Arquitetos paisagistas - Belo Horizonte: Encontre os melhores profissionais | homify

3 Arquitetos paisagistas em Belo Horizonte

Cidade

Arquitetos paisagistas em Belo Horizonte

Todo mundo admira um belo paisagismo, especialmente quando é feito com tamanha perfeição que parece ter sido projetado pela própria natureza. Em Belo Horizonte é assim, basta visitar os parques e praças da cidade e prestar atenção em como esses ambientes são estruturados.

No Conjunto Arquitetônico da Pampulha, por exemplo, o paisagismo está presente em tudo. Ele complementa e harmoniza todas as obras arquitetônicas, pois atua como uma extensão delas. Essa é a função dos arquitetos paisagistas em Belo Horizonte e em todo o país. Criar uma conexão entre a natureza, o homem e a urbanização.

Mesmo assim, infelizmente, nos últimos anos o clima se tornou um pouco mais quente em BH com a intervenção excessiva do homem na remoção das matas nativas para dar espaço à urbanização. Por isso mesmo que faz diferença contratar um arquiteto paisagista de Belo Horizonte quando quiser realizar um projeto de paisagismo na cidade.

O profissional irá conhecer as características geográficas do seu terreno, respeitando os aspectos climáticos e buscando a vegetação nativa para utilizar, garantindo que o resultado seja de um ambiente propício para ser aproveitado o ano inteiro, com conforto térmico e a beleza natural que a cidade tinha antes de começar a ser modificada.

O que os arquitetos paisagistas fazem?

O arquiteto paisagista tem o objetivo de planejar, projetar e executar ambientes externos para melhorar a convivência das pessoas entre elas mesmas e com a natureza ao redor. Criam ambientes residenciais, comerciais, públicos, de todos os tamanhos.

De acordo com a finalidade do ambiente, o profissional define como o espaço será organizado, quais móveis utilizar, quais plantas, se vai ter alguma construção e como será a iluminação.

Para tudo isso, ele precisa considerar muito mais do que o visual que vai ter como resultado. Tudo o que ele projetar precisa ser possível de executar e de manter. Então ele vai utilizar conhecimentos de geografia, matemática, elétrica, hidráulica, botânica, biologia, tecnologias e muito mais.

Reunindo suas habilidades técnicas e sua criatividade, o arquiteto paisagista cria espaços sustentáveis em termos social, econômico e ecológico. Contribui com a qualidade de vida das pessoas e com a preservação do meio ambiente.

Onde encontrar arquitetos paisagistas em Belo Horizonte?

Os arquitetos paisagistas podem trabalhar no próprio escritório ou em empresas que ofereçam paisagismo e serviços relacionados, como arquitetura, engenharia e urbanismo. Eles também atuam em órgãos públicos, como prefeitura, quando prestam serviços apenas para os espaços públicos da cidade.

Na hora de começar a pesquisar por esse serviço, a forma mais prática é vindo a sites como a homify, onde há uma grande concentração de arquitetos paisagistas e todos os profissionais das áreas relacionadas, como arquitetura, design de interiores, além dos serviços de mão de obra e lojas de materiais.

Faça a sua busca pelo tipo de profissional e cidade que deseja pesquisar. Então vai ver uma lista de perfis para visitar e conhecer melhor. Depois de selecionar os que mais gostou, envie uma mensagem para entrar em contato e conversar sobre para que precisa de um arquiteto paisagista.

Qual a diferença entre paisagismo e jardinagem?

A jardinagem trata do plantio e da manutenção de plantas em jardins. Ela é uma das partes do paisagismo, que engloba muito mais do que isso. Para realizar a jardinagem precisa ter certo conhecimento sobre plantas e sua manutenção, bem como noções de proporção para que os jardins estejam sempre bonitos. O profissional jardineiro é contratado para essas tarefas, sem envolver detalhes técnicos que necessitem de planejamento antecipado.

Já o arquiteto paisagista se aprofunda nessa área e em diversas outras, utilizando das ciências e da arte para projetar paisagens completas, não apenas na etapa das plantas. O arquiteto de paisagens vai elaborar um projeto como faz um arquiteto de casas, pensando em todas as necessidades e oportunidades do ambiente, só que do lado de fora.

Quanto cobra um arquiteto paisagista em Belo Horizonte?

É claro que, mesmo convencido sobre a importância de contratar um arquiteto paisagista para fazer o paisagismo da sua casa ou empresa, vai querer ter uma noção de quanto vai custar. Como em todas as áreas relacionadas à arquitetura e design, o preço varia muito. Isso porque cada profissional escolhe a forma de cobrar conforme achar mais viável.

Mas para todos esses serviços existem padrões a serem seguidos, visando manter uma média de preço no mercado. Isso é bom para os profissionais e também para os clientes. No caso dos arquitetos paisagistas, esse padrão é determinado por um cálculo baseado na dimensão da área do projeto. Com esse cálculo obtém-se o preço nos honorários do profissional.

Além desse cálculo usado como base, o profissional poderá adicionar outros conforme a sua experiência e disponibilidade. Também, se o local a ser trabalhado for complexo, como terrenos com laje, que possuem topografia acidentada e áreas com muita vegetação que necessitem de consultas a órgãos de proteção ambiental.

Então não é possível determinar um preço inicial para esse tipo de serviço, mas é bom saber que existe uma base a ser seguida, mantendo um certo padrão. A melhor forma de saber quanto vai custar o seu projeto é pedindo orçamentos a empresas e profissionais de paisagismo em Belo Horizonte para depois fazer as comparações.

Como cuidar de um jardim com paisagismo em BH?

Quando você compra uma casa, sabe que vai ter que fazer sua manutenção periódica. Se compra um carro novo, ele também vem com suas obrigações para manter tudo em dia. Com um jardim elaborado por um paisagista é a mesma coisa. Ele necessita de manutenção para que se mantenha bonito e vivo.

É preciso lembrar desse ponto antes de contratar um paisagista, pois as despesas mensais irão aumentar um pouco, dependendo do tamanho do jardim. Para que valha a pena investir em um projeto paisagístico residencial, precisa pelo menos contratar um jardineiro para fazer as podas, regas e nutrição das plantas, conforme as necessidades de cada espécie.

Se puder você mesmo fazer as regas, o profissional pode ser chamado uma vez por mês para as podas e para ajudar a conferir se todas as plantas estão sadias. É para ajudar nessa manutenção mensal que o arquiteto paisagista vai escolher as plantas criteriosamente.

No projeto ele irá sugerir plantas que consigam se desenvolver bem no solo do seu jardim e com o clima da sua região. Nos canteiros e vasos, ele irá colocar mais perto as plantas que possuem as mesmas necessidades de luz, água e nutrientes.

Tudo isso faz diferença na prosperidade e longevidade de um jardim paisagístico. Então, sempre que quiser fazer uma alteração no projeto depois de pronto, consulte o paisagista para evitar desperdícios e garantir a beleza do espaço.