213 Arquitetos em Porto Alegre

Área servida

Arquitetos em Porto Alegre

São inúmeros os motivos para você contratar um arquiteto para realizar o projeto da sua casa. O arquiteto, por exemplo, está habilitado a acompanhar todas as fases da construção, desde a concepção inicial do desenho até a finalização da obra, com a colocação do acabamento e até a instalação de mobiliário e decoração. Muitos consideram a contratação de um profissional de arquitetura um luxo na hora de construir ou reformar, mas a presença de um arquiteto na obra é fundamental para garantir que o espaço ficará exatamente do jeito que você quer, além de evitar problemas futuros devido a fundações mal feitas ou a realização de uma planta que não está de acordo com as leis do município. Além de cuidar da parte estética, ele também é o responsável pela realização de registros junto à prefeitura. 

Se o seu projeto será realizado em Porto Alegre, recomendamos a contratação de um arquiteto local, pois ele estará mais acostumado a lidar com as regulamentações da cidade e também saberá escolher os materiais mais indicados ao tipo de espaço e ao clima local. As chuvas regulares na cidade, além da grande taxa de umidade local fazem que a seleção dos materiais de forma correta seja imprescindível para evitar infiltrações e outros problemas recorrentes em locais com muita precipitação. Um arquiteto com experiência certamente saberá orientar você em relação a estes detalhes. No homify você encontra um diretório de arquitetos de interiores que podem auxiliar a execução da sua obra e cuidar para que todos estes detalhes estejam corretos.

Fique atento às restrições legais para a construção na cidade

Existem uma série de exigências legais que devem ser seguidas antes de começar uma obra. Cada município possui as suas leis, que constam no Código de Obras de Porto Alegre e orientam a realização correta os projetos para garantir um crescimento ordenado da cidade e evitar problemas com os vizinhos, entre outros motivos. O primeiro passo para a legalização da obra é a realização do Registro de Responsabilidade Técnica pelo arquiteto, documento obrigatório de acordo com o conselho da profissão. 

Além disso, existem regras que concernem o próprio projeto, como tamanho da construção, o recuo necessário entre o muro e a casa, a taxa de ocupação e os subsolos, que podem ser considerados ou não área construída. Estes detalhes precisam estar especificados no projeto entregue à prefeitura, para que a Licença de Obras seja emitida e a construção possa começar. Mas antes de contratar o profissional de arquitetura de interiores verifique se ele está registrado no diretório de arquitetos do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-BR).

Quanto custa construir em Porto Alegre?

Antes de começar o projeto, o primeiro passo é realizar uma reunião inicial com o arquiteto, na qual serão especificadas as demandas da casa. A partir destas informações o arquiteto fará a proposta de orçamento, na qual incluirá não só os valores do material necessário como também os gastos com mão de obra e de realização do desenho e acompanhamento do projeto. É importante ressaltar que este valor final deve levar em conta diversas variáveis, como o tipo de terreno em que a casa será construída, que pode ser plano ou conter desníveis, o tamanho da área construída em metros quadrados, a quantidade de cômodos planejados, o tipo de acabamento que será utilizado nas paredes, como a pintura e os revestimentos, além das louças, acessórios de banheiro e cozinha, entre diversos outros.

A construção de uma casa em Porto Alegre com acabamento considerado de médio padrão pode custar em torno de R$1.700 o metro quadrado. Na hora de contratar a mão de obra, os valores também podem variar caso uma empreiteira seja escolhida, que geralmente toca todos os aspectos da obra até o final, ou se a preferência será por profissionais autônomos, cada um especializado em um detalhe do projeto, como hidráulica, elétrica, piso e azulejo, entre diversos outros detalhes. O custo da construção de uma área de lazer também influencia o valor final da obra. 

Não estão incluídos neste preço o trabalho do arquiteto, de desenho da planta e do Uma das alternativas para se ter uma ideia do orçamento do trabalho do arquiteto, por exemplo, é consultar a tabela de honorários de serviços de arquitetura e urbanismo, no site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).

A arquitetura de Porto Alegre

A arquitetura da cidade possui uma mistura eclética de prédios históricos, construídos no século 19 com grande influência portuguesa, e de exemplares da arquitetura moderna e contemporânea, além de ter atravessado o processo de verticalização típico de outras capitais de estados brasileiros. Entre os estilos de construção do local destacam-se exemplos da arquitetura neoclássica, considerado de vanguarda na época, e suas diversas nuances, que podem ser observados em lugares como o Theatro São Pedro, o Memorial do Ministério Público e a Igreja de Nossa Senhora das Dores. No quesito arquitetura moderna, destaque para a Fundação Iberê Camargo, inaugurada em 2002 e cujo projeto arquitetônico, realizado por Álvaro Siza Vieira, foi o vencedor do Troféu Leão de Ouro da oitava bienal de arquitetura de Veneza em 2002. Todos estes motivos fazem com que a cidade seja um prato cheio para os amantes da arquitetura e sirva de inspiração para futuros projetos.