Arquitetos - Ribeirão Preto : Encontre os profissionais ideais | homify

43 Arquitetos em Ribeirão Preto

Arquitetos em Ribeirão Preto

Situada no estado de São Paulo a cidade Ribeirão Preto conta atualmente com quase 700 mil habitantes e ostenta a colocação de 24 maior PIB brasileiro, proveniente da economia voltada para a prestação de serviços nas áreas de saúde, tecnologia da informação, bioenergia e biotecnologia. Além de ser uma cidade muito bem estruturada e rica, no passado Ribeirão Preto chegou a ser comparada com Paris, devido a suas noites agitadas e bela arquitetura. Foi até apelidada de “petit Paris”, que significa pequena Paris. Por imitar o estilo de vida e arquitetura suntuosa e moderna da importante cidade europeia, surgiram grandes e imponentes construções como o Teatro High-Life, Teatro Eldorado, Paris Theatre, Bijou Theatre, entre outros. No ano de 2010, Ribeirão Preto recebeu o título de capital brasileira da cultura, sendo escolhida pela entidade CBC (Capital Brasileira da Cultura) junto ao Ministério do Turismo e da Cultura do Brasil, tornando-se assim a primeira cidade do estado de São Paulo a receber essa marca expressiva.

Devido a sua grande riqueza cultural, a arquitetura de Ribeirão Preto possui um belo histórico que deixou marcas pela cidade, atraindo a atenção e olhares das mentes mais refinadas no assunto. É uma cidade onde se encontram grandes arquitetos atuando em diversas áreas da arquitetura, com projetos de interiores, residenciais, corporativos, hospitalares e outros. 

O que faz um Arquiteto?

Afinal, o que o arquiteto faz? Quais são os tipos de projeto que o profissional desenvolve? Os arquitetos atuam em projeto arquitetônico residencial, predial, industrial, hospitalar, corporativo e outros diversos tipos construtivos. Também realizam projeto elétrico, hidrossanitário e lançamento estrutural. Além disso existem os arquitetos especializados em projetos de interiores, atuando em reformas, design e diversas transformações de ambientes internos. Esse profissional também pode atuar em projetos urbanísticos, desenvolvendo condomínios, praças, parques, entre outros. É uma profissão complexa e com diversas áreas de atuação, onde alguns arquitetos optam por trabalhar mais em certos segmentos do que outros, dependendo da afinidade do profissional com cada tipo de projeto. 

Quero construir em Ribeirão Preto, por onde começar?

Se você já tiver um terreno averbado e dentro da legislação adequada e apta para construção (fora de zoneamentos restritivos, por exemplo), você pode buscar por um arquiteto para desenvolver um projeto. Se ainda não tiver o terreno, é possível também contratar o arquiteto para ajudá-lo na escolha do mesmo, o que pode ser muito benéfico já que esse profissional possui grande conhecimento de insolação, ventilação, solo e condições gerais de topografia. 

O passo inicial e mais importante, portanto, é contratar um arquiteto para desenvolver o projeto da edificação. O profissional irá guiar o passo a passo a ser realizado para desenvolver o projeto, assim como a parte da legalização do mesmo junto a Prefeitura de Ribeirão Preto. 

Para o início do processo e legalização do projeto, a Prefeitura de Ribeirão Preto solicita:

  • Um projeto arquitetônico completo elaborado por um profissional legalmente habilitado: arquiteto, engenheiro ou técnico de edificações. Este projeto deve respeitar todas as leis e normas do município, além das normas estaduais e federais;
  • Requerimento padrão (que está disponível no site da Prefeitura de Ribeirão Preto) assinado pelo proprietário e pelos responsáveis técnicos;
  • Número do cadastro municipal;
  • Número do lote;
  • Número da quadra; 
  • Nome do loteamento ou condomínio
  • Cadastro municipal.

Quanto custa construir em Ribeirão Preto?

A forma básica e primária para conhecer o custo de uma edificação é através da consulta do CUB referente ao estado em questão. O CUB é o custo unitário básico que nada mais é que um valor estimado do metro quadrado construído. O valor do CUB para o estado de São Paulo em março de 2019 foi de 1.386,15 reais para cada metro. Ou seja, para construir uma casa de 150 metros quadrados, custaria uma média de 207.922,50 reais. Esse valor não considera o valor dos projetos e sim apenas a construção com materiais e mão de obra. O valor dos projetos pode variar de 10 a 20% do valor da edificação construída. De qualquer forma, vale lembrar que esses valores são uma média, que nem sempre irão corresponder à realidade, já que cada profissional e cada empresa trabalha da sua própria forma.   

Quais os benefícios de contratar um Arquiteto?

Somente um arquiteto poderá criar e solucionar um projeto arquitetônico com estética, coerência e de forma racional. O arquiteto desenvolve projetos baseado em habitação do ser, ou seja, a vivência no local, considerando: iluminação, ventilação, acústica, condicionamento térmico, topografia do terreno, acessos, programa de necessidades, coeficiente de aproveitamento, taxa de permeabilidade e de ocupação, entre outros itens. 

O arquiteto pensa nos projetos desde a parte externa e sua estética, até na parte interna, onde já considera espaço coerente para os devidos usos, fluxos, mobiliários e demais necessidades.

Além disso o arquiteto garante excelentes indicações de parceiros para a execução da obra, podendo ser realizada por engenheiros, construtoras ou empresas de execução de obras. O profissional saberá indicar quais empresas são mais indicadas para o tipo de edificação, assim como saberá orientar o cliente quanto aos orçamentos elaborados pelos mesmos. Também fará o acompanhamento técnico (se assim definido em contrato) para garantir a execução da obra de acordo com o projeto e legislação. 

Como encontrar um bom arquiteto em Ribeirão Preto?

A cidade é grande e conta com tráfego intenso, portanto a forma mais rápida e fácil de encontrar esses profissionais é pela internet. O buscador comum trará resultados para arquitetos em Ribeirão Preto, porém se você busca por resultados mais refinados, indicamos plataformas especializadas como a homify. Aqui existem diversos arquitetos de confiança e que realizam trabalho de qualidade. Além disso, você encontra muita inspiração para tipos de casas, design e decoração. Também encontra aqui alguns profissionais que poderão auxiliar na sua construção em Ribeirão Preto como pintores, ladrilhadores e outros. 

Outra forma de escolher um bom arquiteto é solicitando indicações de conhecidos e se não souber de algum, você ainda pode pedir indicação de arquitetos em lojas de materiais de construção e também em lojas de móveis e até marcenarias. 

Buscar imagens relacionadas