O paisagismo tem a finalidade de planejar as áreas externas, sejam públicas ou particulares, para que elas se tornem utilizáveis pelas pessoas em harmonia com o meio ambiente. Em Brasília, que é uma cidade projetada, diversos espaços públicos foram pensados exatamente com esse objetivo, bem como foi feito para a concepção de todas as principais e mais antigas edificações.
A maior cidade do mundo construída no século 20 tornou-se patrimônio histórico da UNESCO por causa do seu conjunto arquitetônico e urbanístico. Por esse motivo é que você vai ter facilidade em encontrar arquitetos paisagistas em Brasília para transformar o espaço externo da sua residência em um ambiente mais bonito, organizado, funcional e agradável, seja para admirar ou usufruir no dia a dia.
Quando se depara com um espaço projetado com paisagismo, nem imagina tudo o que foi necessário fazer para que o lugar ficasse tão bonito e acolhedor, com diversidade de plantas, boa iluminação, uma paisagem agradável e espaços para convivência. Mas se for contratar um arquiteto paisagista para realizar um serviço na sua casa é importante saber como um projeto é elaborado para que possa entender o valor desse profissional.
Se você pensava, até agora, que arquitetura paisagista e jardinagem fossem a mesma coisa, saiba que são bem diferentes, porém complementares. A jardinagem é uma das etapas que envolvem um projeto de paisagismo, que é planejado considerando fatores geográficos, hidrográficos, bióticos e humanos.
O responsável pela etapa da jardinagem é o jardineiro, profissional que vai fazer o plantio e a manutenção das plantas, conforme as orientações técnicas dispostas no projeto executivo pelo arquiteto paisagista.
Por ser uma cidade planejada, Brasília recebeu na sua composição urbanística as características da arquitetura e do paisagismo que estavam em alta na década de 1950, quando foi construída.
Mas antes disso essa região também foi habitada por índios e depois pelos colonizadores europeus. Sendo assim, existe uma grande variedade de elementos e materiais regionais que se pode utilizar no paisagismo em Brasília, tanto para promover a sustentabilidade do projeto, quanto para que ele fique esteticamente em harmonia com a cultura local e valorize o imóvel. Veja algumas sugestões:
O preço de um serviço de paisagismo é bastante relativo. Primeiro, precisa ter certeza de contratar um arquiteto paisagista e não apenas uma empresa de jardinagem que diz fazer paisagismo sem contar com um profissional da área.
Para isso, continue a sua pesquisa por paisagistas aqui na homify, onde pode analisar os perfis de profissionais e empresas, além de conhecer trabalhos já realizados. Entre em contato com aqueles que selecionou como melhores explicando qual é o seu objetivo, qual a metragem do local a ser trabalhado e quanto pretende investir. Ao receber os orçamentos vai perceber como cada profissional trabalha, quanto cobra e o que está incluso no serviço.
Há profissionais que cobram com base no preço por metro quadrado e há outros que cobram por hora trabalhada. Existe essa diferença, pois cada projeto tem uma complexidade diferente, por exemplo, um solo mais acidentado e difícil de trabalhar do que se imaginava na primeira análise feita pelo profissional.