Arquitetos - Londrina: Encontre os melhores profissionais | homify

46 Arquitetos

Cidade

Arquitetura em Londrina

Moderna, com excelente infraestrutura e conservando ares de cidade interiorana, londrina é a principal cidade do norte paranaense e a segunda mais populosa do estado.

Com muitas indústrias, algumas das principais faculdades paranaenses e crescimento imobiliário contínuo, a cidade atrai cada vez mais novos moradores que encorpam a população já estimada em 600 mil habitantes.

A qualidade de vida também é valorizada em Londrina. Com muitos parques e lagoas, a cidade oferece inúmeras opções para quem prefere as atividades profissionais com as necessidades de manter uma rotina de atividades saudáveis.

Por esses e muito mais motivos, Londrina atrai a atenção de inúmeros arquitetos, paisagistas e todos os tipos de profissionais do setor de construção civil que atuam nos mais diversificados projetos – das construções às reformas para soluções residenciais, comerciais e urbanísticas.

Portanto, se o seu desejo é encontrar um excelente arquiteto para realizar o sonho de ter uma casa incrível ou um comércio que atraia anda mais a atenção dos clientes, certamente, encontrará ótimos profissionais londrinenses.

Como é a arquitetura de Londrina

Mesmo jovem, tendo menos de 100 anos, a cidade de Londrina já conta com um histórico arquitetônico de dar inveja a muitas cidades maiores no Brasil. De seu início com casarões do período colonial até chegar ao posto de 12ª cidade mais verticalizada no mundo, a cidade passou por diversas fases que contaram com a colaboração de alguns dos principais ícones da arquitetura.

Em suas ruas estão obras realizadas pelos brasileiros Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas e pelo alemão Philip Lohbauer. Com isso, muitos outros talentosos arquitetos chegaram para incrementar a paisagem urbana com lindas expressões visuais, nos mais variados estilos, que vão desde prédios que miram o valor estético até apartamentos projetados para atender às principais necessidades de funcionalidade e conforto aos moradores modernos.

Desses nomes, a principal influência foi estabelecida por Vilanova Artigas, que colaborou para as construções do Cine Teatro Ouro Verde, a antiga rodoviária, o atual Museu de Arte de Londrina, o Edifício Autilon e a Casa da Criança.

Nas décadas de 80 e 90, a cidade ganhou uma belíssima obra assinada por Oscar Niemeyer: a nova rodoviária, atraindo o olhar de muitos outros arquitetos das regiões sul e sudeste que migraram para a cidade.

Além disso, o Shopping Catuaí é outro símbolo valioso no estilo pós-moderno, sendo até hoje uma ótima referência para quem busca por soluções inovadoras com o puro toque londrinense para trazer ao próprio lar.

Quais os principais estilos de arquitetura para quem mora em Londrina

A diversidade de estilos arquitetônicos em Londrina encanta. Beleza, funcionalidade e cultura dividem os mesmos bairros para proporcionar cenários especialmente aos moradores e seus visitantes.

A atual Biblioteca Pública, obra de Philip Lohbauer, que um dia foi o fórum da cidade, tem expressões do Estilo Missões, com referências à arquitetura colonial espanhola, uma solução de muito sucesso na década de 40 que era inspirada nas casas de artistas hollywoodianos da costa oeste dos Estados Unidos.

No Estilo Eclético, destaca-se um edifício localizado na esquina da Rua Sergipe com a Mato Grosso. Com referências do século XIX, é uma verdadeira obra que atravessa o tempo e transmite total elegância. Além disso, armazéns comerciais com detalhes em tijolos, que são exemplares da arquitetura Art Decó na Vila Casoni e rua Duque de Caxias.

Já o modernismo pode ser observado no edifício da Folha de Londrina e Júlio Fuganti, que desfilam elegância e detalhes incríveis para inspirar novas construções ou revitalizações.

Além disso, a cidade conta com inúmeros projetos verticais de condomínios nos mais diferentes estilos. Nesse ponto, vale a pena encontrar inspirações na arquitetura e design de interiores que priorizam, sobretudo, o conforto e a funcionalidade aos moradores.

Como é um projeto de arquitetura?

Essa é uma dúvida comum e que é muito importante de ser esclarecida assim que a decisão por um projeto de construção ou de reforma é decidido pela família.

Primeiramente, um projeto residencial precisa levar em consideração os hábitos dos moradores do imóvel e o tamanho da habitação. Para isso, uma longa entrevista é realizada com o arquiteto escolhido para que todas as soluções de bem-estar possam estar garantidas para os moradores. E sobre isso, cada detalhe importa: desde o horário em que as pessoas costumam acordar, até o horário em que se alimentam, como se alimentam, tomam banho e descansam. É dessa maneira que podem surgir ótimas ideias que permitam ainda mais funcionalidade e comodidade a todos.

Realizada essa entrevista, é hora de criar a planta com base no espaço disponível. Apartamentos podem ser adaptados conforme regras do edifício, e casas podem ser construídas seguindo cada detalhe desenhado pelo arquiteto.

Aprovado o projeto da planta, é feito um projeto gráfico que se aproxima à realidade da execução e, enfim, são comprados os materiais para o início da obra.

O ideal é que o arquiteto contratado possa realizar o projeto do início ao fim. Ou seja, indicando quais os melhores locais para a compra de materiais, contratando mão de obra especializada e acompanhando as etapas de execução para garantir que o cronograma seja seguido e poucos materiais sejam desperdiçados.

Além disso, existem escritórios de arquitetura que cuidam da parte burocrática, com aprovações de documentos nos órgãos locais. A experiência dos profissionais permite ainda mais agilidade nas aprovações.

Quanto custa um arquiteto em Londrina

Uma cidade grande como Londrina conta com excelentes arquitetos, o que faz com que ocorra uma variação de valores quanto aos tipos de projetos e estilos desejados.

Os valores variam de acordo com os detalhes e tamanho da obra e data estipulada para a entrega, além da experiência do profissional no projeto desejado.

De maneira geral, em Londrina, o preço médio para pequenos projetos é de R$ 3.339, podendo chegar a R$ 8.750 em projetos pontuais. Obras mais complexas têm valores maiores de acordo com a região e necessidades específicas.

Como contratar um arquiteto em Londrina

Em uma cidade tão grande, encontrar bons arquitetos pode ser um desafio tão fácil, quanto cuidadoso. É fundamental considerar as experiências anteriores dos arquitetos para saber se é viável mesmo deixar uma determinada obra na responsabilidade do profissional ou do escritório.

Para facilitar esse filtro, vale a pena navegar em nossas páginas de profissionais. Como a maior plataforma de arquitetura e decoração do país, a homify reúne excelentes profissionais para construções, reformas e decorações de projetos residenciais e comerciais. Além de incríveis arquitetos, conosco estão outros profissionais importantes, como designers de interiores, eletricistas, pintores, jardineiros, azulejistas e ladrilhadores, paisagistas e muito mais.

Para solicitar um orçamento é fácil: basta navegar até a página do profissional escolhido, preencher o formulário de contato detalhando as necessidades do orçamento ou consultoria e aguardar o retorno.