Arquitetos paisagistas - Caxias Do Sul: Encontre os profissionais ideais | homify

1538 Arquitetos paisagistas em Caxias Do Sul

Le Jardin Arquitectura Paisagística
Desde 1988 a Arquiteta Paisagista Alessandra de Carvalho busca em seus projetos as melhores soluções para áreas externas
Folha Paisagismo
Desde 2007 a Folha Paisagismo cria, executa e mantém jardins exclusivos e diferenciados de acordo com o perfil e expectativa
Laura Mourão Arquitetura da Paisagem
Profissional com atuação nas áreas de Ecologia e Paisagismo, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais em bacharelado
Raul Hilgert Arquitetura de Exteriores
Escritório especializado em projeto e execução de jardins. Administração e acompanhamento integrais da execução dos projetos
Bendito Verde Paisagismo
A Bendito Verde Paisagismo nasceu em 2015 com a inspiração da bióloga e paisagista Adriana Schüler. A empresa tem como objetivo
Landscape Paisagismo
Somos um escritório especializado em projetos de arquitetura de exteriores com foco no paisagismo. Buscamos criar espaços
Mera Arquitetura Paisagistica
Sob o comando dos arquitetos Beatriz e Eduardo Fernandez Mera, atualmente a Mera Arquitetura Paisagística é fortemente reconhecida
Quinta
Escritório de Arquitetura e Paisagismo
Aroeira Arquitetura
AROEIRA ARQUITETURA é um escritório de Arquitetura e Paisagismo, constituído em 2008, e localizado em Búzios. Seus titulares
Daniel Nunes Paisagismo
Formado em 2004 e especialista na área de paisagismo, Daniel Nunes atua em diversos segmentos, realizando projetos nas áreas
Costa Bastos ArqPaisagismo
Do paisagismo à arquitetura de interiores numa só prancheta Raphael Costa Bastos Paisagista e arquiteto de formação, criação
Proflora
Paisagismo de qualidade significa mais do que saber escolher plantas bonitas ou saber compô-las em "arranjos" fotogênicos
ESTÚDIO danielcruz
Somos uma equipe formada por arquitetos, Paisagista se Designers de Interiores, prontos para transformar seu sonho em realidade
Lucia Manzano
Lucia Manzano formou-se em arquitetura em 1998. Pós-graduou-se em Arquitetura Paisagística pela FAU-USP/FUPAM -, em 2005

Projetos de Paisagismo em Caxias do Sul

Caxias do Sul é a segunda cidade mais populosa do Rio Grande do Sul e, por isso, reúne muitas opções interessantes para quem mora nela ou está pensando em se mudar. Com mais de 700 mil habitantes, é um dos principais polos industriais do estado, além de atrair milhares de turistas que buscam o clima ameno da Serra Gaúcha.

Grande, mas nem por isso menos tranquila, Caxias do Sul tem reunido cada vez mais pessoas interessadas em se fixar na cidade para alcançar desenvolvimento profissional e boa formação, já que além de contar com algumas das principais fábricas gaúchas, muitos estudantes procuram pelos cursos universitários de faculdades públicas e privadas.

Tudo isso colabora para o desenvolvimento imobiliário da cidade, que atrai a atenção de grandes construtoras e mão de obra especializada para atividades de construção e reforma residencial e comercial.

Neste contexto, um profissional em específico tem chamado a atenção: o arquiteto paisagista. Especializado em recriar espaços naturais que proporcionam bem-estar aos moradores e clientes, o paisagista pode encontrar inspirações muito interessantes nas matas e parques de Caxias do Sul para proporcionar excelentes resultados.

Com cuidados direcionados à fachada e ambientes internos, o paisagista, sem dúvidas, é um profissional fundamental para quem busca melhorar a própria qualidade de vida no ritmo de vida da Serra Gaúcha.

Quais as principais inspirações para paisagismo em Caxias do Sul?

Cercada pela Mata Atlântica e Mata Araucária, Caxias do Sul aproveita condições especiais do clima para proporcionar um clima agradável aos moradores. Com calor intenso no verão e frio acentuado no inverno, a cidade vive ápices de calor e até mesmo neve nos meses de temperaturas mais baixas. E todos esses pontos são importantes influências para as espécies de plantas locais.

Com cerca de 17 m² de arborização para cada morador, a cidade conta também com 46 parques, como o Parque Cinquentenário, o Parque dos Macaquinhos, o Parque Dr. Celeste Gobatto e o belíssimo Jardim Botânico de 50 hectares, onde podem ser encontradas diversas espécies que servem como exemplo para quem está pensando em um bom projeto de paisagismo.

