Arquitetos - Goiania: Encontre os melhores profissionais | homify

70 Arquitetos em Goiânia

Cidade

Por que contratar um arquiteto em Goiânia?

O arquiteto é um profissional imprescindível na construção ou reforma da sua casa ou apartamento, pois ele garante uma série de condições necessárias para que a obra seja bem-sucedida, com o melhor custo-benefício em todas as etapas e processos e, ainda, levando em conta a sustentabilidade que se traduz em respeito ao meio ambiente.

  • Planejamento: O planejamento é o primeiro motivo que faz valer a contratação de um arquiteto profissional, uma vez que ele define, em reuniões com o cliente, tudo aquilo que este deseja e precisa de modo a poder desenvolver um projeto que é a representação gráfica com todas as dimensões e características da obra a realizar. Com este projeto em mãos, o arquiteto tem condições de realizar toda a coordenação do trabalho, gerenciar e contratar a mão-de-obra necessária, estimar com precisão gastos com materiais, estabelecer orçamentos e criar um cronograma detalhado de todas as etapas da obra até a conclusão dela. O planejamento bem feito resulta em obras plenamente satisfatórias, realizadas no tempo previsto e com o custo estimado, atendendo a todas as exigências legais e em harmonia com o meio ambiente. 
  • Segurança: Outra questão fundamental na construção ou reforma de um imóvel e, portanto, no trabalho de um arquiteto é a segurança, a qual engloba a obra e os trabalhadores, mas que também pode atingir em cheio o bolso do cliente. Estreitamente ligada à presença de um projeto adequado, bem feito e bem planejado, a segurança exige o cumprimento das exigências dos órgãos de fiscalização, assim como a contratação de um profissional legalmente habilitado para executar a obra. Assim, o registro da responsabilidade técnica dos serviços pelo arquiteto junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo garante segurança técnica, jurídica e patrimonial ao cliente e ao imóvel.  
  • Economia: A economia é outra questão extremamente importante na construção ou reforma de um imóvel, já que a ausência de um profissional especializado pode resultar em gastos que ultrapassam assustadoramente as previsões iniciais. O arquiteto é quem vai estabelecer um projeto cujo planejamento correto prevê a quantidade certa de materiais e de mão-de-obra em cada uma das etapas do trabalho, de modo a evitar desperdícios de várias naturezas. Ele também é responsável pelo perfeito cumprimento dos prazos do cronograma. 
  • Conforto: Outra necessidade que o profissional de arquitetura é capaz de atender com plena competência é a do conforto, que não se resume à comodidade. A iluminação natural, a ventilação, a dimensão das aberturas, a distância entre edifícios, o aproveitamento de espaços internos e as dimensões corretas para móveis e equipamentos são apenas alguns exemplos de condições que concorrem para o conforto e o bem-estar. Da mesma forma, o estudo do clima, da acústica, da luminosidade, do consumo de energia e da redução de emissões de poluentes para o meio ambiente, feito pelo arquiteto, pode aumentar ainda mais o nível de conforto das pessoas que vivem ou irão viver em um determinado imóvel.

Com todas essas questões bem resolvidas por meio do trabalho do arquiteto, é inevitável que se chegue a mais uma questão importante: a valorização do imóvel. Contratar um arquiteto significa ter uma obra de mais qualidade e com menor custo, a qual explora ao máximo os sonhos do cliente e otimizando o seu projeto a partir de seus conhecimentos e prática profissional em termos de modernidade, beleza e funcionalidade.  

Quais serviços um arquiteto oferece?

Os serviços oferecidos pelos arquitetos são basicamente os mesmos, mas podem apresentar especificidades e exclusividades propostas por cada profissional de maneira individual. Portanto, o mais indicado é fazer uma pesquisa com vários arquitetos.

