Arquitetos - Joao Pessoa: Encontre os profissionais ideais | homify

49 Arquitetos em Joao Pessoa

Arquitetos em João Pessoa

João Pessoa é uma das cidades mais antigas do Brasil. Suas paisagens estão marcadas pelo contraste entre seu valioso patrimônio histórico, as belíssimas paisagens naturais e a arquitetura moderna que representa sua importância como centro financeiro e econômico da Paraíba. Somando mais de 800 mil habitantes, João Pessoa não para de crescer em todos os sentidos e, ainda assim, continua entre as capitais mais verdes do mundo com uma grande área de preservação da Mata Atlântica.

Na parte urbana, novas construções são erguidas diariamente com base nos projetos dos arquitetos em João Pessoa que exercem um trabalho cuidadoso, a fim de que todas as construções se mantenham em harmonia com a natureza. Se você está buscando pelo serviço de um destes profissionais, opções não faltam. Conheça um pouco mais sobre o trabalho dos arquitetos em João Pessoa para depois iniciar sua busca por aquele que será perfeito para sua obra.

Vantagens de contratar um arquiteto em João Pessoa

Se você pretende construir ou reformar sua residência em João Pessoa, vai precisar contratar um arquiteto que atue na cidade. De preferência, um profissional que tenha escritório na capital para que seja mais prático fazer as devidas visitas à obra.

A contratação de um bom arquiteto vai além da obrigação legal de ter um profissional assinando como responsável pela obra. Contar com um arquiteto experiente é sinônimo de economia de tempo e dinheiro, além de muito mais tranquilidade durante todo o processo.

Seja para construir ou reformar uma casa, o arquiteto vai realizar os projetos necessários (que são o anteprojeto e o projeto executivo), aprová-los junto ao cliente e levar os documentos à prefeitura para emitir o Alvará de Obra. Outra função sua é prestar auxílio ao seu cliente durante a contratação da mão de obra de pedreiro, carpinteiro, eletricista, encanador, pintor e afins. Ele pode ainda acompanhar o cliente na compra de todos os materiais, garantindo que não haja desperdício.

Além do projeto, o arquiteto também pode ser contratado para acompanhar a execução do projeto. Contar com uma pessoa que especializada garante a eficiência da obra, já que o arquiteto também fica responsável pelo cronograma, cobrança de prazos e resolução de imprevistos que possam vir a ocorrer. Então, não existem desvantagens em contar com um bom arquiteto em João Pessoa, do começo ao fim do projeto. Só precisa ter o cuidado de contratar um profissional que seja compatível com o seu jeito de trabalhar e vá atender seus gostos e necessidades, contribuindo com conhecimento técnico e artístico para superar as expectativas.

Como funciona o trabalho dos arquitetos em João Pessoa?

Ao decidir contratar o serviço de um arquiteto em João Pessoa é importante ter em mente que o trabalho desse profissional depende da colaboração do cliente. Seja para construir ou reformar, é o tipo de serviço que costuma levar meses para ser finalizado, e pode levar muito mais tempo se o cliente ainda não souber o que quer.

Por esse e outros motivos que os arquitetos em João Pessoa costumam realizar todo o serviço. Os profissionais podem cobrar por hora trabalhada ou com um preço fechado que que leva uma série de fatores em consideração. O trabalho se desenvolve da seguinte forma:

Reunião de apresentação: quando fizer contato com o profissional, o primeiro passo será agendar uma reunião em que  o arquiteto irá conhecer os gostos e necessidades do cliente com o máximo de detalhes. Também irá conhecer o local para se familiarizar e tirar as medidas para começar o projeto. Somente depois dessa primeira reunião é que o arquiteto irá passar um orçamento.

Criação do anteprojeto: se o cliente aprovar o orçamento e decidir iniciar o trabalho, então o arquiteto dará início à criação do anteprojeto. Nesse documento ele irá desenhar todas as suas ideias em 3D e descrever cada detalhe para que, depois, possa apresentar ao cliente de modo que este compreenda e consiga visualizar todas as ideias propostas. O momento dessa apresentação é quando acontecem as primeiras alterações. O cliente observa os desenhos opina quanto às mudanças que devem ser feitas.

Desenvolvimento do projeto executivo: feitas todas as alterações solicitadas e com o anteprojeto aprovado pelo cliente, o arquiteto vai elaborar o projeto executivo que conterá todas as informações técnicas necessárias para que todos os profissionais da mão de obra possam executá-lo sem erros.

Solicitação de Alvará: somente quando os projetos estiverem prontos é que o arquiteto irá até a Prefeitura para solicitar a emissão do Alvará de Obra. Enquanto isso, cliente e profissional já podem ir começar a orçar os materiais de construção, a marcenaria e os detalhes da decoração, caso esse mesmo profissional também faça o design de interiores.

Execução da Obra: com o Alvará em mãos, a obra pode ser iniciada e, para que tudo ocorra conforme o esperado, sem atrasos e imprevistos, é essencial que o profissional acompanhe o processo até o final. Então, lembre-se de combinar, antes de assinar o contrato, quantas visitas o arquiteto irá fazer à obra e quais serão todas as responsabilidades dele durante esse processo.

Encontre arquitetos qualificados em João Pessoa

Agora que já sabe o que esperar do serviço dos arquitetos em João Pessoa, só precisa fazer bom uso da homify para encontrar o profissional ideal. Aqui no topo da página tem uma lista de perfis de profissionais autônomos e escritórios de arquitetura para visitar e conhecer melhor o que cada um oferece. Leia a apresentação profissional, veja quais serviços são prestados, áreas atendidas e fotos de projetos prontos. Todos esses detalhes ajudam a chegar ao profissional que procura.

Depois de selecionar os perfis favoritos, basta fazer o primeiro contato. Pela própria página envie uma mensagem solicitando um orçamento e descrevendo o que deseja. Faça isso com pelo menos 3 profissionais para que possa comparar as propostas que receber e conhecer pessoalmente o jeito de trabalhar de arquitetos diferentes.

Como esse é o tipo de serviço que vai manter cliente e profissional em contato por alguns meses, é importante que a relação seja agradável e compatível. Nesse momento não adianta ter pressa, pois o objetivo é fazer um bom investimento e garantir, desde o princípio, que o seu projeto seja realizado com perfeição. Boa pesquisa!

Buscar imagens relacionadas