Arquitetos - Sao Luis: Encontre os melhores profissionais | homify

13 Arquitetos em São Luís

Cidade

Arquitetos em São Luís do Maranhão

Você sabe qual a importância de contratar um arquiteto para fazer seu projeto? Entende o porquê dos valores relacionados à contratação do mesmo? Para realizar uma obra, é necessário primeiramente ter um projeto, seja ele de design de interiores, arquitetônico, residencial, comercial, hospitalar, público ou outros tipos. 

Com um projeto feito por um arquiteto em mãos, dependendo da sua disciplina, ele irá passar por uma aprovação legal na prefeitura em questão (a do município em que se localiza a obra). No caso de São Luís do Maranhão, o plano diretor municipal tem determinadas leis e limitações definidas para cada região ou bairro. Deve levar em consideração alguns aspectos, como APPs áreas de preservação permanente -, que tratam-se de locais como a Estação Ecológica do Sítio Rangedor e o Parque Estadual do Bacanga. Isto no macrozoneamento do plano diretor de São Luís. No caso deste tipo de zoneamento restritivo, não é permitido construir, portanto tenha em mente sempre consultar o plano diretor do município antes de adquirir um terreno, para assim, verificar se o zoneamento corresponde às suas expectativas para então considerar a compra do mesmo. 

Quanto custa contratar um arquiteto em São Luís?

Os valores podem variar muito de profissional para profissional, além de que variam muito de acordo com o tipo de projeto. Considere a metragem quadrada do imóvel e sua disciplina (interiores, arquitetônico ou reforma), e então faça uma média do valor a ser investido em obra, para a execução do mesmo. Considere o valor do metro quadrado construído com base no CUB: que é o custo unitário básico da construção civil. Para dezembro de 2018, o valor do CUB de uma residência padrão foi de R$ 1.508,34 para cada metro quadrado executado. Tendo esta informação, entende-se que para uma casa padrão de 100 metros quadrados, o investimento em obra será de R$ 150.834,00, com base no CUB do Maranhão. Agora para o projeto arquitetônico, considere em torno de 2 a 8% do valor de obra executada e este será seu investimento no projeto de arquitetura

Somente com um arquiteto você realmente conseguirá executar uma obra dentro das expectativas financeiras, podendo estar dentro da média do CUB padrão, mais elevado, ou mais baixo, dependendo das premissas de projeto escolhidas. Juntamente com o arquiteto é que isto será definido, e somente com o profissional você poderá prevenir erros na execução, e ter economia real no fim das contas. Aqui, o barato sai caro, e comumente quando não se contrata um arquiteto, na tentativa de economizar, a obra sai com valor mais alto no final, e com resultado menos satisfatório, já que raramente o proprietário tem conhecimento na área da construção civil ou nas leis municipais. 

A dica aqui é: pesquise com cuidado os profissionais da região e solicite orçamento com aqueles que você mais se identifica e se sente seguro, para então tomar uma excelente decisão. 

Como faço para construir em São Luís?

Para dar entrada em um processo de aprovação de um projeto arquitetônico na cidade de São Luís existem algumas exigências para análise prévia junto à prefeitura, são elas:  

  • Solicitar requerimento ao secretário municipal de urbanismo e habitação;
  • Certidão do imóvel atualizado;
  • Cópia do RG e CPF do requerente e também do responsável técnico do projeto;
  • Certidão negativa do IPTU;
  • Endereço demonstrando o CEP do requerente atualizado;
  • Projeto arquitetônico, que contenha a assinatura do responsável técnico registrado pelo CREA ou CAU. Este projeto deve ser composto por pranchas que contenham: planta baixa dos pavimentos, cortes, fachadas, planta de cobertura, planta de situação e localização, quadro de áreas contendo os índices ATME, ALML e área permeável.

Nesta lista, exigida pela Prefeitura de São Luís, você já pode perceber a necessidade de ter um projeto bem resolvido e feito por um arquiteto. Não é possível aprovar qualquer projeto sem ter o profissional registrado no CAU ou CREA, que são respectivamente, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. 

Sobre o alvará de construção em São Luís

Após esta análise prévia,demonstrada acima, e aprovado o projeto, aí sim você receberá o alvará de construção, para então dar início à obra em questão. 

Quando custa a aprovação de um projeto em São Luís?

Os custos referentes ao processo na Prefeitura de São Luís irão variar de acordo com a dimensão do projeto. Os maiores terão taxas mais altas, e os menores, mais baixas. O mesmo ocorre com a RRT, registro de responsabilidade técnica – que também será exigida durante o processo de aprovação, e será emitido pelo arquiteto, através do CAU. Este documento será gerado mais para o final da aprovação e também terá variação de custo de acordo com a metragem quadrada do projeto. 

Quanto tempo leva uma aprovação de projeto em São Luís? 

O prazo para aprovação de um projeto depende da prefeitura em questão, da gestão da mesma e de suas secretarias internas. Por se tratar de um órgão público, a gestão de uma prefeitura está em constante mudança, então é muito difícil definir prazos. Outro ponto que influencia no tempo de aprovação é o projeto. Ele precisa estar dentro das normas e leis municipais, sendo que onde houver falta ou falha, será exigido alteração e atualização do projeto. As alterações de projeto exigidas pela prefeitura são normais e raramente não irão ocorrer durante o processo. 

Portanto, se você está pensando em construir em São Luís, tenha em mente que um arquiteto qualificado é imprescindível, tanto para a fase de aprovação junto a órgãos legais, quanto para a concepção do sonho, porque sim, é sempre um sonho poder criar algo novo. Aqui na homify você encontra experientes arquitetos em São Luís para auxiliarem no seu projeto. Confira