0 Arquitetos paisagistas em Goiânia

Cidade
A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Arquitetos paisagistas em Goiânia

A capital de Goiás, Goiânia, possui uma geografia bastante plana, com poucos morros e baixadas, tipologia característica da região do planalto central do Brasil. É uma das maiores cidades do país em território e também uma das mais populosas. No ano 2000, Goiânia teve grande destaque por possuir o maior índice de área verde por habitante de todo o Brasil, o que evidencia muito as possibilidades para desenvolvimento de belos projetos paisagísticos na região.

O clima de Goiânia é seco e o tipo de vegetação dominante é o cerrado, que caracteriza-se por uma composição de gramíneas, arbustos e árvores com galhos tortuosos, cascas grossas, folhas com pêlos e raízes profundas. O solo da região é conhecido como terra roxa, que é um tipo de barro vermelho bastante fértil, muito propício para a agricultura existente no local. Além da agricultura, Goiânia possui diversos parques e se destaca muito pelas suas grandes áreas verdes dispostas em toda a cidade.

Na constante busca por se tornar a capital ambiental do Brasil, a Prefeitura de Goiânia disponibiliza uma ferramenta em seu site chamada PDAU – Plano Diretor de Arborização Urbana, no qual explica e traça diretrizes para plantio, poda, escolha de espécies e extirpação de árvores. Lá estão documentadas as mais diversas espécies de plantas existentes em Goiânia, e além disto demonstra várias iniciativas feitas pelo município para plantio voluntário, normas para cuidados das mesmas e direcionamentos para preservação das existentes. O município atua e incentiva fortemente a arquitetura paisagística. 

O que é arquitetura paisagística?

Afinal, o que é paisagismo? A profissão vai muito além da delicada e refinada escolha da vegetação ideal para cada tipo de solo e região, o paisagismo também é composto por um trabalho que consiste na escolha de materiais, revestimentos de piso ou paredes, tipos de coberturas, projetos de pergolados, espaços urbanos, praças, parques e muito mais. 

A arquitetura paisagística é a técnica de projetar espaços abertos ou fechados, públicos ou privados, com o objetivo de organizar a paisagem e torná-la mais agradável e atraente para o usuário na vivência ao ar livre.

O que faz um paisagista?

O paisagista estuda e entende profundamente os tipos de solo, tipos de vegetação e seus cuidados. O paisagista projeta espaços que unem jardins, passeios, espaços de contemplação, circulações, bancos, coberturas, iluminação, mobiliário urbano, entre outros, para alcançar um resultado final que visa harmonizar a paisagem e trazer utilidade para o usuário. Ao contratar um profissional, este irá fazer uma reunião inicial de alinhamento de ideias, e após esta conversa ele irá desenvolver um projeto paisagístico que contenha todas as premissas previamente alinhadas. Após apresentado este projeto, se for aprovado pelo cliente, este passará por um fino detalhamento para execução, no qual estarão dispostas todas as espécies das plantas propostas em projeto, metragem quadrada de passeios ou áreas verdes, iluminação, irrigação e direcionamentos para manutenção da vegetação. A execução pode ser acompanhada pelo paisagista, que irá fazer indicação de fornecedores e parceiros ideais para realizar a execução do projeto da melhor forma possível. 

Quais os benefícios de contratar um paisagista em Goiânia?

Um dos maiores desafios para desenvolver um bom paisagismo é possuir o conhecimento botânico, de clima e de solo. O paisagista tem conhecimento e técnicas para administrar e projetar espaços que condizem com as diretrizes naturais da região e local a ser implementado um novo desenho de paisagem. O paisagista visa unir natureza e seres humanos, de forma sustentável, usual e agradável aos olhos do usuário. 

Quanto custa um projeto de arquitetura paisagística?

Por se tratar de uma profissão de formação específica incomum, o arquiteto pode possuir especialização no segmento, ou ser autodidata no assunto, já que paisagismo é uma matéria que está na grade curricular da faculdade de arquitetura, portanto o profissional já é qualificado mesmo sem especialização extra de algum curso específico em paisagismo. 

A Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas tem uma fórmula que ajuda o profissional a determinar o valor de um projeto de paisagismo:

Honorários = 1,30 (2.400 + 240 √S)

√S= raiz quadrada da área a ser projetada em metros quadrados 

Seguindo esta fórmula, um projeto de um jardim de 50 m² custaria 5.326 reais, ou 106,52 reais por metro quadrado projetado. Porém, tudo depende do profissional, do tipo de terreno e o tipo de projeto. Cada profissional pode ter sua própria forma de negociação, e não irá necessariamente seguir esta fórmula. 

Quais plantas são ideais para um projeto de paisagismo em Goiânia?

  • Árvores que possuem flores: flamboyant, ipê do cerrado, flor do pequi, cega-machado ou pau-de-rosas, flor da cagaita;
  • Arbusto médio/grande com flores: caliandra ou flor do cerrado, lobeira;
  • Arbusto pequeno/médio com flores: chuveirinho ou sempre-viva, algodão-do-cerrado, orquídea do cerrado.

Plantas que não precisam de muita água para sobreviver, de uma forma geral crescem muito bem no clima seco de Goiânia, por exemplo: suculentas, cactos, orquídeas, espadas-de-são-jorge, pata de elefante, zamioculcas, entre outras. 

Como encontrar um arquiteto paisagista em Goiânia?

Pesquise muito, inicialmente pela internet. Aqui mesmo, na homify, você encontra algumas opções, e também encontra inspiração para começar a pensar no seu jardim. Indicações de fontes confiáveis também são sempre bem vindas. E lembre-se de buscar um profissional que se adeque ao seu estilo pessoal, e que vá atender ao seu sonho de projeto. Você pode também inicialmente estudar um pouco da ferramenta disponibilizada pelo site da Prefeitura de Goiânia citada anteriormente, a PDAU, que ajudará você a entender um pouco mais sobre vegetação e cuidados com as plantas. 

Portanto, se você está buscando ideias e profissionais de paisagismo e arquitetura, não deixe de acessar a ferramenta de busca da homify, que irá te ajudar nesta incrível missão. Os arquitetos paisagistas são essenciais para promover o conforto térmico e acústico das áreas verdes e livres, além de ajudarem a preservar o meio ambiente, tão importante e cada vez mais escasso nos dias atuais. Este profissional existe para salvar e embelezar o que existe de mais primitivo em cada um de nós: a natureza.