Arquitetos - Guarulhos: Encontre os melhores profissionais | homify

440 Arquitetos em Guarulhos

Cidade

Arquitetos em Guarulhos: encontre os melhores da cidade

Construir uma casa em Guarulhos é uma excelente ideia. Por ser a segunda maior cidade do estado de São Paulo, conta com um grande desenvolvimento econômico e urbano, o que possibilita ótimo custo-benefício e a disponibilidade de excelentes arquitetos locais.

A possibilidade de contar com bons profissionais da construção civil por perto garante a construção de casas e reforma de apartamentos  apartamentos com ainda mais cuidado e personalização. Isso porque, com a presença desses profissionais, torna-se viável planejar e executar mais minunciosamente cada etapa da obra: do desenho da planta, às adaptações necessárias no decorrer da construção.

Esse acompanhamento técnico é importantíssimo para otimizar o tempo de construção, evitar desperdícios de materiais, reduzir os custos com mão de obra e personalizar todos os detalhes conforme as preferências dos proprietários.

Outro ponto importantíssimo é o de que, por estarem habituados às condições climáticas locais, os arquitetos em Guarulhos poderão indicar o quanto é importante decidir por determinados revestimentos que melhor se adequam às variações de temperatura, tipos de coberturas, soluções para possíveis períodos de alagamento e até mesmo as condições de ventilação e iluminação natural que poderão ser melhores aproveitadas.

Para encontrar excelentes arquitetos, designers de interiores, paisagistas e outros profissionais talentosos para a execução do seu projeto, basta navegar nas páginas da homify e selecionar exatamente o profissional que deseja. A consultoria e o orçamento podem ser realizados até mesmo online, o que possibilita ganho de tempo e maior economia.

 

Guarulhos: ótima para morar, excelente para construir

Guarulhos conta com mais de 1,3 milhões de habitantes. Está na grande São Paulo e tem o principal aeroporto internacional do país. Se você é um morador local, conhece o ritmo dessa grande cidade -- e por isso, sabe que é o principal destino de quem deseja mudar de São Paulo, afinal, é fácil se manter por perto da capital.

Com tanto desenvolvimento e com custo de vida menor do que quando comparada com  São Paulo, Guarulhos conta também com excelente portfólio de arquitetos. 

Portanto, se você está justamente buscando por esse tipo de profissional, mas ainda está em dúvidas se vale a pena mesmo esse investimento, pode ter certeza: as chances de economizar com seu projeto de construção e reforma, contando com a consultoria desses profissionais, pode chegar a 30%. Além disso, os cuidados estéticos e funcionais podem fazer com que o seu imóvel seja valorizado em 50%. Nada mal, não é mesmo? Vale a pena seguir em frente.

E como Guarulhos reúne condições excelentes para a construção de casas, já que as possibilidades de se conseguir terrenos com valores mais baixos do que em São Paulo, saber como e quando ter esses profissionais por perto é importantíssimo, pois grande parte do trabalho de um arquiteto vai além da execução do projeto. 

Os arquitetos locais  conhecem todos os meandros necessários sobre a legislação municipal de Guarulhos para a construção de uma casa. Das aprovações das documentações na prefeitura, às regularizações no cartório, esse é o profissional que legalmente representará você em toda a obra e fará todos os trâmites burocráticos que veremos abaixo. 

Como construir uma casa em Guarulhos

Se você quer construir uma casa, não basta juntar alguns profissionais da construção civil e começar a obra. É preciso antes ter em mãos as documentações necessárias que a legislação municipal exige. E caso isso não seja feito, sua obra pode ser suspensa, gerando prejuízos com material e mão de obra, além de possíveis multas.

Documentação necessária para construir em Guarulhos

Cada cidade tem legislações específicas, portanto, é muito importante se atentar às regras locais de onde você mora ou pretende morar. 

Para Guarulhos, os documentos necessários para se conseguir o alvará de construção, são:

  • Formulário Padrão: que é um documento direcionado para a prefeitura local, no qual serão inseridos dados pessoais e do imóvel, solicitando a construção ou reforma do imóvel;
  • Projeto simplificado do imóvelem duas vias;
  • ART – Anotação de Responsabilidade Técnica ou RTR – Registro de Responsabilidade Técnica, que devem ser assinadas por seu arquiteto;
  • Memorial descritivo do imóvel em duas vias assinadas;
  • Documentos que atestem a propriedade, como a escritura ou contrato de compra e venda;
  • IPTU atualizado com os dados de cadastro do imóvel;
  • Planta com a descrição da quadra onde está localizado o imóvel;
  • Termo para recolhimento do ISSQN quando a construção for em benefício de pessoa física;
  • Taxa de análise quitada com o valor atualizado em UFGs;

Quanto às taxas cobradas para a construção de um imóvel em Guarulhos, estão:

  • Taxa que solicita a licenciatura de obras particulares por m2 construído;
  • Taxa de análise no valor de R$ 155,46 -- nesse caso, participantes do Programa Minha Casa, Minha Vida têm isenção de pagamento;
  • Taxa de Alvará no valor de R$ 22,16 -- que também é isenta para participantes do Programa Minha Casa, Minha Vida;

Informações complementares: 

  • O Alvará de Construção depende do pagamento da Taxa de Licença de Obras Particulares; 
  • Após liberado, o Alvará de Construção vale por dois anos, mas caso a obra não tenha sido iniciada nesse período, o documento poderá ser revalidado.

Como escolher um arquiteto para o meu projeto

Saber da necessidade de escolher um arquiteto é um importante primeiro passo para que a construção ou a reforma de sua casa fique como o desejado. Contudo, é importante entender que cada profissional tem seu estilo e características no processo de planejamento e construção. 

Com isso em mente, é interessante pesquisar bastante pelos projetos realizados. Você pode fazer isso aqui mesmo, na homify, buscando por arquitetos locais

Faça uma lista, acesse os trabalhos dos arquitetos selecionados e leve em consideração estilo arquitetônico aplicado, soluções de paisagismo e luminotécnica, além de entender se as organizações funcionais estão de acordo com as necessidades rotineiras de sua família. 

O próprio estilo arquitetônico é importante perceber: entender qual é o tipo que melhor se encaixa nas suas pretensões facilitará o encontro do profissional que deseja. Isso porque determinados profissionais podem ter maior afinidade com um determinado estilo, como o moderno, o rústico, o minimalista, o clássico e tantos outros que você pode conhecer também em nossas páginas. 

Além disso, vale lembrar: embora a consultoria com arquitetos seja realizada tradicionalmente via escritório, é interessante usar a tecnologia a favor. É possível solicitar de análises breves a orçamentos mais completos via internet, o que pode agilizar incrivelmente o início de seu projeto e, principalmente, gerar economias antes mesmo de iniciar as obras. 

Buscar imagens relacionadas