25 Arquitetos em Manaus

Área servida

Conheça as vantagens de contratar um arquiteto em Manaus

No diretório de arquitetos e arquitetos de interiores do homify você encontra o profissional certo para tocar a sua obra em Manaus. O arquiteto é o profissional mais habilitado a realizar o projeto da sua casa e dar andamento a todas as etapas envolvidas, desde a concepção do desenho da planta da planta até a finalização da obra, incluindo todas as suas solicitações estruturais e estéticas. Além de realizar uma gestão mais eficaz de todos os recursos necessários durante o projeto, um arquiteto local pode indicar os melhores lugares para a compra de material em manaus e prestará uma assistência especializada e personalizada, para sugerir os melhores revestimentos e soluções – entre iluminação, pintura, acabamentos, mobiliário, acessórios etc – para que a sua casa fique exatamente do jeito que você imagina. Além disso, ele pode indicar profissionais de confiança, entre empreiteiros, construtoras ou profissionais autônomos, para fazer parte da equipe, o que pode ser um grande diferencial para que a obra aconteça da melhor forma possível. 

Um arquiteto da cidade de Manaus também entende as condições do tempo locais, e pode levar em conta estas características na hora de indicar os materiais e acabamentos ideais, além da melhor época para a obra ser realizada. A umidade do ar é relativamente alta durante todo o ano e a cidade possui grande incidência de chuvas durante o verão. Por isso, os materiais escolhidos devem ser resistentes para reagir bem a este tipo de clima, e a obra precisa ser feita de forma a evitar alagamentos ou infiltrações futuras. O arquiteto também é o profissional responsável pela realização do registro de responsabilidade técnica junto ao município, com a documentação necessária completa e de acordo com as leis de construção da cidade. 

Quanto custa construir uma casa em Manaus?

A partir das informações que o arquiteto receber sobre o seu projeto, ele poderá elaborar a planta da sua casa. Com este documento em mãos, fica mais fácil ter uma estimativa de todos os gastos com a obra, que podem variar de acordo com diversos detalhes. O tipo do terreno – que pode ser plano ou conter desníveis – e a área construída são aspectos importantes, assim como o número de pavimentos,  cômodos, pintura e revestimento, além das louças, acessórios de banheiro e cozinha, o tipo de piso da casa, tipo de teto e pé direito. 

Outra decisão que pode influenciar o valor total da obra é a escolha do tipo de mão de obra. Os valores também podem variar bastante entre a contratação de uma empreiteira, construtora ou profissionais autônomos. Apesar de empreiteiras e construtoras geralmente serem mais caras, estas empresas costumam fazer com que o dono da casa tenha menos trabalho no processo da construção, pois o arquiteto ou engenheiro será o responsável  por gerenciar as equipes, e trará os profissionais necessários nas diversas fases da obra. Em Manaus, a construção de uma casa com  padrão de acabamento médio pode custar em torno de  R$ 1.350 por metro quadrado, sem incluir despesas como o pagamento do projeto da planta e o acompanhamento de um arquiteto de interiores. 

Fique atento às restrições legais para construções em Manaus

É importante seguir as regras de construção da cidade, contidas no Código de Obras e Edificações de Manaus, para evitar diversos problemas no futuro. Entre as regras descritas neste documento estão, por exemplo, a obrigatoriedade da fixação de uma placa na frente da obra, com dados como o número do alvará de construção, nome, número de registro profissional e endereço dos profissionais responsáveis pela elaboração do projeto de arquitetura de interiores e pela execução das obras. 

Com todos os documentos necessários em mãos, o arquiteto deverá encaminhar o pedido ao Poder Público Municipal, para que este valide ou não a solicitação. Ao contratar um arquiteto com experiência na cidade, você diminui as chances de o seu projeto ser negado, pois este profissional certamente saberá seguir corretamente as solicitações na prefeitura na hora de fazer o desenho da planta. Vale lembrar somente serão aceitos os projetos que estiverem assinados por um profissional registrado no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Amazonas – CREA-AM. 

Manaus e sua arquitetura eclética e histórica

A arquitetura urbana de Manaus foi palco de diversas adaptações ao longo dos anos, mas ainda conserva a história da cidade. Os prédios mais antigos expõem em suas fachadas e interiores inspirações de projetos arquitetônicos de países europeus, com influências inglesas, americanas, gregas e italianas. Entre as construções que se enquadram neste estilo estão o Colégio Estadual, o Paço Municipal, a Penitenciária e o antigo Cine Guarany. Outra referência arquitetônica da cidade é o Teatro Amazonas, que reúne características de diversos estilos – como oriental, grego, romano e renascentista – essa mistura se tornou um marco na cidade. Como diversas outras cidades brasileiras, Manaus também se verticalizou para atender a demanda de moradia, impulsionada pelo crescimento da cidade desde o século 19, com a intensa produção de borracha no local, até os dias de hoje. Por isso, no local também são encontrados exemplares da arquitetura moderna, que se misturam no visual diversificado da cidade e trazem muita personalidade à Manaus.