175 Arquitetos em Curitiba

Cidade

Vantagens da contratação de um arquiteto em Curitiba

Entre os benefícios da contratação de um arquiteto estão uma gestão mais eficaz de todos os recursos da obra, como prazo e orçamento, além de uma execução mais harmoniosa do projeto de arquitetura de interiores. A assistência especializada de um profissional capacitado também poderá sugerir revestimentos que estejam alinhados com as tendências do mercado, além de garantir que os materiais necessários para a obra sejam comprados em locais com um maior custo benefício e melhor qualidade. O arquiteto é o profissional mais habilitado a conseguir o resultado que você deseja e evitar atrasos desnecessários na obra.

Outro ponto importante é que um arquiteto de Curitiba certamente saberá adequar diversos detalhes da sua obra ao clima local, como indicar o acabamento ideal para o piso e os revestimentos de parede, como a pintura. Estes podem sofrer com a ação do tempo e de variáveis, como a quantidade de chuvas, que geralmente é bem alto na cidade, vento, umidade, entre outras características. Este profissional também pode resolver problemas legais relacionados ao licenciamento da construção de acordo com as normas do município. Faça uma pesquisa por profissionais no nosso diretório de arquitetos e arquitetos de interiores e escolha o de sua preferência para tocar o projeto da sua casa. 

Quanto custa construir em Curitiba?

O primeiro passo na hora de contratar um arquiteto para desenhar a planta da sua casa é transmitir a este profissional todas as suas ideias e necessidades, além de alinhar o orçamento do projeto. A partir disso, o arquiteto poderá planejar um projeto personalizado, que não extrapole o orçamento, e ainda contenha prazos realistas. No site do CAU/BR você pode consultar a tabela de honorários do Arquiteto e Urbanista, que poderá te dar uma ideia de custo em relação à contratação deste profissional. 

A partir de todas as informações que ele receber, o arquiteto poderá estimar o valor da obra antes de passar um orçamento final que seja bom para ambas as partes. Mas diversas variáveis precisam ser consideradas para a obtenção deste orçamento final.  O tipo de terreno,  por exemplo, é um destes detalhes. Caso o terreno seja plano, o valor da estrutura certamente será mais barato do que em uma construção em terreno com desníveis. A área construída em metros quadrados e a quantidade de cômodos, banheiros e pavimentos, além do padrão de acabamento. Quando mais elevado, mais caro. 

Além de todas estas variáveis, o tipo de mão de obra contratada também influencia o valor final do projeto. Empreiteiros e construtoras geralmente cobram mais caro do que profissionais autônomos, mas se a ideia é ter menos dor de cabeça durante a construção da casa, esses profissionais certamente são mais indicados, pois eles realizam um gerenciamento de toda a obra, além de já possuírem um leque de opções de trabalhadores de confiança. 

O valor do metro quadrado da construção de uma casa em Curitiba é de aproximadamente R$1.600, incluindo mão de obra e materiais em um projeto de nível considerado médio. Neste valor não estão incluídos o desenho da planta pelo arquiteto e o acompanhamento do projeto por este profissional. Além disso, o valor pode variar consideravelmente caso haja mudanças no projeto inicial, entre outros detalhes. 

Conheça as restrições legais do município

O primeiro passo para garantir que a sua obra esteja de acordo com a legislação de Curitiba é a contratação de um arquiteto registrado no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). Este profissional está atualizado com todas as leis que regem as construções na cidade, que estão contidas no Código de Obras local. Entre as regras, estão número de pavimentos permitidos, recuos frontal e lateral, área máxima permitida para construção, entre outras. 

Quando o projeto arquitetônico estiver pronto, ele deve ser licenciado pela prefeitura, que vai verificar se todas as requisições de construção na cidade estão sendo atendidas. Caso o planejamento não esteja de acordo com as solicitações, o arquiteto deverá reavaliar o desenho e adaptá-lo para atender às demandas. Quanto maior a experiência do arquiteto, menores as chances de o seu projeto ser rejeitado, evitando atrasos na entrega da casa.

Também é importante antes de dar andamento ao projeto a realização de um contrato, que deve especificar os direitos e deveres de cada lado, para evitar problemas e frustrações futuras.

A arquitetura de Curitiba

Curitiba é palco de uma rica mistura de estilos arquitetônicos. Entre eles, destacam-se a presença dos estilos colonial, neoclássico, oriental, e principalmente inspirações retiradas da arquitetura do país original dos diversos imigrantes que chegaram à cidade. Durante um passeio no centro histórico é possível observar construções que datam dos séculos 18 e 19 e que possuem uma grande influxo das construções portuguesas. Nos bairros residenciais da cidade, exemplos da arquitetura moderna são mais dominantes. O Museu Oscar Niemeyer (MON) é um dos exemplares da arquitetura contemporânea da cidade. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o prédio é bastante característico das obras deste gênio da arquitetura e foi e foi inaugurado em 2002. Esta diversidade torna a paisagem urbana de Curitiba um reflexo de sua história e uma inspiração para arquitetos e todas as pessoas que desejam construir uma casa na cidade.