Além disso, a prefeitura local incentiva a doação de mudas para os moradores. No Horto Municipal localizado no bairro Ana Rech, por exemplo, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) oferece espécies locais, como frutíferas, ornamentais e outras que têm fácil adaptação ao clima local.

Alguns bairros da cidade também podem ser pontos de interesse para quem deseja inspirações. Locais como o bairro da Exposição, Medianeira, Floresta, Madureira, Panazzolo e Universitário contam com belíssimos trabalhos realizados por paisagistas que ajudaram ainda mais na valorização do metro quadrado.

Como é um projeto de paisagismo

Embora quando o assunto é paisagismo a associação direta seja apenas com canteiros de flores e jardins, um projeto vai muito além disso. São levados em considerações pontos estéticos, técnicos e sobre hábitos dos moradores para que cada modificação seja realizada.

Uma boa entrevista com os moradores ou, para espaços comerciais, com o gerente do negócio para entender qual é a rotina de todos. Ou seja, se têm o hábito de receberem visitas, se preferem ficar em casa aos fins de semana e quais as principais atividades no lar. Para projetos comerciais, a jornada do comprador – espaços que visita antes de efetuar uma compra – pode ser um bom ponto de partida.

Sabendo quais os hábitos de quem usará o local, é hora de estudar o espaço disponível, a incidência de iluminação natural, o tipo de solo e todos os demais pontos que irão direcionar as melhores escolhas para as espécies de plantas e intervenções.

Após definidas as espécies, é hora de pensar na distribuição buscando o máximo de harmonia com a estrutura do imóvel – principalmente, a fachada, que pode ficar ainda mais valorizada e despertar o interesse de possíveis clientes.

Além disso, um bom projeto de paisagismo considera ainda possíveis intervenções com móveis, formatos inovadores de jardins, como jardins suspensos, iluminação, adaptação hidráulica e até mesmo pequenos lagos artificiais. Quanto mais ideias criativas, melhor será o resultado.

Após a entrega do paisagismo, bastará a manutenção correta da jardinagem para que tudo continue tão belo quanto o projetado, resultando em um espaço agradável por anos aos moradores e/ou clientes comerciais.

Paisagismo e jardinagem: qual a diferença?

Embora exista certa confusão entre os termos, paisagismo e jardinagem são completamente diferentes pelo tipo de trabalho e profissionais envolvidos.

Um projeto de paisagismo é liderado por um arquiteto com formação específica em paisagismo, que conhece a fundo elementos do solo, irrigação, plantas e intervenções estéticas. Esse profissional é responsável pelo planejamento e execução do projeto, contratando especialistas como eletricistas, encanadores, pintores, jardineiros e toda a mão de obra necessária para a execução do projeto. Responsável técnico pela obra, o arquiteto paisagista pode até mesmo solicitar documentações específicas exigidas conforme as leis de cada município.

Já a jardinagem é uma atividade realizada por jardineiros e auxiliares que têm como principal objetivo a manutenção correta dos jardins. Responsáveis pelo preparo do solo, a poda das plantas, as trocas de espécies conforme as estações e até mesmo a colheita, o jardineiro é um parceiro importante do paisagista para trazer informações sobre possíveis dificuldades de adaptações de espécies e remodelações necessárias.

Como contratar um paisagista em Caxias do Sul

Por ser uma cidade grande na Serra Gaúcha, muitos profissionais de cidades vizinhas, como Farroupilha, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Garibaldi, entre outras, atendem necessidades da região presencialmente ou via internet.

Além de excelentes paisagistas, a região de Caxias do Sul conta ainda com ótimos arquitetos, pintores, encanadores, azulejistas e todos os tipos de profissionais necessários para projetos de construção e reforma.

Por ser a maior plataforma de arquitetura e decoração do Brasil, a homify reúne portfólios com projetos executados por talentosos profissionais, que podem ser contatados facilmente por meio da própria plataforma.

Para solicitar um orçamento ou consultoria, basta acessar a página do profissional escolhido, preencher o formulário de contato com todos os detalhes solicitados e enviar. Isso pode ser feito de forma rápida, fácil, gratuita e o retorno do profissional é rapidíssimo!

E então, o que você está esperando para solicitar um bom projeto de paisagismo hoje mesmo para a sua casa ou comércio? Continue navegando em nossas páginas e confira muitas outras ideias inspiradoras. Aproveite!

  

Buscar imagens relacionadas