De maneira geral, os serviços se apresentam da seguinte maneira: o serviço mais simples e acessível é a consultoria, uma espécie de aconselhamento sobre soluções de layout (distribuição de mobiliário, por exemplo) e acabamentos. Uma opção intermediária é o estudo preliminar, que trata do projeto completo do ambiente e apresenta soluções em planta em imagens, mas sem detalhamentos técnicos de execução. Por fim, o serviço mais completo é o projeto executivo, cuja proposta apresenta detalhamento de móveis, forro, iluminação e tudo que for preciso, além de fornecer todos os desenhos necessários para a sua perfeita execução. 

Outro serviço que pode ser oferecido por um arquiteto diz respeito à execução do projeto em si: é o acompanhamento da obra, que pode ser contratado quando o cliente não pode ou não deseja se envolver na dinâmica do trabalho. Neste caso, o arquiteto fiscaliza a obra e esclarece dúvidas de quem executa as diversas etapas dela.

Quanto custa construir em Goiânia?

Como é de se esperar, os valores para se construir um imóvel mudam bastante de região para região e de estado para estado. Se você ainda está fazendo uma pesquisa, pode contratar orçamentistas em Goiânia ou então lançar mão de uma ferramenta disponibilizada na internet pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC. 

A ferramenta se chama CUB/m2 (Custo Unitário Básico) e é um indicador de custos do setor da construção civil. Uma simulação para Goiânia em dezembro de 2018 indica que o metro quadrado de uma residência unifamiliar (R1) com padrão normal custa R$ 1.550, 32. 

Este, no entanto, é um valor estimado e a melhor maneira de ter uma avaliação precisa de quanto custará construir um imóvel em Goiânia é consultar um arquiteto local. Lembre-se de que o custo de construção de um imóvel envolve, além da metragem, o tipo de terreno, o padrão de materiais de construção e de acabamento e o tamanho da mão-de-obra que será empregada. O arquiteto costuma receber uma remuneração que corresponde a um valor entre 10% e 20% do valor total da construção. 

Quais as especificidades de Goiânia a considerar na hora de construir?

Para quem vai construir uma casa na capital goiana, contratar um arquiteto local pode ser a melhor maneira de levar em consideração as características da cidade na elaboração de um projeto eficiente e de qualidade. Goiânia está instalada em um território em que 70% da vegetação predominante é o cerrado, que vem sendo devastado pela ação humana. No cerrado, o clima é quente com períodos de seca e de chuva, ocorrendo esporadicamente incêndios espontâneos no período de seca. A cidade também está suscetível a fenômenos da natureza como tempestades, chuvas de granizo, rajadas de vento e enchentes.

Antecipar-se a esses eventos no sentido de preparar e fortalecer a construção e escolher os melhores materiais para as condições específicas que envolvem o terreno onde será construída a edificação são apenas algumas das ações que devem ser identificadas, planejadas e executadas pelo arquiteto profissional contratado.

Nunca é demais se ter em mente que o arquiteto é o profissional cujos conhecimento e prática profissional possibilitam prever como uma cidade estará daqui a 10 ou 50 anos, conciliando desenvolvimento com qualidade de vida. Ele realiza essa missão atuando tanto na arquitetura residencial e comercial, quanto na arquitetura corporativa e institucional. Ou seja, criando tanto projetos residenciais que atendem às necessidades e anseios dos indivíduos, levando em conta o seu entorno e os seus vizinhos, quanto projetos comerciais, industriais, corporativos e institucionais que concorrem para o crescimento da cidade e o bom funcionamento urbano.

Por fim, uma iniciativa que pode interessar muito a quem vive em Goiânia, e quer construir, é que a Prefeitura da cidade criou o Alvará Fácil, um programa que desburocratiza eletronicamente a análise e a aprovação de projetos residenciais, cujo tempo de aprovação passa de 180 dias para até 24 horas. Os alvarás que podem ser expedidos online são os de licença para habitação unifamiliar, licença para habitação geminada e licença para habitação seriada de até quatro unidades. O processo deve ser realizado por arquitetos e engenheiros cadastrados na Prefeitura de Goiânia. Os detalhes estão no site da Prefeitura de Goiânia.  

Buscar imagens relacionadas