda que tenha a proteção da floresta amazônica à sua volta, Manaus também sofre com o desenvolvimento urbano desenfreado. As quantidades de dióxido de carbono emitidas por veículos e a fumaça das grandes queimadas afetam diretamente a qualidade do ar na cidade. Logo, um bom projeto de paisagismo pode aproveitar espécies nativas que controlam e filtram a poluição do ar. O profundo conhecimento dos arquitetos paisagistas locais será fundamental para cada escolha – seja para o jardim interno ou o jardim externo

O que é um projeto de paisagismo?

Um projeto de paisagismo pode fazer toda a diferença para melhorar a qualidade de vida de uma família. A ideia de trazer a natureza para perto de casa ou do comércio, promove sensação de bem-estar, acolhimento, conforto visual e até mesmo conforto sonoro. 

De maneira geral, um projeto de paisagismo é definido como a adaptação de um ambiente natural, que recria um cenário natural. Mas isso não significa apenas que esse tipo de projeto é voltado somente ao cultivo de plantas.

Um projeto de paisagismo pode e deve contar com elementos complementares, como mobiliários, fontes, cascatas e outras soluções que valorizem ainda mais o espaço. Quanto mais funcionalidade e tecnologia somados às ideias aconchegantes, melhor.  

O que um arquiteto paisagista faz

Esse profissional é o responsável técnico por todo o planejamento paisagístico a ser implementado. Ele desenvolve por meio de plantas e projetos gráficos as soluções que melhor irão atender às necessidades do cliente. 

O arquiteto paisagista tem o dever de indicar quais mudas de plantas serão utilizadas para que sua aplicação estética e natural possam corresponder aos detalhes de cores, texturas e volumes definidos em um projeto. Isso envolve um profundo estudo das características climáticas naturais, como a iluminação natural, o tipo de solo, a manutenção com regas e adubos orgânicos e a evolução das espécies conforme cada estação do ano. 

Além disso, um paisagista é responsável por indicar sistemas de drenagens e hidráulicos que não só alimentarão as regas das plantas, como também possibilitará a implementação de elementos complementares, como fontes, lagos e piscinas. 

O mobiliário é outro ponto importante que deve ser considerado pelo arquiteto paisagista. Esse profissional deverá indicar os estilos, tipos e cores de móveis que estarão integrados à natureza para acolher seus usuários. Pergolados, bancos de madeira, paredes e telhados verdes, painéis e uma infinidade de itens poderão ser considerados para aprimorar a funcionalidade do projeto. 

Paisagista ou jardineiro: qual contratar?

Muitas pessoas confundem, mas não trata-se do mesmo profissional. É preciso entender as atividades técnicas de cada um para solicitar e exigir as soluções corretas para o projeto que deseja. 

O jardineiro é um profissional que cuida da manutenção dos jardins. A poda de plantas, a rega frequente, o enriquecimento do solo e a possível troca de espécies conforme a estação, estão entre as atividades desse profissional. Um jardineiro é um companheiro fiel para dar andamento a todo o planejamento desenvolvido pelo arquiteto paisagista. É esse profissional que poderá utilizar seu conhecimento técnico sobre possíveis cuidados adicionais que as espécies têm demandando, levando ao arquiteto paisagista as informações necessárias sobre adaptações no projeto. 

Já o arquiteto paisagista é um profissional formado em arquitetura com especialização em soluções paisagísticas. É um profissional importantíssimo, inclusive, para o desenvolvimento urbano das cidades, já que indica a necessidade de arborização, criação de praças e adaptações da natureza que pode influenciar diretamente a qualidade de vida dos moradores.

As soluções desenvolvidas por um arquiteto paisagista envolvem a planta da casa, seus ambientes, o clima natural local e possíveis interferências urbanas nas proximidades da habitação, como avenidas movimentadas e outras estruturas que influenciam na qualidade de vida, mas que podem ser amenizadas com um bom projeto paisagístico. 

Quais as principais plantas para jardins em Manaus?

Densa, a vegetação de Manaus dá à cidade o título de Capital Ambiental do Brasil. A cidade conta com 98% de sua área preservada e, entre tantas espécies, algumas ganham maior notoriedade, como a vitória-régia, uma planta com folhas que podem alcançar mais de 1m. de diâmetro. Protagonista de lendas e contos românticos à luz da lua, essa é uma espécie quase obrigatória para quem deseja ter um projeto de paisagismo que contemple lagos, por exemplo.

Além disso, centenas de orquídeas, pequenas frutíferas, como o açaí, ou até mesmo raízes, como a mandioca, podem estar presentes em um amplo projeto de paisagismo. Nesse caso, a diversificação encontra ricas referências na floresta. Vale a pena contar com um especialista para isso. 

Como contratar um arquiteto paisagista em Manaus

A homify é a maior plataforma de profissionais de arquitetura, design de interiores, paisagismo e atividades relacionadas à decoração e construção no Brasil.

Aqui estão os melhores profissionais do país, que oferecem soluções perfeitas para os mais específicos projetos de paisagismo que melhor se adaptam ao clima manauara. 

Navegue entre os projetos idealizados, encontre os profissionais que melhor se adequam ao perfil desejado e entre contato agora mesmo! É rápido, fácil e grátis. Aproveite!