Arquitetos - Jundiaí: Encontre os melhores profissionais | homify

44 Arquitetos

Cidade

Arquitetos em Jundiaí

Ao longo dos últimos anos, Jundiaí tem se destacado em diferentes esferas como um bom lugar para viver. Em 2013 foi a 11ª cidade do Brasil em Índice de Desenvolvimento Humano e, em 2016, foi a 18ª mais rica do país. É considerada a 9ª cidade com melhor qualidade de vida porque está entre as mais seguras e com ótimo saneamento básico. Todos esses fatores incentivam à construção de novas residências e empresas, fazendo ter muita oferta de serviço de arquitetos em Jundiaí. Veja o que esperar desse profissional antes de começar a pesquisar.

Principais benefícios de contratar arquitetos em Jundiaí

Se for construir ou reformar sua casa, vai precisar do serviço de um bom arquiteto, de preferência, que seja da mesma cidade. Aliás, esse é o primeiro profissional a procurar quando tiver o objetivo de uma construção ou reforma.

O arquiteto é quem vai fazer as suas ideias e necessidades ganharem forma, pensando em todos os detalhes técnicos e estéticos necessários para fazer o projeto completo e entregá-lo pronto. Por isso que é essencial escolher um arquiteto com quem as ideias sejam compatíveis. Os benefícios serão vários:

  • Desenvolvimento de anteprojeto e projeto executivos completos;
  • Gerenciamento da execução do projeto (acompanhamento de obra);
  • Trabalho feito com planejamento estratégico, pensado conforme as necessidades do cliente;
  • Soluções inteligentes para economizar tempo e dinheiro na obra;
  • Evitar gastos desnecessários;
  • Resolver burocracias da obra;
  • Controle de prazos.

Como funciona o trabalho dos arquitetos em Jundiaí?

A oferta de serviço de arquitetura e urbanismo ou arquitetura e design de interiores em Jundiaí é grande. Isso é bom no sentido de que tem muitas opções de profissionais para conhecer e chegar àquele que combine com o seu gosto e entenda suas necessidades. Por outro lado, deve saber o que está procurando para que consiga encontrar.

Então, quando começar a pesquisar e selecionar alguns dos arquitetos que achar mais legais, terá que entrar em contato para pedir um orçamento, informando o que precisa. Para que seja possível passar um orçamento, cada arquiteto vai agendar uma reunião com você, o cliente. Esse é o primeiro passo do trabalho dos arquitetos em Jundiaí. Conhecer o cliente, seus gostos e necessidades, e se possível, conhecer o local da obra.

Com essas informações o arquiteto irá passar o orçamento. Quando o contrato for assinado, então o profissional elabora o anteprojeto, documento onde coloca todas as suas ideias e sugestões para a construção ou reforma da casa. Ele vai apresentando ao cliente para que conversem a respeito e façam as alterações necessárias, juntos.

Depois de tudo aprovado, o arquiteto vai desenvolver o projeto executivo que contém todos os detalhes técnicos para que os profissionais da mão de obra possam executar. O projeto então é levado à prefeitura para que receba um Alvará de Obra permitindo a construção.

A próxima etapa do trabalho do arquiteto é gerenciar a execução da obra, se o cliente o contratar para essa fase também. É opcional, mas altamente recomendável manter o arquiteto acompanhando a obra até o fim, garantindo que as ideias sejam aplicadas corretamente, conforme ele desenhou.

Nessa fase o profissional acompanha o cliente na compra de determinados materiais, faz recomendações de mão de obra, como pedreiro, carpinteiro, encanador e eletricista, também organiza o cronograma de etapas e prazos e faz uma quantidade predeterminada de visitas à obra para acompanhar o processo.

Principais custos de uma obra em Jundiaí

Na hora de pensar em construir ou reformar, é preciso se preparar para uma fase que vai exigir bastante atenção e acompanhamento. Quanto mais preparo, mais simples será. Esse preparo consiste em contar com todos os profissionais necessários, escolher um momento da vida em que poderá dar atenção à obra, ter o investimento necessário e também uma reserva para imprevistos. Em uma obra de construção ou reforma, os principais custos são:

  • Alvarás e taxas da prefeitura;
  • Contratação do arquiteto;
  • Compra de materiais de construção;
  • Fabricação de marcenaria;
  • Contratação dos profissionais da mão de obra;
  • Acabamentos (revestimentos, instalações e mobília).

Preciso contratar arquiteto e design de interiores para uma obra?

Quase todos os arquitetos em Jundiaí também oferecem o serviço de design de interiores. Seja porque o mesmo profissional é especializado nas duas funções ou porque seu escritório oferece todos os serviços necessários para uma obra completa. Mas para uma construção precisa sim contratar os dois serviços, ainda que sejam feitos pela mesma pessoa.

Se estiver precisando apenas fazer uma reforma de interiores, que não envolva mexer na estrutura do imóvel, pode optar por contratar um designer de interiores que não seja arquiteto. É uma maneira de receber um serviço ainda mais focado na sua necessidade.

Para ser ainda mais específico, se estiver querendo reformar apenas a cozinha ou o banheiro pode contratar um designer de cozinhas ou designer de banheiros. Esses profissionais atendem a projetos específicos para esses cômodos da casa, fazendo com que o resultado supere as expectativas. Eles estão por dentro das principais tendências e ideias para banheiros e cozinhas, desde os estilos, revestimentos, cores, móveis e iluminação, até os pequenos detalhes decorativos, visando oferecer funcionalidade, conforto, sustentabilidade e um visual que reflete a personalidade do seu cliente.  

Encontre os melhores arquitetos de Jundiaí

Depois de saber como funciona o trabalho de um arquiteto e os benefícios de contar com esse profissional, basta começar a pesquisar. Os melhores profissionais estão cadastrados em grandes plataformas, mundialmente conhecidas, como a homify. Eles sabem que esse é o melhor canal entre arquiteto e cliente, pois é prático e eficiente.

Visitando os perfis é possível conhecer detalhes sobre a empresa ou profissional, especialidades, áreas atendidas e, o melhor, ver fotos de trabalhos entregues. Essa etapa de pesquisa é importante, pois a relação entre cliente e arquiteto vai durar meses, então precisa haver compatibilidade de ideias e forma de trabalhar.

Depois de visitar os perfis, basta selecionar os favoritos e entrar em contato, enviando uma mensagem pela própria página. De preferência, deve-se especificar o tipo de serviço a ser feito, se é uma construção nova ou reforma, e as ideias principais. A partir de então começará a fase das reuniões para receber os orçamentos e, enfim, dar início ao projeto com o profissional ideal.