Arquitetos paisagistas - Londrina: Encontre os melhores profissionais | homify

0 Arquitetos paisagistas

Cidade
A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Tudo sobre arquitetos paisagistas em Londrina

Desde a sua fundação, em 1934, Londrina foi planejada para oferecer um excelente urbanismo aos seus residentes e visitantes. Quando se fala em urbanismo, o paisagismo está intimamente ligado, já que também tem relação com a estética e a funcionalidade dos espaços urbanos. Mas os arquitetos paisagistas em Londrina não trabalham apenas com os espaços públicos da cidade. Eles são capazes de transformar áreas externas particulares também, então são os profissionais ideais para contratar se estiver querendo criar ou reformar o seu quintal. Saiba mais sobre essa profissão antes de iniciar a sua busca pelo paisagista ideal.

O que fazem os arquitetos paisagistas em Londrina?

O profissional graduado em arquitetura paisagista é habilitado a criar projetos para a transformação de espaços externos que não estejam sendo aproveitados da forma que poderiam. Podem ser espaços nunca mexidos antes, bem como reformas. Em uma área de quintal particular, por exemplo, o arquiteto paisagista pode criar desde um jardim florido com um pomar até áreas de lazer completas, desenhando piscina, lago, fonte, churrasqueira e playground.

Ele vai projetar tudo para satisfazer os gostos e necessidades dos seus clientes, dentro de todas as exigências técnicas e todas as questões estéticas e funcionais para que o projeto permaneça em pleno funcionamento pelos próximos anos.

Jardineiros e arquitetos paisagistas em Londrina: qual é a diferença?

Ainda há quem confunda o trabalho de um jardineiro e de um arquiteto paisagista, já que os dois profissionais trabalham com paisagens que misturam a natureza e a urbanização. Porém, a diferença é bem clara, pois são profissões complementares.

Enquanto o arquiteto paisagista atua criando projetos de espaços para paisagismo, o jardineiro atua na execução desses projetos, mais especificamente na etapa que envolve o preparo da terra, canteiros, plantio e manutenção de vegetação, desde colocação de grama, poda de arbustos, cuidados com as flores e árvores frutíferas.

Como funciona para fazer um projeto de paisagismo em Londrina?

  1. Primeira conversa: quando o cliente entra em contato com o arquiteto paisagista, geralmente o primeiro passo para dar início ao seu projeto é uma reunião presencial no local. O profissional vai precisar conhecer o espaço, verificar a topografia do terreno e tirar medidas. Também é muito importante ter uma conversa detalhada com o cliente a fim de conhecer seus gostos e necessidades para o novo espaço a ser criado. Somente depois desse primeiro encontro o paisagista irá fazer o orçamento do projeto, já conhecendo qual será sua complexidade.
  2. Anteprojeto: se o cliente aprovar o orçamento, então o paisagista vai começar a criar o anteprojeto, um documento no qual ele irá desenhar e descrever todas as suas ideias para o novo espaço, de modo que possa apresentar ao cliente para que este visualize e tenha uma ideia clara sobre como ficará o resultado final.
  3. Projeto executivo: depois que tiver o anteprojeto aprovado pelo cliente, então o paisagista vai criar o projeto executivo, um documento semelhante ao anteprojeto, porém com mais detalhes técnicos para que possam ser interpretados e seguidos pelos profissionais da mão de obra. Dependendo do que estiver incluso no projeto pode ser necessário mais do que um bom jardineiro para executar. Pode ser que precise de pedreiro, encanador, eletricista, pintor e outros profissionais.
  4. Gerenciamento de obra: com o projeto executivo em mãos, o cliente vai escolher se prefere ele mesmo gerenciar a obra ou se vai contratar o serviço do paisagista para essa função. Em especial para as obras maiores é recomendado contar com o apoio do paisagista para criar um cronograma de obra e garantir que tudo seja feito de forma organizada, com cumprimento de prazos e solução de imprevistos. O profissional também irá acompanhar o cliente na compra dos materiais necessários e dará suporte na contratação de outros serviços.  

Quanto custa um projeto de paisagismo em Londrina?

Os melhores arquitetos paisagistas em Londrina costumam cobrar pelo serviço com base na hora trabalhada. Eles já sabem quanto tempo levam na primeira consulta e também na elaboração dos dois projetos, então podem fazer um orçamento exato. Pode ser que você encontre profissionais que cobram por projeto fechado ou por metro quadrado, porém é menos comum.

Quanto ao preço propriamente dito não é possível determinar, já que cada profissional tem a liberdade de cobrar o quanto quiser. Claro, como todos querem se manter competitivos no mercado, muito utilizam a tabela de honorários estipulada pelo Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina, mas os valores são de acesso exclusivo aos profissionais dessas áreas. Então, a melhor forma de saber quanto pode custar o seu projeto é solicitando orçamentos pela homify.

Encontre os melhores arquitetos paisagistas em Londrina

Agora que já sabe como funciona um projeto de paisagismo, pode ir ao topo da página e começar a visitar os perfis dos profissionais autônomos e empresas que oferecem serviços de arquitetura paisagista em Londrina. Os profissionais cadastrados na homify sabem que esse é o melhor canal de contato com os seus possíveis clientes, já que estão em uma plataforma especializada e mundialmente conhecida nesse ramo de atuação.

Você verá que muitas empresas oferecem o serviço completo, inclusive com os profissionais da mão de obra que possam ser necessários no seu projeto. Então pode ser interessante orçar com diferentes tipos de serviços para fazer uma escolha mais consciente.

Nos perfis dos profissionais aproveite para conhecer mais sobre cada um, quanto tempo possuem de experiência, se são focados em serviços bem específicos e veja fotos de trabalhos prontos para saber se gosta do estilo. Da mesma forma que um designer de interiores precisa ter um gosto compatível com o do seu cliente, o arquiteto paisagista também precisa.

Depois de ver os perfis e selecionar os que mais gostou, envie uma mensagem pedindo um orçamento para pelo menos 3 profissionais. Informe o que gostaria que fosse feito no seu espaço externo e, se possível, as medidas do espaço também. Depois que receber as propostas, agende as visitas para conhecer pessoalmente cada paisagista, pois só assim terá condições de fazer a escolha certa e garantir que o seu investimento será bem empregado.