Arquitetos paisagistas - Florianopolis: Encontre os melhores profissionais | homify

1 Arquitetos paisagistas

Cidade

Arquitetos paisagistas em Florianópolis

Uma das mais lindas cidades do litoral de Santa Catarina é Florianópolis, a capital do estado. É bela não só por suas paisagens naturais, mas também pelo exímio trabalho dos arquitetos paisagistas em Florianópolis que criam espaços agradáveis e funcionais em áreas públicas e quintais privados. Você está precisando contratar um arquiteto paisagista e tem dúvidas sobre como funciona o serviço desse profissional? Então tire suas dúvidas agora para depois iniciar a sua busca pelo paisagista ideal em Florianópolis.

Para quais serviços eu posso contratar arquitetos paisagistas em Florianópolis?

O trabalho de um arquiteto paisagista é tão completo quanto o trabalho de um arquiteto que cria projetos de casas e prédios. Esse profissional tem formação em arquitetura paisagista, o que lhe habilita a realizar projetos completos para espaços vazios ou mal ocupados, sejam públicos ou privados.

Você pode contratar um arquiteto paisagista quando estiver querendo ambientar a parte externa da sua casa ou do seu prédio, caso seja o síndico. O profissional pode criar espaços do zero, em áreas onde há apenas relva ou chão batido, ou pode reformular espaços que contam com uma jardinagem simples, porém mal planejada e que não é atrativa para o uso.

Também pode ser chamado para otimizar espaços que já contam com um paisagismo, mas que podem ser melhorados, seja com novas plantas, uma reorganização ou novas construções, como pergolado, piscina, área de festas, churrasqueira, gazebo ou um quintal multifuncional.

Como funciona o trabalho dos arquitetos paisagistas em Florianópolis?

Quando você entrar em contato com alguns dos melhores arquitetos paisagistas em Florianópolis cadastrados na homify, precisará informar que tipo de serviço deseja que seja prestado, se é um projeto novo, de reforma ou otimização. Exponha suas ideias com o máximo de detalhes.

Em um serviço como esse é importante que você contrate um profissional que já atua na cidade, pois será necessário agendar uma visita ao local para uma avaliação. O paisagista vai precisar conhecer o ambiente, verificar o solo, a vegetação existente, tirar medidas e, claro, ter uma conversa com o seu cliente pessoalmente para conhecê-lo melhor. Somente depois dessa visita o profissional poderá passar um orçamento, pois o preço vai depender de tudo o que o cliente deseja que seja feito e também da complexidade do serviço.

Com o orçamento definido e aprovado, as etapas do trabalho são as seguintes, considerando um projeto completo:

  1. Anteprojeto: o anteprojeto é o documento no qual o paisagista irá desenhar e descrever todas as suas ideias para o ambiente em questão, com base nas possibilidades do terreno e nos pedidos do seu cliente. Ele vai colocar desenhos feitos por ele, geralmente em 3D para que o cliente possa imaginar com mais facilidade como vai ficar, além de incluir referências gráficas quanto a cores e modelos de tudo o que será feito.
  2. Projeto executivo: depois de apresentar e aprovar o anteprojeto com o cliente, então o paisagista vai elaborar o projeto executivo que é mais técnico. Esse projeto vai servir para que todos os profissionais da mão de obra consigam saber em detalhes tudo o que precisará ser feito. Pode ser que seja preciso contratar carpinteiro, pedreiro, encanador, eletricista, pintor, colocador de piso e jardineiro, dependendo do caso.
  3. Acompanhamento da obra: depois de ter o projeto executivo pronto, o cliente até pode querer executá-lo por conta própria, mas vale mais a pena contratar o paisagista para fazer o acompanhamento da obra, tanto para garantir que a execução seja exatamente conforme está no projeto, quanto para ter mais comodidade e o apoio de um profissional na hora de comprar os materiais, contratar a mão de obra, além de gerenciar o cronograma e os imprevistos. Assim, o trabalho do paisagista termina quando o novo ambiente estiver totalmente pronto para usufruir.

Como é cobrado o serviço de paisagistas em Florianópolis?

A forma mais comum de cobrança pelo serviço dos arquitetos paisagistas é por hora trabalhada. O profissional vai determinar o preço da hora de acordo com a média praticada na sua região que é calculada conforme os custos que ele tem. Geralmente a primeira visita para fazer o orçamento também tem um custo, porém fixo, mas que também varia de profissional para profissional.  

Você poderá encontrar alguns paisagistas que cobram por metro quadrado ou por serviço fechado, porém não é tão comum, já que esse tipo de cobrança desconsidera a complexidade do projeto. No orçamento estará incluso apenas o preço do anteprojeto e do projeto executivo. Se o cliente disser que vai querer o serviço completo com acompanhamento de obra, então esse preço também entra no orçamento.

À parte ficam os custos da compra de todos os materiais que serão necessários e a contratação da mão de obra. Um bom profissional, experiente e ativo no mercado de Florianópolis, já vai conseguir passar uma média desses custos, pois estará por dentro dos preços de materiais e serviços. Assim é possível chegar bem perto do custo real, mas é sempre bom ter uma reserva para imprevistos.

Encontre os melhores arquitetos paisagistas de Florianópolis

Agora que já sabe o que esperar do serviço dos arquitetos paisagistas em Florianópolis, pode iniciar a pesquisa aqui no topo da página, onde há uma lista de perfis profissionais que atuam na cidade. Essa é a melhor forma de encontrar o paisagista ideal para o seu projeto, pois nos perfis é possível encontrar informações relevantes sobre cada empresa ou profissional, bem como fotos de serviço já entregues para avaliar se gosta dos resultados.

Depois de selecionar os favoritos, basta enviar uma mensagem para cada um pelo próprio perfil, informando o que deseja e pedindo uma visita para fazer um orçamento. Para que seja possível saber como o serviço é cobrado e comparar propostas, o ideal é solicitar pelo menos 3 orçamentos, garantindo que chegará ao profissional ideal.

Não é apenas o preço final que importa, mas também é importante conversar pessoalmente para ver se as ideias do cliente e do profissional entram em acordo para que o serviço atenda às necessidades e expectativas. Boa pesquisa!