67 Arquitetos em Fortaleza

Área servida

Por que contratar um arquiteto em Fortaleza?

Colocar o projeto de construção da sua casa em Fortaleza em prática ficou mais fácil com o diretório de arquitetos e arquitetos de interiores do homify. Entre os benefícios de contratar este profissional para tocar a sua obra estão a realização correta de todos as etapas do projeto, desde a elaboração da planta até a instalação dos acabamentos. Um arquiteto com experiência de trabalho na cidade também está apto a indicar os melhores locais para a compra do material da obra, além de sugerir pisos, azulejos, tintas e revestimentos que estão de acordo com o seu estilo. Geralmente os arquitetos também trabalham com profissionais nos quais eles confiam, diminuindo as dores de cabeça ao longo do processo de construção. 

Ao contratar um arquiteto em Fortaleza, este profissional entender as variações climáticas locais, o que é imprescindível na hora de escolher os revestimentos, tanto de áreas internas quanto externas. Fortaleza possui um clima tropical úmido, com bastante chuva e umidade, além de temperaturas elevadas ao longo do ano. Estes fatores devem ser levados em consideração para uma maior durabilidade da pintura e dos azulejos escolhidos, das janelas e portas, entre outros detalhes da casa. Ele também é o profissional mais qualificado para fazer com que o seu projeto esteja de acordo com as leis do seu município.

Entre todos os profissionais listados no nosso diretório de arquitetos, um deles certamente terá a experiência necessária em todas estas áreas para tocar o seu projeto de arquitetura de interiores e tornar o ambiente que você deseja construir confortável e prático, além de refletir a sua personalidade e levar em conta as suas demandas estéticas. 

Quanto custa construir uma casa em Fortaleza?

Diversas questões podem influenciar o valor final da construção da sua casa no município de Fortaleza. Entre elas, o tipo de mão de obra contratada, que pode ser escolhida entre uma empreiteira ou construtora, o custo será maior, mas certamente será menos trabalhoso do que contratar os profissionais diretamente, o que demanda mais tempo do dono da casa, além de conhecimento do processo de construção. Carpinteiros, colocadores de piso, eletricistas, encanadores, jardineiros, ladrilhadores, marceneiros e pintores são apenas alguns dos profissionais necessários para a obra, mas o estilo da construção pode demandar outros profissionais em diversas fases do projeto. 

Outro detalhe importante é o tipo de terreno em que a casa será construída. Geralmente locais planos são mais baratos, pois demandam um tipo de fundação mais simples, diferente de um terreno acidentado, com aclive ou declive, que requer uma maior complexidade na hora de montar a fundação. Além disso, o padrão dos acabamentos também pode encarecer ou deixar um projeto mais barato. Quanto mais alto o padrão da casa, o tamanho do pé direito, o número de pavimentos e cômodos, além da inclusão de uma área de lazer no projeto, mais recursos financeiros serão necessários para concluir a obra. 

O proprietário pode esperar gastar em torno de R$2.000 por metro quadrado em um acabamento de alto padrão, e entre 1.600 e R$1.300 o metro quadrado para um projeto de médio ou baixo padrão. Neste preço não estão incluídos o desenho da planta pelo arquiteto, o acompanhamento da obra pelo profissional e nem eventuais alterações na planta inicial. 

Quais são as restrições legais para construções em Fortaleza?

Na hora de construir ou ampliar uma casa em Fortaleza, fique atento ao Código de Obras do município, no qual estão descritas todas as regras a serem seguidas pelo arquiteto na construção da sua casa. Com o projeto em mãos, e de acordo com todas as solicitações deste documento, o próximo passo é registrar o projeto na prefeitura, que dará a permissão ou não para a construção. Se o projeto estiver de acordo com as regras estipuladas, a obra poderá seguir em frente. 

Para garantir que o projeto esteja de acordo com as especificações locais, certifique-se de que você está contratando um arquiteto registrado no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). A formação deste profissional faz com que ele  conheça as regras e garanta que a sua obra seja realizada da melhor forma possível, incluindo os aspectos legais. Outra dica é a realização de um contrato de prestação de serviços com o arquiteto, para garantir os direitos do proprietário e os deveres desse profissional durante a obra. Assim, os dois lados estarão protegidos durante a realização da construção. 

Fortaleza e sua arquitetura

O espaço urbano de Fortaleza é um verdadeiro mosaico construído ao longo dos anos com projetos arquitetônicos de diversos estilos. Muitas edificações locais datam da fundação da cidade, no período colonial, e são observados na região central. Entre os estilos arquitetônicos, além do colonial e da evidente influência de Portugal, também são observados os estilos neoclássico e neogótico por toda a cidade. A partir dos anos 1950, a arquitetura moderna invadiu Fortaleza com nomes de peso para a história da arquitetura brasileira, como Liberal de Castro, Neudson Braga e Ivan Barreto, responsáveis por prédios icônicos da cidade, como o Palácio do Progresso e do Clube de Regatas da Barra do Ceará. Todas estas edificações têm relevância histórica, e se misturam hoje à verticalização da paisagem, devido à construção dos prédios residenciais e de hotelaria que são verdadeiros arranha céus em frente às praias de Fortaleza. Esta mistura certamente é uma das responsáveis pelo charme característico da cidade, que também é repleta de belíssimas paisagens naturais.