Arquitetos - Maceió: Encontre os profissionais ideais | homify

31 Arquitetos em Maceió

As belezas naturais e a arquitetura em Maceió

Localizada na Região Nordeste do Brasil, a capital de Alagoas é conhecida como o paraíso das águas, pois conta com uma extensão de quase 40 km de lindas praias. Entretanto, a cidade de Maceió não possui apenas um belo litoral com praias paradisíacas, como também com diversos projetos arquitetônicos históricos e modernos, além de possuir uma grande quantidade de arquitetos altamente qualificados para manter e criar tudo isso. Um exemplo é o histórico bairro Jaraguá, que é conhecido por ser um antigo reduto da boemia e reúne belíssimas construções como a Associação Comercial de Maceió, servindo de inspiração para profissionais de arquitetura de todo o país.

Assim, como em diversas cidades litorâneas, a arquitetura de Maceió apresenta algumas características, por exemplo: telhas de barro, áreas com aberturas grandes para valorizar a iluminação e a ventilação e alguns elementos vazados que aumentam a iluminação natural dos ambientes. A arquitetura colonial ainda é muito presente em alguns pontos de Maceió, criando um incrível contraste com as construções mais recentes caracterizadas com uma arquitetura mais contemporânea.

Como encontrar um bom arquiteto em Maceió?

Se o seu objetivo for construir uma residência ou um projeto empresarial, aqui na plataforma homify você encontra um cadastro com diversos arquitetos em Maceió e região que poderão lhe auxiliar a definir o estilo arquitetônico que mais se encaixa com sua personalidade e que esteja dentro das normas de arquitetura da cidade.

Outro ponto importante na hora de escolher um bom profissional é procurar por referências entre seus familiares e amigos. Talvez alguma pessoa de confiança possa lhe indicar um bom arquiteto para assumir seu projeto. 

O espaço geográfico da cidade, onde a natureza é exuberante, é fonte de inspiração constante em pequenos, médios e grandes projetos de vários arquitetos em Maceió. As pessoas também se inspiram com seus sonhos, seus desejos, seus jeitos de se apresentarem ao mundo. Por isso, achar um bom profissional nesta região não deve ser uma tarefa difícil.

Os arquitetos de Maceió projetam espaços para serem vivenciados a cada minuto, sempre evidenciando a beleza local. Além disso, é evidente que o know-how que esses profissionais possuem para projetar casas, hotéis, prédios residenciais e corporativos de linguagem contemporânea nesta cidade é incontestável e colabora para um resultado incrivelmente positivo. 

Quais são as habilidades de um arquiteto

Um bom arquiteto possui, uma boa noção espacial e uma capacidade de abstrair, o que podemos considerar fundamentais para quem executa essa profissão. A arquitetura é uma arte, e não se pode descuidar da técnica e é preciso entendê-la enquanto ofício. Há questões técnicas dentro do processo que são prioridades, como implantação, custos, fundações, climatizações, enfim, todo um conjunto de direcionamentos onde, além de tudo, existe um proprietário a conduzir. Então, se é arte e técnica, podemos afirmar que esses profissionais precisam um bom tanto de inspiração e outro tanto de transpiração. E os resultados são belíssimas construções.

Grandes arquitetos possuem habilidades para moldarem paisagens urbanas em qualquer lugar. Portanto, as principais qualidades que um bom arquiteto deve apresentar e você deve se atentar são:

  1. Tem que ter boas habilidades de comunicação e ter atenção: Um grande arquiteto tem que ter excelentes habilidades de comunicação escrita e verbal para poder manter discussões eficazes com clientes e construtores, garantindo assim que cada parte tenha entendido suficientemente seus desejos e necessidades para o projeto em questão e saber escutar, a fim de compreender por completo os anseios do seu cliente e entender as necessidades dos construtores e outras partes envolvidas na execução do design de um arquiteto. 
  2. Possuir habilidades técnicas sólidas também é um predicativo que deve ser julgado: Grandes arquitetos são capazes de integrar com sucesso elementos mecânicos, elétricos e estruturais em seus projetos, além de atender aos requisitos específicos de materiais de construção. 
  3. Deve ser capaz de resolver problemas: Eles precisam ser capazes de identificar problemas assim que surgem (ou antes de surgirem, de preferência) e desenvolver soluções rápidas para resolvê-los.
  4. Devem ter um bom senso de negócios: os arquitetos devem estar bem cientes do lado comercial do mundo do design para desenvolver soluções práticas. Devem ter um grande senso de visão. Devem ser capazes de visualizar os resultados finais em todas as etapas e processos do projeto e construção
  5. E por fim, devem ser apaixonados pelo que fazem: Os arquitetos mais talentosos são aqueles que trabalham no campo porque eles o amam. Arquitetos apaixonados tendem a ter um tremendo impulso e ética de trabalho. O que resulta em um trabalho bem executado e satisfatório. E é exatamente isso que vimos quando falamos de arquitetos em Maceió, são profissionais preparados e apaixonados pelo que fazem. O que resulta em trabalhos admiráveis e simplesmente encantadores

Quando falamos de arquitetura em uma cidade turística como Maceió, podemos observar bons resultados arquitetônicos em cada canto, desde praças nas ruas, restaurantes, shoppings e hotéis. Tudo inspira e transpira.

Como solicitar o alvará de construção para ter sua obra regularizada em Maceió

Toda obra realizada em Maceió precisa ser regularizada através de um Alvará de Construção. Esse alvará atesta que a construção ou reforma do imóvel está obedecendo à legislação vigente na cidade. Então, antes de começar sua obra, dirija-se à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (SEDET) e solicite o formulário de requerimento do alvará.

 

Quanto vou investir contratando um arquiteto?

Um arquiteto pode transformar sua visão em um plano. Eles não são apenas qualificados na construção de engenharia, relações estruturais e espaciais e planejamento, mas eles também estão familiarizados com os códigos de construção aplicáveis e regulamentos de zoneamento.

 As taxas de arquiteto são normalmente cobradas por hora, como porcentagem dos custos de construção ou por metragem quadrada. Como um arquiteto cobra depende da empresa, da natureza do trabalho, de que parte do país você está, da economia e da sua habilidade em negociar.

O custo de um arquiteto em Maceió, varia muito com o tamanho do projeto. O valor médio de um projeto arquitetônico é de R$ 8.750,00  mas tudo dependerá do objetivo de cada solicitante. Lembre-se que um bom profissional pode fazer milagres a qualquer projeto.

Buscar imagens relacionadas