Arquitetos - Duque De Caxias: Encontre os profissionais ideais | homify

122 Arquitetos em Duque de Caxias

Arquitetos em Duque de Caxias

A cidade de Duque de Caxias/RJ está em constante desenvolvimento para suprir as necessidades de uma população que não para de crescer. Por ser uma cidade com economia baseada na indústria e no comércio, as construções estão sempre acontecendo. Não é à toa que haja muitos arquitetos em Duque de Caxias. Uma parcela cadastrada aqui na homify.

As leis municipais para legalização de construção são muito específicas em todos os detalhes do que é ou não permitido fazer em uma obra. Assim, garante-se mais eficiência na construção de uma cidade em constante expansão.

Documentos para Licença de Obra em Duque de Caxias

Para quem pretende construir uma residência na cidade, precisa primeiro contratar um arquiteto em Duque de Caxias para elaborar o projeto. Esse documento vai ser necessário para receber a licença. Veja o que é solicitado:

  • Requerimento (pedido de licença para construção);
  • Cópia da escritura/contrato de compra e venda (ou aluguel) registrada no RGI, com autorização do proprietário com firma reconhecida e autenticada no cartório;
  • Cópia do comprovante de pagamento do I.S.S do arquiteto ou do engenheiro;
  • Cópia do comprovante de pagamento do I.P.T.U do ano anterior ou do ano corrente, sem débitos anteriores;
  • Declaração de encostas, rios e canais;
  • 2 cópias do projeto completo;
  • Prévia consulta aprovada;
  • A.R.T. (Anotação de Responsabilidade Técnica CREA-RJ).

Pelo fato de que na hora de solicitar a licença, o projeto já terá sido feito, o arquiteto pode ficar responsável por fazer essa solicitação, se assim estiver no contrato.

Como encontrar bons arquitetos em Duque de Caxias?

A cidade de Duque de Caxias se preocupa com a qualidade das construções, por isso exige a atuação de profissionais devidamente habilitados. Todos os engenheiros e arquitetos devem estar habilitados a atuar no município, seja para realizar projetos ou também para executar a obra. Os clientes devem conhecer esse detalhe para saber o que perguntar aos arquitetos que decidirem entrar em contato.

Para chegar até esses profissionais é simples, pois uma grande parte deles está reunida aqui na homify, onde podem apresentar seu trabalho para os interessados, como em uma vitrine. Os clientes encontram informações úteis sobre cada escritório de arquitetura ou arquitetos autônomos em Duque de Caxias, com exemplos de projetos já realizados.

Ao pesquisar por arquitetos em Duque de Caxias aqui no topo da página, vai aparecer uma longa lista de opções para analisar e facilitar o processo de concepção da nova residência, ou talvez, da reforma.

Como é cobrado o serviço do arquiteto?

Depois de entrar em contato com os profissionais, a busca ainda não terminou. Ao observar os orçamentos, poderá haver disparidade de valores, o que é comum. Cada profissional tem um jeito de cobrar pelo serviço que presta. Esse preço pode incluir o preço do CUB no Rio de Janeiro, os honorários do profissional e outros adicionais que ele pode colocar, conforme a sua formação e experiência, agregando valor ao serviço. É importante deixar essa questão esclarecida, pois não significa que um orçamento muito barato ou muito mais caro vá ser o melhor.

O serviço precisa ser bem especificado para o cliente saber o que está contratando. Normalmente o arquiteto fica responsável pelo projeto completo, sem precisar contratar engenheiro ou designer de interiores, então ele vai cobrar o equivalente a todos esses serviços.

O cliente também deve lembrar que mesmo fazendo o serviço completo, não estão inclusas no orçamento as taxas extras que vai precisar pagar para poder construir. Essas taxas são de alinhamento e informações urbanísticas, taxa de aprovação do projeto e taxa do alvará de obra. Os valores são variáveis conforme a cidade.

Quais as vantagens de contratar um arquiteto?

Antes de pensar nas vantagens, existe a necessidade de contratar um arquiteto em Duque de Caxias, habilitado a atuar na cidade, para fazer e assinar o projeto. Então, deve-se aproveitar para escolher um profissional que tenha um trabalho compatível com o gosto do cliente. Por exemplo, há arquitetos especializados em arquitetura moderna, enquanto outros preferem atuar com o estilo clássico em evidência. Sendo assim, a pesquisa por profissionais é muito importante, depois que o cliente já tem ideia de como quer que a sua casa seja.

Ao contratar o arquiteto para fazer um serviço completo, de elaboração do projeto e acompanhamento de obra, todo o processo fica mais fácil e organizado para o cliente. O arquiteto vai ficar responsável por uma série de tarefas, inclusive as burocracias, deixando o cliente mais livre para escolher os materiais ideais e acompanhar a evolução da obra.

Praticamente todos os arquitetos também fazem o design de interiores do projeto, a menos que tenha um designer na sua equipe responsável por essa etapa. Então, o cliente não precisa se preocupar com a contratação de outro profissional para auxiliar com os acabamentos, a iluminação e os detalhes decorativos.

Precisa de engenheiro para construir uma casa?

Quando solicita o serviço de um engenheiro para construir uma casa precisa que ele seja o responsável técnico pela obra, que é uma exigência da prefeitura. Porém, o arquiteto também pode ser o responsável pela obra, se ele oferecer esse serviço. Essa responsabilidade inclui garantir o cumprimento das exigências legais, o funcionamento das instalações e a solidez da construção durante pelo menos cinco anos a partir de quando a obra está terminada. É esse profissional que se responsabiliza pelas sanções penais caso ocorra sinistro.

Sendo assim, se o seu arquiteto oferece o serviço de ser o responsável técnico pela obra, não vai precisar contratar engenheiro. Essa pode ser mais uma vantagem de contratar o arquiteto ideal, que tenha compatibilidade com as ideias do cliente, pois ele é o autor do projeto e conhece cada detalhe como ninguém. Logo, saberá lidar ou contornar qualquer imprevisto que ocorra e necessite alterações emergenciais no projeto inicial.

Buscar imagens relacionadas