8 Arquitetos paisagistas em Guarulhos

Cidade


Se você chegou até procurando boas ideias sobre o que é paisagismo, essa página vai ser uma ótima referência. Além dos projetos incríveis que você conhece nos portfólios dos profissionais acima, vale a pena conferir nossos tópicos abaixo as principais dicas para quem deseja um projeto de paisagismo em Guarulhos e como contratar um profissional dessa área.

De maneira geral, o paisagismo é uma evolução da necessidade humana em trazer cenários da natureza para locais próximos de onde está. Dessa maneira, consegue fazer com que sua rotina seja menos desgastante, melhorando sua qualidade de vida e tendo bem próximo um lugar para o descanso.

O paisagismo se divide em muitos tipos. Basta dar alguns passeios pelas ruas de Guarulhos para perceber praças, canteiros, jardins e outros espaços públicos voltados para o convívio da comunidade e para a minimização dos efeitos da poluição urbana – algo, infelizmente, comum em Guarulhos, dado o tamanho da cidade e suas condições de desenvolvimento.

Para residências e comércios, o paisagismo pode transmitir a mensagem de que naquele local, as famílias e comerciantes se preocupam com o bem-estar local, o que é fundamental para valorizar a região no entorno, bem como atrair a atenção de mais pessoas.

Qual a importância de um projeto de paisagismo em Guarulhos

Segunda maior cidade no Estado e São Paulo, Guarulhos conta com amplo desenvolvimento urbano, o que atrai muitas pessoas e faz com que a cidade seja uma das mais populosas do país.

Com esse avanço, cada vez mais fica difícil encontrar regiões onde o convívio próximo à natureza é possível. Ainda que a cidade conte com inúmeros parques e grande área para o Parque Estadual da Cantareira, o deslocamento, muitas vezes, torna-se inviável devido às grandes distâncias. Logo, aproveitar a variedade das espécies nativas da região em um belo projeto de paisagismo pode ser a solução ideal para quem deseja melhorar sua qualidade de vida.

Além disso, vale a pena entender que um bom projeto de paisagismo para residências é uma excelente maneira de valorizar ainda mais o imóvel, trazendo excelente retorno financeiro a partir de investimentos relativamente econômicos.

Já para projetos comerciais, um bom projeto de paisagismo pode fazer toda a diferença para atrair clientes, gerar maior produtividade e até mesmo se valer de ambientes mais saudáveis para reter talentos.

Quanto à poluição, a proximidade com a capital paulista e a grande migração de populações de outras cidades tem feito Guarulhos sofrer com a grande quantidade de veículos nas vias, prejudicando a qualidade do ar. 

Como as soluções de paisagismo urbanas podem não ser suficientes para todos os moradores, um projeto de paisagismo às margens de casa pode garantir uma ótima barreira natural para filtrar o oxigênio, além de amenizar a sensação térmica e até mesmo trazer conforto acústico.

Projetos de paisagismos oferecem descontos no IPTU em Guarulhos

É bem verdade que estar cercado por natureza e projetos especialmente criados para trazer descanso e relaxamento é excelente, mas as vantagens de se contar com um projeto paisagístico em casa ou no comércio vão muito além disso.

Em Guarulhos, por exemplo, a cidade conta com projetos que incentivam a criação de espaços verdes, captação de água da chuva, telhados e paredes verdes, além de coleta seletiva, oferecendo de 5% a 20% de desconto no IPTU.

Contudo, o retorno pode ser muito maior, já que a cultura da preservação é reforçada na vizinhança, o que, para projetos comerciais, pode até mesmo incentivar a fidelização por parte dos clientes.

É, sem dúvidas, uma iniciativa que só traz apelos positivos para ser implementada – inclusive, possibilitando ótimos retornos financeiros.

Como criar um projeto de paisagismo

Um projeto de paisagismo deve ser estudado, planejado e executado por um arquiteto paisagista. Isso porque esse tipo de trabalho envolve uma série de fatores técnicos que influenciarão no resultado.

As escolhas devem estar de acordo com a rotina dos moradores, do desenho arquitetônico da casa ou edifício, das plantas que melhor se adaptam ao clima local e, cada vez mais, de soluções ecológicas que evitem desperdícios e gerem economia.

Com todos esses pontos, é importante ressaltar que um projeto de paisagismo é muito diferente de um simples jardim, pois envolve conjuntos de móveis, como bancos e mesas, áreas de lazer e descanso, como piscinas, fontes, lagos, pergolados e gazebos, além de soluções específicas para a iluminação do espaço.

Logo, é importante entender que os projetos de paisagistas são diferentes e estão além de projetos de jardinagem, que são direcionados para criação e manutenção de canteiros e jardins.

Com tudo isso, ao pensar em um projeto de paisagismo, procure por trabalhos mais amplos, com opções que, de fato, recriarão ambientes naturais para toda uma família e, claro, trarão excelente valorização imobiliária.

Além do planejamento, o arquiteto paisagista criará ambientes reais com ferramentas gráficas para que os clientes proponham possíveis adaptações, gerenciará todas as fases que envolvem mão de obra, assim como o orçamento, evitando desperdícios e atrasos, tomando ainda para si as atividades relacionadas às legislações locais, como possíveis necessidades de aprovações na planta original do imóvel, entre outros.

Quanto custa um projeto de paisagismo em Guarulhos

Um projeto de paisagismo pode ter o preço variado conforme o tipo de trabalho realizado. O preço para adaptar um pequeno jardim interno o valor pode ser um, enquanto que, para criar grandes áreas naturais ao redor de casa, o valor pode ser outro. Tudo depende da demanda necessária do arquiteto paisagista, que poderá cobrar por m² ou por número de intervenções.

Entretanto, sempre é bom reforçar que um projeto desse tipo precisa de mão de obra especializada. O gerenciamento de um arquiteto paisagista é fundamental, dado o conhecimento específico necessário.

Além disso, Guarulhos conta com profissionais incríveis que você pode encontrar aqui mesmo, nas páginas da homify. Seja pela formação que a cidade oferece com as inúmeras faculdades locais ou com boas formações em São Paulo, são muitas as possibilidades de encontrar um paisagista que atenda exatamente o que você precisa. Vale lembrar que as solicitações podem ser feitas online aqui mesmo na homify de um jeito rápido, fácil e gratuito.