Arquitetos paisagistas - Brasilia: Encontre os melhores profissionais | homify

2 Arquitetos paisagistas em Brasília

Cidade

Arquitetos paisagistas em Brasília

 O paisagismo tem a finalidade de planejar as áreas externas, sejam públicas ou particulares, para que elas se tornem utilizáveis pelas pessoas em harmonia com o meio ambiente. Em Brasília, que é uma cidade projetada, diversos espaços públicos foram pensados exatamente com esse objetivo, bem como foi feito para a concepção de todas as principais e mais antigas edificações.

A maior cidade do mundo construída no século 20 tornou-se patrimônio histórico da UNESCO por causa do seu conjunto arquitetônico e urbanístico. Por esse motivo é que você vai ter facilidade em encontrar arquitetos paisagistas em Brasília para transformar o espaço externo da sua residência em um ambiente mais bonito, organizado, funcional e agradável, seja para admirar ou usufruir no dia a dia.

Como é feito um projeto de paisagismo?

Quando se depara com um espaço projetado com paisagismo, nem imagina tudo o que foi necessário fazer para que o lugar ficasse tão bonito e acolhedor, com diversidade de plantas, boa iluminação, uma paisagem agradável e espaços para convivência. Mas se for contratar um arquiteto paisagista para realizar um serviço na sua casa é importante saber como um projeto é elaborado para que possa entender o valor desse profissional.

  • Análise das necessidades do cliente: naturalmente, quando contratar um arquiteto paisagista em Brasília, a primeira coisa que ele vai fazer é conhecer você e saber quais são seus planos e expectativas para o local a ser trabalhado.
  • Análise das necessidades e oportunidades do local: depois de conversar com o cliente, o profissional vai analisar em detalhes quais são as características do espaço em que vai trabalhar. Precisa analisar o solo, o clima, o que poderá ser mantido e o que será removido do espaço. Tem, ainda, a análise das sombras para determinar o posicionamento dos elementos que irão contemplar a área, como árvores, arbustos, tendas, piscina e outros.
  • Anteprojeto: com as definições do que é possível ser feito no ambiente a ser trabalhado, o arquiteto paisagista elabora o anteprojeto. Nesse documento ele irá colocar todas as suas ideias, em acordo com as solicitações do cliente, incluindo as composições de vegetação, os tipos de mobiliário, se vai construir alguma coisa, como um deck ou piscina, cores que sugere utilizar e como será a iluminação do espaço, entre outros detalhes.
  • Projeto executivo: depois que o cliente aprovar o anteprojeto será feito o projeto executivo, com todos os detalhes técnicos necessários para que os profissionais da mão de obra consigam colocar tudo em prática.

Diferença entre jardinagem e paisagismo

Se você pensava, até agora, que arquitetura paisagista e jardinagem fossem a mesma coisa, saiba que são bem diferentes, porém complementares. A jardinagem é uma das etapas que envolvem um projeto de paisagismo, que é planejado considerando fatores geográficos, hidrográficos, bióticos e humanos.

O responsável pela etapa da jardinagem é o jardineiro, profissional que vai fazer o plantio e a manutenção das plantas, conforme as orientações técnicas dispostas no projeto executivo pelo arquiteto paisagista.

Vantagens de contratar um arquiteto paisagista em Brasília

  • Economia de energia: a energia elétrica é cada vez mais cara em Brasília e em todo o Brasil, por isso é essencial prever soluções para a economia de energia nos projetos de paisagismo. Utilizar iluminação noturna é muito bonito para valorizar a beleza do espaço criado, porém, os arquitetos paisagistas sugerem o uso de sistemas automáticos, que acendem as luzes à noite e as apagam quando amanhece, além do uso de lâmpadas de LED que são mais econômicas.
  • Soluções sustentáveis: as soluções que visam a sustentabilidade do espaço projetado incluem a economia de energia já mencionada, reaproveitamento de água para irrigação das plantas, utilização de materiais recicláveis e biodegradáveis, preferência por plantas nativas e tudo o que facilite a manutenção do jardim sem agredir a natureza.  
  • Harmonia com o meio ambiente: depois de ter o seu projeto de paisagismo pronto vai perceber que cada detalhe do que foi executado contribuiu para criar harmonia entre os elementos naturais e os artificiais, entre o homem e a natureza à sua volta. Como exemplo, os arquitetos paisagistas que atuam em Brasília sabem que para um projeto ser fácil de manter, precisam respeitar a vegetação típica do cerrado, que é a nativa, para que possa se adaptar melhor ao solo e ao clima local.

Elementos regionais para utilizar no paisagismo em Brasília

Por ser uma cidade planejada, Brasília recebeu na sua composição urbanística as características da arquitetura e do paisagismo que estavam em alta na década de 1950, quando foi construída.

Mas antes disso essa região também foi habitada por índios e depois pelos colonizadores europeus. Sendo assim, existe uma grande variedade de elementos e materiais regionais que se pode utilizar no paisagismo em Brasília, tanto para promover a sustentabilidade do projeto, quanto para que ele fique esteticamente em harmonia com a cultura local e valorize o imóvel. Veja algumas sugestões:

  • Plantas nativas do cerrado;
  • Objetos decorativos em cerâmica;
  • Elementos em madeira, como a mobília;
  • Decoração e revestimentos com pedras naturais;
  • Espelho d'água.

Quanto custa um serviço de paisagismo em Brasília?

O preço de um serviço de paisagismo é bastante relativo. Primeiro, precisa ter certeza de contratar um arquiteto paisagista e não apenas uma empresa de jardinagem que diz fazer paisagismo sem contar com um profissional da área.

Para isso, continue a sua pesquisa por paisagistas aqui na homify, onde pode analisar os perfis de profissionais e empresas, além de conhecer trabalhos já realizados. Entre em contato com aqueles que selecionou como melhores explicando qual é o seu objetivo, qual a metragem do local a ser trabalhado e quanto pretende investir. Ao receber os orçamentos vai perceber como cada profissional trabalha, quanto cobra e o que está incluso no serviço.

Há profissionais que cobram com base no preço por metro quadrado e há outros que cobram por hora trabalhada. Existe essa diferença, pois cada projeto tem uma complexidade diferente, por exemplo, um solo mais acidentado e difícil de trabalhar do que se imaginava na primeira análise feita pelo profissional.