Arquitetos - Campinas : Encontre os melhores profissionais | homify

104 Arquitetos

Cidade

Arquitetos em Campinas

Em Campinas há muita oferta de serviço de arquitetura. Diversos profissionais atuam na cidade e regiões vizinhas, e com tantas opções, precisa saber por onde começar a procurar. Quem deseja contratar arquitetos em Campinas tem opções de busca por profissionais que facilitam a vida. Aqui na homify, por exemplo, são milhares de arquitetos  de todo o Brasil cadastrados, com filtro por estados e cidades, para tornar essa busca prática e assertiva.

Na hora de construir ou reformar, residências ou edificações institucionais, o arquiteto é um profissional indispensável, que vai guiar todo o processo, desde a concepção das ideias até que tudo seja entregue pronto ao cliente. Mas isso não significa que o serviço vá extrapolar o orçamento disponível, pois tudo depende do tipo de projeto a ser elaborado.

A questão dos custos com o serviço de arquitetos em Campinas é uma das que mais gera dúvidas. Então, veja como é que funciona a cobrança do serviço de arquitetos, na maior parte das vezes.

Quanto custa contratar arquitetos em Campinas?

Custos são sempre muito variáveis. Não é possível determinar preços de projetos de arquitetura sem o estudo que o profissional faz antes de começar a projetar. Mas existem os métodos de cobrança mais comuns.

Um deles é cobrar por metro quadrado da construção. Um profissional vai até o local da obra, faz um anteprojeto para definir sua metragem quadrada e então é feito o orçamento dessa etapa com base no resultado total.

Outro método de cobrança entre os arquitetos de Campinas, menos comum que o primeiro, é cobrar uma porcentagem entre 10 e 15% correspondente ao valor dos custos totais da obra.

Há ainda os profissionais que cobram por hora trabalhada no projeto. O arquiteto faz uma estimativa do tempo que vai precisar dedicar ao projeto, depois de ter uma conversa com o cliente.

Mas esse é um custo somente dessa parte, desconsiderando a etapa executiva e adicionais comuns, como honorários por serviços que não estavam no projeto inicial. Por fim, mais uma variação que pode deixar dúvidas sobre a grande diferença de valores entre os profissionais é a experiência.

Certamente, os profissionais mais experientes ou com diferenciais reconhecidos no mercado, agregam mais valor ao seu serviço, merecidamente. Cabe a cada um decidir pagar pelo valor agregado, que não é determinado por acaso e, normalmente, o cliente consegue sentir a diferença desde o início do projeto até o resultado final.  

Como consigo Alvará para construir em Campinas?

Quem compra um terreno com a intenção de construir qualquer tipo de edificação sobre ele, necessita de um Alvará de Obra aprovado pela prefeitura de Campinas. Aliás, esse é o procedimento em qualquer cidade. Mas com tantos pedidos de aprovação de obra chegando à prefeitura de Campinas todos os anos, esse processo estava muito lento até 2014.

A partir daquele ano a prefeitura implantou um sistema de aprovação online, com a finalidade de reduzir o prazo das análises e aprovações de obras. O que estava levando dois meses para ser aprovado, passaria a levar cinco dias úteis. Portanto, se precisar de aprovação de plantas e de alvarás para construção, existe esse canal, o Semurb online, para tornar o processo muito mais prático e rápido, sem interferir no cronograma da obra.

Como um benefício adicional, a prefeitura também oferece o site zoneamento no qual é possível informar o código cartográfico do imóvel ou o endereço exato para receber informações relativas ao uso permitido de determinada área, incluindo restrições aeroportuárias e tombamentos.

Quais documentos são necessários para pedir Alvará de Obra em Campinas?

Para solicitar a aprovação de projetos construtivos em Campinas é necessário apresentar os seguintes documentos, que estão disponíveis no site da prefeitura:

  • Requerimento padrão (baixar do site);
  • Pelo menos 2 vias das plantas do projeto simplificado;
  • Ficha informativa completa com o castro do imóvel, emitida pelo Planejamento e dentro do prazo de validade (baixar no site);
  • ART/RRT do autor e do responsável técnico do projeto. Devem estar devidamente preenchidas, assinadas e recolhidas. O autor e o responsável técnico deverão estar com suas inscrições na SEPLURB atualizadas;
  • Original e cópia simples do CNPJ/CPF, RG e comprovante de endereço do proprietário, autor, responsável técnico, autorizado e procurador;
  • Memorial de cálculo das áreas, em folha à parte, em uma única via assinada pelo autor do projeto;
  • Termo de compromisso quanto à obrigatoriedade de utilização de madeira legal nas obras (baixar no site);
  • Declaração de Movimentação de Terra (baixar no site).

Na entrega dos documentos será analisado se não está faltando nada e contabilizado o boletim de cálculo e o boleto para pagamento de uma taxa de análise.

Podem ser solicitados documentos complementares nos casos de pedido para ampliação, quando tem uma construção demolida no local da nova obra e para regularizações.

Depois de aprovado o Alvará, o interessado deverá ter em mãos para apresentar os comprovantes de pagamento de todas as taxas, a Declaração de Autorização Cadastral e o Documento de Informação Cadastral.

Quais são os serviços que o arquiteto oferece?

Com a grande quantidade de arquitetos cadastrados aqui na homify é possível perceber o quanto os tipos de serviços variam. Cada profissional escolhe especializar-se em determinada área, outros ampliam o leque de serviços ao máximo, contando com diferentes especialistas para complementar o time.

Então esse é mais um benefício em utilizar esse canal de busca para encontrar arquitetos em Campinas que ofereçam o serviço desejado, seja construção, reforma ou remodelação. Ao visitar os perfis, é possível saber o que cada profissional ou escritório oferece para fazer uma seleção bem focada.

Mas de modo geral, os serviços que pode solicitar ao entrar em contato com os escritórios de arquitetura na região de Campinas podem ser de projetos arquitetônicos completos, incluindo regularização de imóveis, também projetos luminotécnicos, design de interiores, de objetos e paisagismo.

Cada profissional vai ter características próprias, com o uso de matérias-primas favoritas, gosto por determinado estilo arquitetônico, o que é um bom sinal. Assim é possível encontrar o arquiteto especializado exatamente no que cada cliente deseja e necessita.